Unidade Universitária de Inhumas : [45] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Educação e estética na obra Que é a literatura?, de Jean-Paul Sartre
Esta pesquisa foi realizada no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Inhumas, e analisa as conexões entre arte, cultura e educação, fundamentando-se na filosofia de Jean-Paul Sartre, especialmente na obra intitulada Que é a literatura?. Nosso intuito foi refletir e entender os conceitos de literatura, educação e estética. Reconhecemos a educação como um espaço que aceita e valoriza diversas formas de saberes. Além disso, defendem...
Análise discursiva da Audiência Pública do Fórum Nacional de Educação no contexto da Consulta Pública do Ensino Médio realizada no ano de 2023
A presente dissertação investiga as dinâmicas discursivas e as tensões presentes na audiência pública do Fórum Nacional de Educação (FNE), realizada no contexto da Consulta Pública, instituída pela Portaria no 399/2024, para a avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. O trabalho teve como foco formações discursivas (FD) selecionadas que visavam demonstrar diferentes perspectivas acerca da Reforma. Como a Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei no 13.415/2017, gerou...
A educação matemática numa perspectiva humanizadora: limites e possibilidades
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Almeja-se compreender os limites e as possibilidades da formação de educadoras e educadores de matemática para o desenvolvimento do ensino de matemática numa perspectiva humanizadora, por meio da investigação dos conceitos e fundamentos filosóficos e epistemológicos que constituem o sentido de uma concepção de Educação...
Formação continuada dos professores na Rede Municipal de Educação de Goiânia: análise crítica da Gerência de Formação dos Profissionais - 2020 - 2024
O presente estudo faz parte do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UEG – Unu-Inhumas, na linha de pesquisa “Trabalho, Estado e Políticas Educacionais”, vincula-se ao projeto de Pesquisa “Determinações internacionais nas políticas públicas brasileiras para formação continuada de professores a partir de 2016: um estudo das orientações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE”. Ele se dedica à análise das ações formativas do GERFOR (Gerência de Formaçã...
O trabalho docente na Rede Municipal de Educação de Goiânia: análise das orientações e dos desdobramentos regulatórios do Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO AMPLIADO)
Este estudo vincula-se à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Inhumas. Compreendemos que o trabalho docente é marcado pela sua ambivalência humanizadora e desumanizadora constituída e imposta pela dimensão ontológica e pela égide do capital. Nesse sentido, o controle rigoroso do trabalho docente é imposto com objetivo de aliená-lo e convencê-lo a servir às demandas mercadológi...
Os itinerários formativos no ensino médio brasileiro instituídos pela Lei nº 13.415/2017: reflexões sobre a formação humana
A presente pesquisa, intitulada de Os Itinerários Formativos no Ensino Médio Brasileiro Instituídos pela Lei nº 13.415/2017: Reflexões sobre a Formação Humana, desenvolvida na Linha de Pesquisa Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás – Inhumas. O estudo discute a Reforma do Ensino Médio, tendo como recorte de análise a investigação sobre os itinerários formativos que compõem a proposta da referida política. Este estud...
Estudos sobre elementos constituidores do habitus docente de professores ingressantes na Faculdade de Educação da UFG (2019-2023)
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Inhumas, na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, investiga a constituição do habitus docente e sua interação com as expectativas institucionais na Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa parte do seguinte problema: de que maneiras elementos que expressam o habitus de professores recém ingressos no curso de Pedagogia da Faculdad...
Desigualdades sociais e educação: uma análise a partir do Programa Bolsa Família no município de Hidrolândia-GO
A pesquisa intitulada “Desigualdades sociais e educação: uma análise a partir do Programa Bolsa Família no município de Hidrolândia – GO” é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Inhumas, na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. É de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e fundamenta-se em categorias de análise encontradas do conjunto dos dados. Toma como princípio a análise crítica do t...
A implementação de escola bilíngue em Goiás: avanços e desafios
A presente dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Goiás, na linha de pesquisa 2: Cultura, Escola e Formação. Esta proposta de pesquisa tem como origem uma inquietação que me acompanha por mais de 20 anos em minha atuação profissional como professora e intérprete em língua de sinais. Essa inquietação advém, em especial, da observação das dificuldades do aluno surdo em construir seu conhecimento e sua identidade linguística. Dent...
As políticas curriculares para a Educação Infantil nas escolas campesinas do município de São Luís de Montes Belos – Goiás
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), tendo como objeto de análise as políticas curriculares destinadas a Educação Infantil, nas escolas campesinas do município de São Luís de Montes Belos – Goiás. Como objetivo principal, buscou-se analisar em que sentido essas políticas curriculares, estabelecem articulação com as experiências e saberes das crianças campesi...
