Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás : [295] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A culinária vilaboense como elemento cultural sob o olhar dos alunos da 2ª série do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral Prof. “Alcide Jubé”
A pesquisa intitulada “A Culinária Vilaboense como Elemento Cultural sob o olhar dos alunos da 2ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral Prof. 'Alcide Jubé'”, tem como objetivo investigar a relação entre a culinária tradicional da Cidade de Goiás e a construção identitária dos alunos do ensino médio, destacando sua importância como patrimônio cultural imaterial. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, Memória e Patrimônio, buscando compreender de que for...
A variação linguística no livro didático "Teláris", de língua portuguesa
Esta pesquisa está fundamentada na Sociolinguística Variacionista e na Sociolinguística Educacional, embasada em autores como Bortoni-Ricardo (2004;2005), Labov (2008 [1972]), Eckert (2000), Zentella (1997), que investigaram a linguagem em uso, considerando as interações entre sua organização interna e os fatores sociais e culturais que influenciam sua manifestação. Na perspectiva do ensino, mais especificamente, salientam a relação entre o uso variável da língua e as práticas pedagógicas, pr...
Entre projetos e realidade : a educação ambiental como eixo transversal a partir do CEPI Alcide Jubé, Goiás/GO
O estudo propõe reflexões sobre o papel da Educação como meio de desenvolvimento de atitudes críticas frente à expansão urbana e industrial, que, nas últimas décadas, tem ocorrido de forma acelerada e progressiva, impactando profundamente a vida humana. Esse processo é consequência de um modelo de desenvolvimento baseado no consumo inconsequente dos bens naturais e na apropriação desigual desses bens. Como contraponto, observa-se um crescimento da preocupação de diversos setores da sociedade ...
Educação linguística crítica de língua inglesa no Ensino Fundamental II : uma análise das plataformas externas da rede de educação pública de Goiás
Inserida na linha de pesquisa Estudos da Língua e Interculturalidade, esta investigação tem como tema a análise das plataformas externas ofertadas pela rede pública estadual de Goiás para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental II, em diálogo com as perspectivas de uma Educação Linguística Crítica. A partir da minha vivência como professora da rede pública estadual de Goiás, percebi uma contradição entre o discurso presente nos documentos oficiais, que defendem uma formação voltada à...
Distopias de crítica feminista : análise das sociedades patriarcais em “O ano da graça" e "Vox”
Nas Distopias de Crítica Feminista, futuros autoritários e totalitários apresentam ambientes em que os direitos das mulheres são severamente restringidos, criando espaços sociais marcados por um controle absoluto dos corpos e das vozes femininas. É nesse cenário de opressão patriarcal extrema que as personagens femininas dos romances O ano da graça (2019), de Kim Liggett, e Vox (2018), de Christina Dalcher, buscam estratégias de sobrevivência e resistência. Essas narrativas destacam os desafi...
Praça Damiana da Cunha : preservação e memória do patrimônio de Mossâmedes, Goiás
O objetivo deste estudo, inserido na linha de pesquisa Cultura, Preservação e Identidades, é demonstrar a importância e a necessidade de preservar espaços públicos que possuem significados para as pessoas que os frequentam, utilizando o conceito de memória em diálogo com diversos autores a partir de questionamentos norteadores passíveis de problematização. A presente pesquisa promove um estudo sobre a Praça Damiana da Cunha, situada na cidade de Mossâmedes, Goiás, explorando a conexão entre m...
Concepções de discentes de letras sobre língua inglesa e seu ensino : reflexões à luz da linguística aplicada crítica
A presente dissertação tem por objetivo geral refletir sobre concepções de língua, de língua inglesa e de seu ensino que prevalecem entre discentes de um curso de Letras de uma universidade pública do interior de Goiás, analisando como essas concepções se articulam ou não às premissas de uma Educação Linguística Crítica. Para tanto, os objetivos específicos são: (i) investigar concepções de língua, de língua inglesa e de ensino de língua inglesa de discentes de um curso de Letras de uma unive...
