???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
Autor: Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral 
Primeiro orientador: David, Nismária Alves
Primeiro membro da banca: David, Nismária Alves
Segundo membro da banca: Araújo, Márcia Maria de Melo
Terceiro membro da banca: Sales, Paulo Alberto da Silva
Resumo: Esta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes.
Abstract: This research was motivated by professional experience as a teacher of Portuguese Language and Literature in Basic Education, in particular, with regard to the practice of reading literature at school. Based on this motivation, the main objective of this work aims to contribute to the area of Letters in order to seek some possibilities for the teacher to act as a mediator, leading his students to become competent in literary reading. The theoretical foundation is based, mainly, on the ideas of Antonio Candido (1972; 1988) about the value of literature for the human formation of the individual, as well as Rildo Cosson (2012) regarding the need for literary literacy for the formation of the reader. Literary workshops in high school were proposed and carried out through field research. The results obtained allow us to point out that literary workshops are an effective method of literary literacy, since the activities carried out aroused the involvement and criticality of the participating students.
Palavras-chave: Leitura
Letramento literário
Oficinas literárias
Professor mediador
Reading
Literary literacy
Literary workshops
Reader
Mediating teacher
Leitor
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: MUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766
Data de defesa: 6-Apr-2020
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE_DE_ASSIS_RODRIGUES_DO_AMARAL_MUNIZ.pdfDissertação841,48 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.