Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) : [150] Visualizar estatísticas
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Educação linguística : percepções dos professores de língua inglesa do ensino médio
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores de língua inglesa do Ensino Médio em relação às tecnologias digitais no período póspandemia Para isso, será analisada a experiência dos professores da rede estadual pública em Itaberaí - GO, explorando suas práticas pedagógicas com as tecnologias digitais e identificando desafios e oportunidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e netnográfica, que adota a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dad...
Conhecimentos previstos nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de língua portuguesa na educação básica : o gênero textual editorial como centralidade do trabalho pedagógico
O ensino de Língua Portuguesa na educação básica, conforme orientam as diretrizes curriculares nacionais (Brasil, 2017) e os estudos teóricos de referência (Geraldi, 2006; Marcuschi, 2008; Antunes, 2003), deve adotar o texto como centralidade do trabalho pedagógico. Essa perspectiva fundamenta-se na concepção bakhtiniana de que a língua se materializa em textos situados em contextos reais de uso e permite aos estudantes compreenderem-na como instrumento de interação social, e não como sistema...
Caminhos de Cora : a estética da recepção de "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais" de 1965 a 1985
Esta dissertação investigou a recepção de Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais — primeiro livro publicado de Cora Coralina — dos anos 1965 a 1985. Nosso objetivo foi compreender como essa obra, centrada nas memórias e costumes do interior goiano, foi recebida e assimilada nas duas décadas seguintes a seu lançamento. Para essa finalidade, apresentamos os fundamentos da estética da recepção e a figura do leitor, nas abordagens de Hans Robert Jauss e Wolfang Iser. Dada a discreta repercussã...
A auxiliaridade do verbo “ir” na constituição do tempo : uma descrição centrada no uso
Este trabalho tem como objetivo analisar a auxiliarid ade verbal em construções com o verbo ir, conjugado na primeira e na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Para chegar a essa pessoa verbal, foi realizada uma busca nos tempos presente e futuro do verbo em estudo para identificar os mais f requentes para análise. A fim de alcançar o objetivo deste trabalho, foram adotados os estudos da língua a partir de uma perspectiva teórica dos modelos baseados no uso, por meio d...
Análise exploratória de conectivos em redações do/para o ENEM por meio do ChatGPT
Tendo o ensino de Língua Portuguesa em foco, a presente pesquisa trata do uso de conectivos em redações. A fundamentação teórica está pautada na Lexicologia (Barbosa, 2009; Koch, 2010; Antunes, 2018) e na Linguística de Córpus (Hunston, 2022). Nosso objetivo geral é monitorar o uso dos conectivos e buscar um padrão de uso em redações para o ENEM. Os objetivos específicos são os seguintes: 1) Identificar os conectivos preconizados por 4 obras de referências (Antunes, 2005; Bechara, 2018; Cunha...
Músicas e videoclipes de Criolo em resistência ao dispositivo de racialidade : audiovisualidades insurgentes no rap
Esta pesquisa objetiva desenvolver uma análise discursiva de enunciados verbo-visuais presentes em letras de música e videoclipes do rapper Criolo. O corpus de pesquisa a ser descrito e analisado é o conjunto composto pelas obras: Cleane (Criolo, 2021) e Pretos ganhando dinheiro incomoda demais (Criolo, 2022), com o intuito de ampliar a compreensão do material analisado. Na descrição e a análise desse material de pesquisa, serão acionados, de acordo com a metodologia arqueogenealógica (Foucau...
"O avesso da pele", de Jeferson Tenório : uma leitura do corpo/corporeidade das personagens
O objetivo dessa dissertação é realizar uma leitura histórico filosófica sobre o corpo/corporeidade no livro "O Avesso da Pele" (2020), escrito pelo brasileiro Jeferson Tenório. Os aportes teóricos buscaram conceitualizar a corporeidade na Fenomenologia da Percepção de Merleau Ponty (1999), e avançaram na busca de algumas referências no que diz respeito à construção de corpo/corporeidade no Ocidente, tais como: Platão (1991), Santo Agostinho (1980), Karl Marx (1991), Michel Foucault (19...
Alto Santana : relação entre a toponímia do setor e os lugares quilombolas
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a toponímia do Setor Alto Santana (SAS), localizado na cidade de Goiás, destacando a relação entre os topônimos (nomes de ruas, travessas, praças e outros espaços públicos) e os lugares urbanos do setor, que também constitui um território quilombola. Parte-se da premissa de que a nomeação dos espaços urbanos não ocorre de forma aleatória, mas reflete processos históricos marcados por resistência, exclusão e poder simbólico, elementos que se m...
“Joana e os três pecados” : o feminino nos contos de Maria Helena Chein
Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar como a mulher é representada no livro "Joana e os três pecados" (1983), de Maria Helena Chein. Busca-se compreender como essas personagens enfrentam o Outro, representado pelo gênero masculino, e como Chein aborda essas dinâmicas em suas narrativas, promovendo uma reflexão, que transcende o texto literário. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, descritiva e analítica, que adota como metodologia a revisão de literatura e o método dedu...
Promovendo diálogo intercultural por meio de temas de contos literários : contribuições da inteligência artificial para a compreensão cultural na educação
A presente pesquisa se propõe a apresentar um guia digital de leitura de temas de 100 contos literários, destinado a professores dos últimos anos do Ensino Fundamental. Busca-se estimular a prática da leitura por parte dos alunos, bem como de atividades de promoção de diálogos interculturais adequados ao seu desenvolvimento cognitivo. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa está pautada na Linguística Aplicada e na Lexicologia (Antunes, 2002, 2012; Biderman, 1998, 2001); na Linguí...