Proficiência escritora no ensino médio : a didatização dos conhecimentos indispensáveis para a produção de um texto dissertativo-argumentativo
A produção de texto no Enem avalia a capacidade de argumentação e de escrita dos estudantes, bem como sua competência em interpretar temas atuais. Exige-se que os concluintes do Ensino Médio defendam um ponto de vista sobre questões socialmente relevantes, apresentando argumentos consistentes e uma proposta de intervenção. A aferição dessas habilidades ultrapassa o contexto avaliativo, configurando-se como um percurso formativo indispensável a todo estudante da educação básica. Nesse sentido,...
Do visível ao invisível : as ruas de pedras da Cidade de Goiás e a invenção do patrimônio cultural (1950-1978)
Este trabalho analisa as ruas de pedras do centro histórico da cidade de Goiás, reconhecidas como patrimônio cultural, com o objetivo de compreender sua formação e a relação com os processos de patrimonialização realizados na localidade pela(o) DPHAN/IPHAN na década de 1950 e em 1978. O objetivo principal da pesquisa consistiu em identificar o ponto de partida das transformações na paisagem cultural, especificamente no calçamento das vias, e verificar de que modo tais intervenções f...
“Ways: english for life” : uma análise do livro didático de língua inglesa a partir da perspectiva da educação linguística
O ensino de línguas estrangeiras, em especial da língua inglesa, ocupa posição de destaque no cenário educacional contemporâneo, em virtude de seu papel como língua franca global e instrumento de inserção acadêmica, cultural e profissional. No Brasil, entretanto, o ensino de inglês na escola pública ainda enfrenta limitações estruturais, pedagógicas e sociais que comprometem a efetividade da aprendizagem, como a escassez de recursos, a formação docente insuficiente e a permanência de ...
“Ser mulher é ser Xingu violentado por belo monte” : uma leitura ecofeminista do romance "Maria Altamira", de Maria José Silveira
Esta dissertação investiga, a partir do romance Maria Altamira de Maria José Silveira (2020), como a literatura constitui espaço de resistência às violências coloniais e patriarcais na Amazônia. A narrativa entrelaça corpo e território, desvelando feridas abertas por projetos desenvolvimentistas que convertem rios e florestas em zonas de sacrifício, ao mesmo tempo que cria um lugar de voz a forças insurgentes de sobrevivência. Ao centrar vozes femininas, indígenas e subalternizadas, a...
O /R/ em coda na cidade de Goiás : uma análise sociolinguística
de Goiás – GO. O estudo foi realizado com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2001; 2008[1972]; Weinreich; Labov; Herzog, 2006), que concebem a língua como parte inerente à estrutura social. Além disso, estabeleceu-se um diálogo com os estudos sobre o significado social da variação (Eckert, 2008, 2012), com o intuito de compreender como a variação do /R/ pode estar atrelada à construção de identidade social e histórica, refletindo...
Memórias de uma professora em (permanente) formação : sentipensando trajetórias performativo-discursivas e corpolíticas da profissão
Esta pesquisa, intitulada “Memórias de uma professora em (permanente) formação: sentipensando trajetórias perf ormativo discursivas e corpolíticas da profissão”, tem como objetivo conhecer e problematizar as memórias de uma docente negra e gorda acerca de s ua existência e de seus sentimentos em relação à atuação profissional, a partir da compreensão de si mesma e d as possibilidades que vislumbra para o futuro, no que se refere aos sentidos conferidos à formação e à profissão docente. ...
Inventário cultural do Quilombo Alto Santana : na última rua, o início de tudo
O presente relatório técnico é fruto da pesquisa denominada “Inventário Cultural Do Quilombo Alto Santana: na última rua, o início de tudo”, com a finalidade de produzir conhecimento acerca do patrimônio cultural do Quilombo Alto Santana, a partir das referências culturais significativas para a formação da identidade e memória coletiva daquela comunidade, que está localizada na periferia do Centro Histórico da Cidade Goiás-GO. Partimos do questionamento: Quais são as expressões culturais...
