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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1889| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | A culinária vilaboense como elemento cultural sob o olhar dos alunos da 2ª série do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral Prof. “Alcide Jubé” |
| Título(s) alternativo(s): | Vilaboense cuisine as a cultural element through the perspective of second-year high school students from the Full-Time Education Center Prof. “Alcide Jubé” |
| Autor: | Rodrigues, Rosimary de Moura ![]() |
| Primeiro orientador: | Silva, Janete Rego |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Janete Rego |
| Segundo membro da banca: | Lanari, Raul Amaro de Oliveira |
| Terceiro membro da banca: | Pinto, Diogo de Souza |
| Resumo: | A pesquisa intitulada “A Culinária Vilaboense como Elemento Cultural sob o olhar dos alunos da 2ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral Prof. 'Alcide Jubé'”, tem como objetivo investigar a relação entre a culinária tradicional da Cidade de Goiás e a construção identitária dos alunos do ensino médio, destacando sua importância como patrimônio cultural imaterial. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, Memória e Patrimônio, buscando compreender de que forma os estudantes reconhecem, atribuem significados e se apropriam dos saberes alimentares locais, bem como analisar os desafios enfrentados para a preservação dessas tradições em um contexto de modernização e globalização alimentar. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante, além da realização de oficinas, aulas de campo e diálogos com detentores de saberes tradicionais. Essas estratégias permitiram captar as percepções dos estudantes acerca da culinária vilaboense e sua relação com as memórias afetivas, os laços familiares e o sentimento de pertencimento cultural. Os resultados indicam que a culinária está profundamente associada às memórias afetivas e familiares dos estudantes, principalmente às experiências vivenciadas no ambiente doméstico com mães, avós e outros familiares. Observou-se que, apesar das mudanças nos hábitos alimentares e da crescente influência de alimentos industrializados, os pratos típicos ainda ocupam um espaço significativo na identidade alimentar dos alunos. No entanto, identificou-se uma lacuna na transmissão formal desses saberes, evidenciando a necessidade de ações educativas que incentivem a valorização do patrimônio alimentar e sua perpetuação para as novas gerações. Como produto da pesquisa, foi elaborado um livro de receitas tradicional, reunindo pratos típicos previamente selecionados pelos estudantes e detentores de saber acompanhados de depoimentos e versões que contextualizam sua relevância cultural. Esse material visa preservar e divulgar os saberes alimentares da comunidade, incentivando sua transmissão intergeracional e promovendo o reconhecimento da culinária vilaboense como um elemento fundamental da identidade local. |
| Abstract: | This research entitled “Vilaboense Cuisine as a Cultural Element from the Perspective of 2nd Year High School Students at the Professor Alcide Jubé Full -Time Education Center” aims to investigate the relationship between the traditional cuisine of the city of Goiás and the identity construction of high school students, highlighting its importance as intangible cultural heritage. The study is part of the field of Cultural Studies, Memory and Heritage, seeking to understand how students recognize, attribute meanings to and appropriate local food knowledge, as well as to analyze the challenges faced in preserving these traditions in a context of food modernization and globalization. Methodologically, the research adopts a qualitative and interdisciplinary approach, using semi-structured interviews, document analysis and participant observation, in addition to workshops, field classes and dialogues with holders of traditional knowledge. These strategies allowed us to capture the students' perceptions about Vilaboense cuisine and its relationship with affective memories, family ties and the feeling of cultural belonging. The results indicate that cooking is deeply associated with students’ emotional and family memories, especially with experiences lived in the home environment with mothers, grandmothers and other family members. It was observed that, despite changes in eating habits and the growing influence of industrialized foods, typical dishes still occupy a significant space in students’ food identity. However, a gap was identified in the formal transmission of this knowledge, highlighting the need for educational actions that encourage the appreciation of food heritage and its perpetuation for new generations. As a result of the research, a traditional recipe book was created, bringing together typical dishes previously selected by students and knowledge holders accompanied by testimonies and versions that contextualize their cultural relevance. This material aims to preserve and disseminate the community’s food knowledge, encouraging its intergenerational transmission and promoting the recognition of Vilaboense cuisine as a fundamental element of local identity. |
| Palavras-chave: | Culinária vilaboense Patrimônio imaterial Memórias afetivas Educação patrimonial Livro de receitas Vilaboense cuisine Intangible heritage Affective memories Heritage education Cookbook |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
| Sigla da instituição: | UEG |
| Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) |
| Citação: | RODRIGUES, Rosimary de Moura. A culinária vilaboense como elemento cultural sob o olhar dos alunos da 2ª série do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral Prof. “Alcide Jubé”. 2025. 145 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1889 |
| Data de defesa: | 30-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| RELATORIO_TECNICO_ROSIMARY_DE_MOURA_RODRIGUES.pdf | Relatório Técnico | 4,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
| PRODUTO_ROSIMARY_DE_MOURA_RODRIGUES.pdf | Produto | 7,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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