“A menina suverteu-se” : os sentidos da ausência em "Perpetinha: um drama nos babaçuais", de Carmo Bernardes
Esta pesquisa tem por objeto o romance "Perpetinha: um drama nos babaçuais" (1991), do escritor goiano Carmo Bernardes (1915-1996), e seu objetivo é desvendar os sentidos da ausência da personagem Perpetinha de boa parte da trama, sendo propostas reflexões sobre a percepção que temos dessa ausência, o impacto desse tipo de construção da personagem na estrutura da obra e a tensão e o conflito gerados por essa característica da ficção. São também estudadas as demais personagens que surgem ...
O uso de sequenciadores temporais em narrativas escritas por alunos de Vila Propício – GO : contribuições da sociolinguística educacional
Esta pesquisa está fundamentada na Sociolinguística (Weinreich; Labov; Herzog, 2006) e se conecta com os estudos discursivos da língua (Tavares, 1999, 2010, 2022; Vieira, 2016). Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo mapear sequenciadores temporais utilizados pelos discentes em suas narrativas escritas e demonstrar que o papel do professor, à luz da Sociolinguística, torna os processos de reescrita e de análise linguística mais eficazes. Os sequenciadores investigados (E, AÍ,...
Lições leminskianas : a estética da recepção e as representações alegóricas em “Guerra dentro da gente”
A proposta deste trabalho volta-se à análise das lições lançadas por Paulo Leminski no livro Guerra dentro da gente, em que se faz possível a observação de como são usadas as representações alegóricas na trama para apresentar questões sociais e conflitos interiores das personagens, evidenciando anseios, sonhos e duras batalhas em busca de realizações pessoais. Ainda, por meio da trajetória das personagens, examina-se a identificação possível entre leitor e obra, sobretudo mediante o protagoni...
Variação linguística e humor na construção do caipira goiano
A sociolinguística estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais de sua produção. Considerando a perspectiva citada, a presente pesquisa analisa a fala caipira, já caracterizada por Amaral (1920), com foco no estado de Goiás, nos polos rurais/urbanos do contínuo de urbanização proposto por Bortoni- Ricardo (2021). Para isso, serão utilizados dados do contador de causos Geraldinho, ícone da cultura goiana, e...
Narrativas entrelaçadas : práticas de letramentos digitais na formação de professores de língua portuguesa
Es ta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade, trata de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a construção do conceito de letramentos na formação de professores de Língua Portuguesa. O objetivo ger al é investigar a construção do conceito de letramento durante as oficinas com professores(as) de Língua Portuguesa que atuam em turmas do 5º ano dos Anos Iniciais. A fundamentação teórica da pesquisa baseia se em autores como Bart...
Corpos vigiados : o panorama queer em Caio Fernando Abreu
Resumo: A pesquisa teve como corpus central os contos de Caio Fernando Abreu, “Aqueles dois”; “Terça-feira gorda” e “Sargento Garcia”, presentes em “Morangos mofados” (1982) e o “Pequeno monstro”, publicado em “Os Dragões não conhecem o paraíso” (1988). Buscou-se discutir as relações homoeróticas a partir do viés da perspectiva queer, tendo em vista que alguns de seus contos tratam de assuntos relacionados à sexualidade e gênero, além de gerar ruptura com os modelos legitimados socialmente. A...
Bernardo Élis em sala de aula da EJA : sequências didáticas para letramento literário
No campo do ensino de literatura, este trabalho volta-se para a reflexão sobre o letramento literário na Educação de Jovens e Adultos - EJA, a partir da escrita ficcional de Bernardo Élis. A obra deste escritor goiano representa as paisagens, os costumes, as tradições e os dilemas enfrentados pelos habitantes do sertão. O estilo do autor permite-nos reconhecer uma aproximação importante entre a literatura e a EJA, tendo em vista que o público dessa modalidade de ensino não foi assistido pelo ...
A confluência identitário-espacial em "Ponciá Vicêncio", de Conceição Evaristo, e em "Maria Altamira", de Maria José Silveira
Nossa pesquisa busca analisar a constituição identitária de sujeitos em deslocamento nos romances Ponciá Vicêncio (2017), de Conceição Evaristo, e Maria Altamira (2020), de Maria José Silveira. Entendemos que ambas as narrativas das escritoras que compõem nosso corpus de pesquisa apresentam uma poética de diversidades espaciais no contexto dos deslocamentos, que constituem sujeitos fragmentados que são reconstruídos e ressignificados a partir do ir e vir de suas protagonistas. Assim, discutir...
Paródia e escrita de autoria feminina em "Penelopeia", de Margaret Atwood
A present e dissertação analisa o romance Penelopiad: The Myth of Penelope and Odisseus, de Margaret Atwood, que recebeu a tradução para o português brasileiro A odisseia de Penélope . Este romance seria uma narrativa sobre a história de Odisseu e de Penélope, contad a sob o ponto de vista da rainha de Ítaca. Assim, esta dissertação analisa o romance de Atwood como uma “ Penelopeia ”, ou seja, uma versão do mito clássico contada s ob o ponto de vista de Penélope que, na visão clássica, e...
Manifestações do amor materno : as maternidades representadas em contos de Conceição Evaristo
Nesta pesquisa, analiso o mito do amor m aterno nas diferentes formas de maternidade nos contos “Shirley Paixão” e “Saura Benevides Amarantino”, de Insubmissas lágrimas de mulheres (2016), e em “Quantos filhos Natalina teve?”, de Olhos d’água (2020), da autora Conceição Evaristo. A análise busca entender as diferentes manifestações do amor materno nas histórias de maternidade representadas nas narrativas de Evaristo, demonstrando como a interseccionalidade das relações de poder patriarc...
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