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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise discursiva da Audiência Pública do Fórum Nacional de Educação no contexto da Consulta Pública do Ensino Médio realizada no ano de 2023
Título(s) alternativo(s): Discourse analysis of the Public Hearing of the National Education Forum in the context of the 2023 Public Consultation on Secondary Education
Autor: Oliveira, Ana Carolina da Silva 
Primeiro orientador: Oliveira, Valdirene Alves de
Primeiro coorientador: Faria, Camila Grassi Mendes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valdirene Alves de
Segundo membro da banca: Faria, Camila Grassi Mendes de
Terceiro membro da banca: Carvalhaes, Wesley Luis
Quarto membro da banca: Kuenzer, Acácia Zeneida
Resumo: A presente dissertação investiga as dinâmicas discursivas e as tensões presentes na audiência pública do Fórum Nacional de Educação (FNE), realizada no contexto da Consulta Pública, instituída pela Portaria no 399/2024, para a avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. O trabalho teve como foco formações discursivas (FD) selecionadas que visavam demonstrar diferentes perspectivas acerca da Reforma. Como a Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei no 13.415/2017, gerou intensos debates, a pesquisa busca compreender como essas FD se manifestaram nas audiências de 2023. Para tanto, a dissertação adota uma análise discursiva fundamentada nos estudos de Michel Foucault e seus estudiosos, especificamente nos conceitos de saber-poder e regimes de verdade, a fim de identificar as FD emergentes. A metodologia utilizada inclui a análise de documento e vídeo da audiência pública, permitindo uma compreensão crítica dos discursos que influenciam as reformas educacionais. Este estudo destaca a importância das audiências públicas como espaços de negociação e resistência, nos quais se evidenciam as dinâmicas de poder e as disputas ideológicas sobre a educação no Brasil. A pesquisa contribui para o entendimento das práticas discursivas em políticas educacionais e o impacto das audiências de consulta pública na formulação de políticas públicas no país.
Abstract: This dissertation investigates the discursive dynamics and tensions present in the public hearing of the National Education Forum (FNE), held within the context of the Public Consultation established by Ordinance No. 399/2024, aimed at evaluating and restructuring the National High School Policy. The study focuses on selected discursive formations (DF) that reflect different perspectives on the Reform. As the High School Reform, instituted by Law No. 13.415/2017, has sparked intense debate, this research seeks to understand how these discursive formations were expressed during the 2023 hearings. To this end, the dissertation adopts a discourse analysis approach grounded in the studies of Michel Foucault and his scholars, particularly drawing on the concepts of power-knowledge and regimes of truth, in order to identify the emerging discursive formations. The methodology includes the analysis of documents and video recordings from the public hearing, enabling a critical understanding of the discourses that influence educational reforms. This study highlights the importance of public hearings as spaces of negotiation and resistance, where power dynamics and ideological disputes over education in Brazil become evident. The research contributes to the understanding of discursive practices in educational policy and the impact of public consultation hearings on policy formulation in the country.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio
Políticas Educacionais
Análise do discurso
Michel Foucault
High School Reform
Educational Policies
Discourse Analysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
Citação: OLIVEIRA, Ana Carolina da Silva. Análise discursiva da Audiência Pública do Fórum Nacional de Educação no contexto da Consulta Pública do Ensino Médio realizada no ano de 2023. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1758
Data de defesa: 28-Fev-2025
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