Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1861
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias de uma professora em (permanente) formação : sentipensando trajetórias performativo-discursivas e corpolíticas da profissão
Autor: Tavares, Liliane 
Primeiro orientador: Oliveira, Hélvio Frank de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Segundo membro da banca: Lopes, Cristiane Rosa
Terceiro membro da banca: Pereira, Paula Graciano
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “Memórias de uma professora em (permanente) formação: sentipensando trajetórias perf ormativo discursivas e corpolíticas da profissão”, tem como objetivo conhecer e problematizar as memórias de uma docente negra e gorda acerca de s ua existência e de seus sentimentos em relação à atuação profissional, a partir da compreensão de si mesma e d as possibilidades que vislumbra para o futuro, no que se refere aos sentidos conferidos à formação e à profissão docente. Metodologicamente, funda menta se em narrativas e na autoetnografia (MÉNDEZ, 2013; FRANK, SABOTA, 2024; hooks, 1989, 1994, 2019), de ca ráter qualitativo interpretativista. A investigação ancora se na perspectiva da Educação Linguística Crítica (MOITA LOPES, 2014; FRANK, 2013, 2021 , 2023, 2024) e dialoga com aportes da corpolítica e da decolonialidade (KILOMBA, 2019; COLLINS, 2022; FANON, 2020; DAVIS, 1965/2024; FRANK, 2023, 2024), em um exercício de narrar quem estou me tornando. O material empírico foi constituído a partir de memó rias e vivências, mobilizando a contação da própria história de vida em seu contexto social. As reflexões indi cam a complexidade das discussões que envolvem questões raciais e gordofóbicas nos espaços sociais e nos processos de formação, considerando a rea lidade da construção da identidade negra/gorda sob a perspectiva da opressão racial e da estereotipia em um pa ís marcado pelo colonialismo.
Abstract: This research, entitled Memories of a teacher in (permanent) formation: sentipensando performative discursive and corpolitica l trajectories of the profession” profession”, aims to explore and problematize the memories of a Black and fat female teacher regarding her existence and feelings about her professional practice, based on her self understanding and the possibilities she envisions for the future, with regard to the m eanings attributed to teacher education and the teaching profession. Methodologically, it is grounded in narratives and autoethnography (MÉNDEZ, 2013; FRANK, SABOTA, 2024; hooks, 1989, 1994, 2019), within a qualitative inte rpretive framework. The investiga tion is anchored in Critical Language Education (MOITA LOPES, 2014; FRANK, 2013, 2021, 2023, 2024) and dialogues with contributions from corpolitics and decoloniality (KILOMBA, 2019; COLLINS, 2022; FANON, 2020; DAVIS, 1965/ 2024; FRANK, 2023, 2024), as part of an exercise of narrating who I am becoming. The empirical material was drawn from memories and lived experiences, encouraging the telling of my own life story within its social context. The reflections highlight the com plexity of discussions involving racial and fatphobic issues in social spaces and in the process of teacher education, considering the reality of constructing a Black/fat identity under racial oppression and stereotyping in a colonized country.
Palavras-chave: Memórias
Raça
Existência negra
Luta
Gordofobia
Memories
Breed
Black existence
Combat
Fat shaming
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: TAVARES, Liliane. Memórias de uma professora em (permanente) formação: sentipensando trajetórias performativo-discursivas e corpolíticas da profissão. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1861
Data de defesa: 28-Mai-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_LILIANE_TAVARES.pdfDissertação2,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.