Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1871
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Ways: english for life” : uma análise do livro didático de língua inglesa a partir da perspectiva da educação linguística
Autor: Lopes, Patrícia Martins 
Primeiro orientador: Oliveira, Liliam de
Primeiro coorientador: Fernandes, Fernanda Surubi
Primeiro membro da banca: Oliveira, Liliam de
Segundo membro da banca: Fernandes, Fernanda Surubi
Terceiro membro da banca: Silva, Márcia Aparecida
Quarto membro da banca: Costa, Sílvia Scola da
Resumo: O ensino de línguas estrangeiras, em especial da língua inglesa, ocupa posição de destaque no cenário educacional contemporâneo, em virtude de seu papel como língua franca global e instrumento de inserção acadêmica, cultural e profissional. No Brasil, entretanto, o ensino de inglês na escola pública ainda enfrenta limitações estruturais, pedagógicas e sociais que comprometem a efetividade da aprendizagem, como a escassez de recursos, a formação docente insuficiente e a permanência de métodos tradicionais pouco conectados às necessidades dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente o ensino de língua inglesa na educação básica pública, com foco nos anos finais do ensino fundamental, a partir da perspectiva da Educação Linguística crítica, investigando como as concepções de linguagem e de ensino presentes em um livro didático dialogam com as necessidades reais dos estudantes e com as orientações das políticas educacionais brasileiras. Criticamente o ensino de língua inglesa na educação básica pública, com foco nos anos finais do ensino fundamental, a partir da perspectiva da Educação Linguística crítica e da análise do livro didático Ways – English for Life (Franco e Tavares, 2022) utilizado nesse segmento. Os objetivos específicos foram: (a) identificar as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem subjacentes ao livro didático de língua inglesa analisado; (b) compreender de que forma o material didático dialoga com as orientações das políticas educacionais, em especial os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); (c) examinar os limites e as potencialidades do livro didático para a promoção de uma aprendizagem significativa, crítica e inclusiva; (d) relacionar os aportes teóricos da Educação Linguística crítica às práticas pedagógicas de ensino de inglês na escola pública; (e) propor reflexões e sugestões que possam subsidiar a prática docente e contribuir para o fortalecimento do ensino de língua inglesa na rede pública de ensino. A pesquisa se fundamenta em referenciais teóricos como Paulo Freire, Pennycook, Rajagopalan, Leffa e Rojo, que concebem a linguagem como prática social, política e ideológica, defendendo um ensino de línguas comprometido com a emancipação dos sujeitos e a valorização da diversidade cultural. Pretende-se, assim, compreender de que forma as metodologias propostas no material didático dialogam (ou não) com as necessidades reais dos alunos e identificar caminhos para o fortalecimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, críticas e significativas no ensino de inglês. O estudo busca contribuir para o campo da Educação Linguística e para a formação docente, articulando teoria e prática no contexto da escola pública brasileira.
Abstract: Teaching foreign languages, especially English, occupies a prominent position in the contemporary educational landscape due to its role as a global lingua franca and an instrument for academic, cultural, and professional integration. In Brazil, however, English teaching in public schools still faces structural, pedagogical, and social limitations that compromise effective learning, such as a lack of resources, insufficient teacher training, and the persistence of traditional methods which are inadequately responsive with students' needs. This work aims to critically analyze English teaching in public basic education, focusing on the final years of elementary school, from the perspective of critical language education. It investigates how the concepts of language and teaching presented in a textbook interact with the real needs of students and the guidelines of Brazilian educational policies. The specific objectives were: (a) to identify the concepts of language, teaching, and learning underlying the analyzed English textbook; (b) to understand how the teaching material interacts with educational policy guidelines, especially the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC); (c) to examine the limits and potential of the textbook for promoting meaningful, critical, and inclusive learning; (d) tolerate the theoretical contributions of Critical Language Education to pedagogical practices in English teaching in public schools; (e) to propose reflections and suggestions that can inform teaching practice and contribute to strengthening English teaching in the public school system. The research is based on theoretical frameworks such as those of Paulo Freire, Pennycook, Rajagopalan, Leffa, and Rojo, who conceive of language as a social, political, and ideological practice, advocating for a language teaching committed to the emancipation of individuals and the appreciation of cultural diversity. The aim is to understand how the methodologies proposed in the teaching materials engage (or not) with students' real needs and to identify ways to strengthen more inclusive, critical, and meaningful pedagogical practices in English teaching. The study seeks to contribute to the field of Language Education and teacher training by connecting theory and practice in the context of Brazilian public schools.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Educação linguística crítica
Escola pública
Livro didático
Formação docente
English language teaching
Critical language education
Public school
Textbook
Teacher training
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: LOPES, Patrícia Martins. “Ways: english for life”: uma análise do livro didático de língua inglesa a partir da perspectiva da educação linguística. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1871
Data de defesa: 19-Set-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_PATRICIA_MARTINS_LOPES.pdfDissertação6,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.