Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217799674894814por
dc.contributor.advisor1David, Nismária Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682621513643586por
dc.contributor.referee1David, Nismária Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682621513643586por
dc.contributor.referee2Araújo, Márcia Maria de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274917871675439por
dc.contributor.referee3Sales, Paulo Alberto da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235713534521313por
dc.date.accessioned2021-08-19T01:57:41Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.citationMUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes.por
dc.description.abstractThis research was motivated by professional experience as a teacher of Portuguese Language and Literature in Basic Education, in particular, with regard to the practice of reading literature at school. Based on this motivation, the main objective of this work aims to contribute to the area of Letters in order to seek some possibilities for the teacher to act as a mediator, leading his students to become competent in literary reading. The theoretical foundation is based, mainly, on the ideas of Antonio Candido (1972; 1988) about the value of literature for the human formation of the individual, as well as Rildo Cosson (2012) regarding the need for literary literacy for the formation of the reader. Literary workshops in high school were proposed and carried out through field research. The results obtained allow us to point out that literary workshops are an effective method of literary literacy, since the activities carried out aroused the involvement and criticality of the participating students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2021-08-19T01:57:04Z No. of bitstreams: 2 ALINE_DE_ASSIS_RODRIGUES_DO_AMARAL_MUNIZ.pdf: 861674 bytes, checksum: 0691cf939db8c7f79e77dc58849b80ca (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2021-08-19T01:57:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ALINE_DE_ASSIS_RODRIGUES_DO_AMARAL_MUNIZ.pdf: 861674 bytes, checksum: 0691cf939db8c7f79e77dc58849b80ca (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-19T01:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ALINE_DE_ASSIS_RODRIGUES_DO_AMARAL_MUNIZ.pdf: 861674 bytes, checksum: 0691cf939db8c7f79e77dc58849b80ca (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectOficinas literáriaspor
dc.subjectProfessor mediadorpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectLiterary workshopseng
dc.subjectReadereng
dc.subjectMediating teachereng
dc.subjectLeitorpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePráticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE_DE_ASSIS_RODRIGUES_DO_AMARAL_MUNIZ.pdfDissertação841,48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.