Educação (linguística) de crianças surdas por uma intérprete de libras ouvinte : uma autoetnografia do “gretar” por entre mundos
Nestas páginas estão registradas minhas intenções, narrativas e interpretações de vivências como professora, tradutora intérprete de língua de sinais e português (TILSP), pesquisadora e autora. Por meio das teorizações de Basoni (2022), Basoni e Merlo (2022), Fadini (2020) e S. Santos (2017) sobre a metodologia da autoetnografia, o meu registro é realizado sob o meu olhar e lugar de fala no mundo. Assim, observo os conflitos que cerceiam a figura do/a TILSP transgressor/a, que se recusa a...
Suscetibilidade à inundação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Pirapitinga (Catalão-GO)
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a suscetibilidade à inundação da bacia hidrográfica do Ribeirão Pirapitinga, localizada em Catalão-GO. Para isso, busca-se: avaliar a morfometria da bacia, diagnosticar o percentual de impermeabilização e identificar as áreas mais suscetíveis a inundações. A metodologia foi organizada em três subseções para proporcionar maior clareza ao estudo. A primeira subseção aborda a Caracterização Morfométrica da Bacia, na qual é apresentada a metodologia para...
Educação antirracista na licenciatura em geografia da Universidade Estadual de Goiás : transformações na matriz curricular e na prática docente
O apagamento da história, dos saberes e fazeres negros do Brasil é uma forma de manter as pessoas pretas e pardas subalternizadas em suas relações e territorialidades, alcançando escolhas pedagógicas e formulações curriculares. Em que pese, nos últimos anos, inclusive por previsão da Lei 10.639/2003, a história e cultura afro-brasileira tenha passado a integrar as diretrizes e bases da educação, as nuances sobre as práticas pedagógicas que envolvem a educação antirracista ainda são recentes e...
Entre o controle e resistência : coletivos extraescolares e a escola militarizada na região noroeste de Goiânia
A militarização das escolas públicas em Goiás se inseriu no contexto de um projeto de educação neoliberal no Brasil, intensificado pela onda conservadora que se manifestou de maneira notável entre 2019 e 2022, e que continua ativa até os dias atuais. Essa combinação entre neoliberalismo e conservadorismo persistente legitimou um controle social rígido e a implementação de uma disciplina extrema, especialmente nas periferias urbanas, como a Região Noroeste de Goiânia. O objetivo desta disserta...
Gastronomia goiana, o prato típico "Chica Doida" de Quirinópolis : lugares que envolvem cultura, convívio social e alimentação
Chica Doida é um prato goiano a base de milho que teve sua origem em Quirinópolis (Goiás) que, devido ao sucesso e expansão para outras regiões do estado e do Brasil, em 13 de abril de 2022 foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. O prato tem uma festa com seu nome, Festival da Chica Doida, que acontece quase todos os anos, e conta com a participação de chefes de cozinha reconhecidos, shows de artistas famosos e da região. A cidade ganhou monumentos e memori...
“Aquela criança era o sinal, a filha não ia voltar”, representações femininas na ditadura militar ficcionadas em “O corpo interminável”, de Cláudia Lage
Esta pesquisa, integra a linha de pesquisa 2 - Estudos Literários e Interculturalidade, e tem como pressuposto as bases da pesquisa em literatura. Analisa o romance O corpo interminável, de Cláudia Lage a partir das interrelações com a ditadura militar brasileira e levando em consideração a historiografia, conjuntamente com as categorias memória e testemunho. Também analisa a participação feminina e como a literatura contribui para o não apagamento de acontecimentos traumáticos que deixaram s...
- 295 UEG
- 294 Dissertação
- 1 Tese
- 295 application/pdf
