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Tipo do documento: Dissertação
Título: A variação linguística no livro didático "Teláris", de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Linguistic variation in the "Teláris" portuguese language textbook
Autor: Martins, Aline Pacheco de Melo 
Primeiro orientador: Pereira, Marília Silva Vieira
Primeiro membro da banca: Pereira, Marília Silva Vieira
Segundo membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Terceiro membro da banca: Schmidt, Cristiane
Resumo: Esta pesquisa está fundamentada na Sociolinguística Variacionista e na Sociolinguística Educacional, embasada em autores como Bortoni-Ricardo (2004;2005), Labov (2008 [1972]), Eckert (2000), Zentella (1997), que investigaram a linguagem em uso, considerando as interações entre sua organização interna e os fatores sociais e culturais que influenciam sua manifestação. Na perspectiva do ensino, mais especificamente, salientam a relação entre o uso variável da língua e as práticas pedagógicas, premissa maior desta pesquisa. A partir de tal abordagem, examina-se, o tratamento dado à variação linguística no livro didático de Língua Portuguesa Teláris Essencial, destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental, verificando-se se o livro, oportuniza ao docente uma pedagogia da variação linguística sintonizada com os pressupostos da BNCC (2017). Ao todo, o corpus composto a partir da obra totaliza trinta e três excertos, com base nos quais apontam-se aspectos positivos, possíveis lacunas ou inadequações na maneira como a variação linguística é tratada no livro didático. Esse exame detalhado permitiu observar se há estereótipos, preconceito linguístico ou ausência de contextualização adequada acerca do tema. Para isso, os excertos da obra, foram analisados de acordo três categorias: a) concepções de variação linguística do Livro Didático (doravante LD) Teláris; b) atividades pautadas nos diferentes tipos de variação linguística - variação diatópica; c) casos em que a variação linguística foi omitida. Os dados foram analisados qualitativamente, de forma a contemplar todos os capítulos, exercícios e boxes informativos que tratam do tema da variação. Além disso, foi realizado um cotejo entre a proposta do livro e os postulados do Documento Curricular para Goiás – Ampliado DCGO (2019) e da BNCC (2017), no que tange aos postulados variacionistas. Os resultados obtidos foram discutidos à luz da bibliografia consultada, garantindo um embasamento teórico para a avaliação e possibilitando sugestões de aprimoramento na abordagem da variação linguística no Ensino Fundamental. Complementarmente, foi realizado um confronto entre cada trecho analisado e as orientações presentes no manual do professor. As análises revelaram que, embora existam iniciativas pontuais para tratar da diversidade linguística, ainda predomina no livro didático uma visão normativa e excludente, que favorece a norma padrão e dificulta a valorização das práticas linguísticas reais dos falantes e, ainda que haja algumas iniciativas isoladas para tratar da diversidade linguística, a obra tende a apresentar o Português como uma língua homogênea no extenso território brasileiro , sem promover uma reflexão mais ampla e crítica sobre a diversidade linguística existente no país.
Abstract: This research is grounded in Variationist Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics, drawing on authors such as Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Labov (2008 [1972]), Eckert (2000), and Zentella (1997), who investigated language in use, considering the interactions between its internal organization and the social and cultural factors that influence its manifestation. From a teaching perspective, these authors emphasize the relationship between the variable use of language and pedagogical practices, which constitutes the main premise of this study. Based on this approach, the study examines the treatment of linguistic variation in the Portuguese language textbook Teláris Essencial, intended for the 6th grade of Elementary School, assessing whether the book provides teachers with the tools to implement a pedagogy of linguistic variation aligned with the guidelines of the BNCC (2017). The corpus comprises thirty-three excerpts from the textbook, which were analyzed to identify positive aspects, possible gaps, or inadequacies in the way linguistic variation is addressed. This detailed examination made it possible to observe whether stereotypes, linguistic prejudice, or a lack of proper contextualization occur. The excerpts were analyzed according to three categories: (a) conceptions of linguistic variation in the Teláris textbook; (b) activities based on different types of linguistic variation – diatopic variation; and (c) instances in which linguistic variation was omitted. The data were qualitatively analyzed to cover all chapters, exercises, and informational boxes that address the theme of variation. Additionally, a comparison was made between the book’s approach and the guidelines of the Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DCGO, 2019) and the BNCC (2017) concerning variationist principles. The results were discussed in light of the consulted literature, providing a theoretical basis for evaluation and enabling suggestions for improving the treatment of linguistic variation in Elementary School. Furthermore, each analyzed excerpt was compared with the recommendations present in the teacher’s manual. The analyses revealed that, although there are isolated initiatives to address linguistic diversity, the textbook predominantly presents a normative and exclusionary view, favoring the standard language and hindering the appreciation of speakers’ actual linguistic practices. Even with some isolated efforts to address diversity, the book tends to portray Portuguese as a homogeneous language across Brazil, without promoting a broader and more critical reflection on the country’s linguistic diversity.
Palavras-chave: Variação linguística
Sociolinguística
Livro didático
Práticas de linguagem
Linguistic variation
Sociolinguistics
Textbook
Language practices
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: MARTINS, Aline. A variação linguística no livro didático "Teláris", de língua portuguesa. 2025. 206 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1885
Data de defesa: 26-Nov-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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