A universidade no contexto de avanço da instrumentalidade: o trabalho educativo em questão
A universidade como instituição atua sobre, e na sociedade em que se insere, de modo que as transformações socioculturais ocorridas ao longo da história humana, reverberam em sua trajetória. No percurso de oito séculos da sua existência, a universidade passa por modificações para atender aos desafios de cada período histórico. Os embates e conflitos constituintes de sua memória, emergem da sua persistência para conservar seu sentido e natureza essencialmente alusiva à ideia de formação humana...
A formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva na rede municipal de educação de Goiânia
A presente dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Goiás, na linha de pesquisa 2: Cultura, Escola e Formação. A pesquisa apresenta a formação continuada de professores em uma perspectiva inclusiva e sua relevância para implementação da inclusão no ambiente escolar. A questão que norteou essa investigação foi: Quais as contribuições e desafios encontrados na formação continuada de professores que atuam na educação inclusiva na re...
Alfabetização e letramento: concepções e proposições em dois livros didáticos de língua portuguesa de 1° e 2° anos do ensino fundamental
Este trabalho, intitulado Alfabetização e letramento: concepções e proposições em dois livros didáticos de língua portuguesa de 1º e 2º anos do ensino, vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Inhumas. A pesquisa de mestrado parte do estudo teórico-crítico de concepções de alfabetização e de letramento para, a partir delas, analisar dois volumes do livro didático de língua portuguesa ...
Política de cotas raciais na Universidade Estadual de Goiás: acesso da população negra à educação superior pública
Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás/UnU Inhumas, na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. O tema investigado tem como objeto a Política de Cotas Raciais, com enfoque ao caso da Universidade Estadual de Goiás — UEG. O problema central deste trabalho é o movimento político de produção e implementação da política de cotas raciais no acesso à educação superior pública brasileira, de mo...
Bakhtin, Paulo Freire e BNCC: estudo da palavra literária e da palavramundo em livros didáticos de português
Este trabalho, denominado Bakhtin, Paulo Freire e BNCC: estudo da palavra literária e da palavramundo em Livros Didáticos de Português, objetiva pensar se os livros didáticos de português (LDP) analisados que chegam às escolas públicas do País compreendem a educação linguística dialogicamente constituída (Bakhtin, 2011) (Carvalhaes, 2016) (Volóchinov, 2021), portanto, emancipatória conforme o dialogismo da palavramundo (Freire, 2021b) no que tange à leitura e compreensão do gênero discursivo ...
Entrelaçamentos dialógicos: uma abordagem discursiva de propostas de redação do Enem
Este estudo situa-se na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Inhumas. Considerando que todo enunciado, visto como a língua em ação, exige a análise de suas interconexões com outros enunciados e o contexto em que é gerado, e que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das maneiras pelas quais essas relações dialógicas se manifestam, é que a presente pesquisa se desenvolve. In...
O Ensino Médio no município de Inhumas: caracterização da oferta, desafios para a universalização e a meta 3 do Plano Municipal de Educação
Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Goiás — Unidade Universitária de Inhumas (PPGE-UEG/Inhumas). Busca investigar quais são os desafios para a ampliação do atendimento escolar no ensino médio, com vistas a sua universalização no município de Inhumas-GO. Apresenta como referência de análise a meta 3 do Plano Municipal de Educação de Inhumas - PME-Inhumas (2015-2025), que es...
Museu, cultura e formação: a educação museal em questão na cidade de Jaraguá-GO
Nessa dissertação de mestrado apresenta-se o estudo da relação existente entre museu e escola, tendo por finalidade os conceitos de cultura, escola e formação, compreendendo de que maneira essa integração efetiva pode contribuir para o enriquecimento da experiência educacional de estudantes e para o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que tem por objetivo conhecer e refletir sob...
“O desafio é lidar com a situação’’: percepção de estudantes do ensino médio de Campestre de Goiás sobre o período de ensino remoto emergencial
Uma pandemia para a qual o mundo não estava preparado gerou uma forte crise econômica e sanitária. Pensando em conter o contágio da COVID-19, o Estado recorreu ao fechamento das escolas e a adoção de um Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, a conectividade passou a ser considerada como fundamental, inclusive na educação, visto que a imersão na cultura digital foi acelerada pelo processo pandêmico vivido. Frente a tal conjuntura, esta pesquisa visa compreender a percepção dos estudantes...
A educação e autonomia em Jean-Jacques Rousseau: um estudo a partir D’o Emílio
Essa dissertação está inscrita na linha de pesquisa: Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. O presente estudo desenvolvido, teve a pretensão de realizar uma reflexão sobre a educação, política, ética e sociedade, a partir da leitura dos textos de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), com ênfase na obra Emílio ou da Educação. Essa pesquisa, de cunho filosófico, permitiu compreender as discuss...
- 45 UEG
- 45 Dissertação