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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proficiência escritora no ensino médio : a didatização dos conhecimentos indispensáveis para a produção de um texto dissertativo-argumentativo
Título(s) alternativo(s): Writing proficiency in high school : the didacticization of the indispensable knowledge for the production of an argumentative-essay text
Autor: Fagundes, Rogger Teles 
Primeiro orientador: Assis, Eleone Ferraz de
Primeiro membro da banca: Assis, Eleone Ferraz de
Segundo membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Cleiton Ribeiro e
Resumo: A produção de texto no Enem avalia a capacidade de argumentação e de escrita dos estudantes, bem como sua competência em interpretar temas atuais. Exige-se que os concluintes do Ensino Médio defendam um ponto de vista sobre questões socialmente relevantes, apresentando argumentos consistentes e uma proposta de intervenção. A aferição dessas habilidades ultrapassa o contexto avaliativo, configurando-se como um percurso formativo indispensável a todo estudante da educação básica. Nesse sentido, esta pesquisa analisou os conhecimentos indispensáveis à produção de textos dissertativo-argumentativos no Ensino Médio, com o objetivo de mapeá-los, relacioná-los à Base Nacional Comum Curricular e sistematizá-los em um percurso didático que auxilie o professor na condução da prática pedagógica. Fundamentada em referenciais teóricos como Bronckart (1999), Adam (2019), Marcuschi (2008), Sena (2017), Garcia (2010) e Koch (2011, 2015, 2016), a investigação mapeou e categorizou os conhecimentos essenciais para a produção do texto dissertativo-argumentativo presentes nas competências da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, além de correlacioná-las com as habilidades previstas no currículo de Língua Portuguesa para depois propor um percurso didático. Os resultados apontaram que os conhecimentos essenciais do texto dissertativo-argumentativo presentes na competência da redação do Enem são linguísticos, discursivos, textuais e socioculturais e estão contidos na Base Nacional Comum Curricular, especificamente em habilidades da área de Linguagem e suas Tecnologias, do campo jornalístico-midiático e todos os campos. Além disso, a investigação revelou que o percurso didático necessita da articulação das dimensões comunicativa, temática e da forma e pode ser organizado a partir das etapas da produção textual. Conclui-se que o mapeamento desses conhecimentos e a proposição de um percurso didático descortina caminhos que o professor pode seguir para trabalhar a produção textual no Ensino Médio, de modo a contribuir com a formação cidadã.
Abstract: Text production in the Enem exam assesses students’ argumentative and writing skills, as well as their competence in interpreting current issues. High school graduates are required to defend a point of view on socially relevant matters, presenting consistent arguments and a proposal for intervention. The assessment of these abilities goes beyond the evaluative context, establishing itself as an essential formative process for every student in basic education. In this regard, this research analyzed the essential knowledge required for the production of argumentative essays in High School, aiming to map and relate them to the Base Nacional Comum Curricular (National Common Core Curriculum) and to systematize them into a didactic pathway that supports teachers in guiding their pedagogical practice. Grounded in theoretical references such as Bronckart (1999), Adam (2019), Marcuschi (2008), Sena (2017), Garcia (2010), and Koch (2011, 2015, 2016), the investigation mapped and categorized the essential knowledge for the production of argumentative-essay texts present in the competencies of the National High School Exam writing test, in addition to correlating them with the skills outlined in the Portuguese Language curriculum, before proposing a didactic pathway. The results indicated that the essential knowledge of argumentative-essay texts included in the Enem writing competencies are linguistic, discursive, textual, and sociocultural, and are embedded in the National Common Curricular Base, specifically in skills from the field of Languages and its Technologies, the journalistic-media field, and across all domains. Furthermore, the investigation revealed that the didactic pathway requires the articulation of communicative, thematic, and formal dimensions and can be structured around the stages of text production. It is concluded that the mapping of this knowledge and the proposition of a didactic pathway opens up possibilities for teachers to work on text production in high school, thereby contributing to civic education.
Palavras-chave: Ensino
Língua portuguesa
Ensino médio
Produção textual
Texto dissertativo-argumentativo
Teaching
Portuguese language
High school
Text production
Argumentative essay
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: FAGUNDES, Rogger Teles. Proficiência escritora no ensino médio: a didatização dos conhecimentos indispensáveis para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. 2025. 154 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1876
Data de defesa: 29-Set-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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