Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1886
Tipo do documento: Dissertação
Título: Em questão o sentido da docência
Título(s) alternativo(s): The question is the meaning of teaching
Autor: Campos, Gabriella Eduarda Costa 
Primeiro orientador: Barcelo, Simone de Magalhães Vieira
Primeiro membro da banca: Barcelos, Simone de Magalhães Vieira
Segundo membro da banca: Viana, Cláudio Pires
Terceiro membro da banca: Fernandes, Marcos Aurélio
Quarto membro da banca: Coêlho, Ildeu Moreira
Resumo: Inserida na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás PPGE-UEG/Inhumas, de cunho teórico, a pesquisa, Em questão o conceito de docência, se realizou por meio do exercício da reflexão filosófica a partir de seleção bibliográfica pertinente ao tema investigado. O estudo, com o intuito de pensar a docência na atualidade, traz à memória a gênese da Universidade bem como o movimento de desvio e afastamento de suas gênese, sentido e fins. Considerando seleção de autores e obras como por exemplo, Chauí (1986, 2001, 2003), Coêlho (1986, 2011, 2012, 2016), Cunha (2000), Franco (1998), Ullmann e Bohnen (1994) Verger (1999), Adorno e Horkheimer (1985), Horkheimer (2015), Fernandes (2010, 2014, 2016, 2024), Nunes (1978 e 2006) dentre outros, buscou-se pensar o conceito de docência, sobretudo, a partir da obra de Ildeu Moreira Coêlho, autor que por mais de meio século tem se dedicado ao estudo das questões constitutivas da formação humana e da docência. A reflexão derivada da pesquisa foi explicitada em três (3) capítulos: no capítulo 1, A gênese da universidade: o conceito de docência; no capítulo 2, Reflexões sobre a modernidade: a docência no contexto da instrumentalidade (ou da razão instrumental); no capítulo 3: O sentido da docência: questões sobre a formação humana e as Considerações Finais. A partir do estudo realizado é possível inferir que, na sociedade capitalista, a Universidade e a docência, enredadas pela razão instrumental, pela busca do atendimento das necessidades do mercado e por outras razões, distanciaram-se de sua gênese e sentido. Reconhecer tal distanciamento é fundamental, mas não suficiente quando o que se considera como urgente e imprescindível é uma ruptura com o instituído no campo da educação e da formação, é preciso um esforço no sentido de pensar e realizar a docência orientada naquilo que a constitui e a faz ser.
Abstract: Inserted in the research line Culture, School, and Formation of the Graduate Program in Education at the State University of Goiás (PPGE-UEG/Inhumas), the theoretical research titled In Question: the Concept of Teaching was carried out through the exercise of philosophical reflection based on a bibliographic selection relevant to the theme investigated. The study, aiming to reflect on teaching in the present day, brings to memory the genesis of the University as well as the movement of deviation and distancing from its origin, meaning, and purposes. Considering the selection of authors and works such as Chauí (1986, 2001, 2003), Coêlho (1986, 2011, 2012, 2016), Cunha (2000), Franco (1998), Ullmann and Bohnen (1994), Verger (1999), Adorno and Horkheimer (1985), Horkheimer (2015), Fernandes (2010, 2014, 2016, 2024), Nunes (1978 and 2006), among others, the aim was to think about the concept of teaching, especially from the work of Ildeu Moreira Coêlho, an author who has devoted more than half a century to studying the constitutive issues of human formation and teaching. The reflection resulting from the research was explained in three (3) chapters: Chapter 1 – The Genesis of the University: the Concept of Teaching; Chapter 2 – Reflections on Modernity: Teaching in the Context of Instrumentality (or Instrumental Reason); Chapter 3 – The Meaning of Teaching: Questions on Human Formation, followed by the Final Considerations. Based on the study conducted, it is possible to infer that, in capitalist society, the University and teaching, entangled by instrumental reason, by the pursuit of market demands, and by other factors, have distanced themselves from their origin and meaning. Recognizing such distancing is fundamental, but not sufficient when what is considered urgent and essential is a rupture with what is instituted in the field of education and formation. It is necessary to strive to think and carry out teaching oriented by what constitutes it and makes it truly what it is.
Palavras-chave: Univerisidade
Formação humana
Professor
University
Teacher
Human formation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
Citação: CAMPOS, Gabriella Eduarda Costa. Em questão o sentido da docência. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1886
Data de defesa: 3-Out-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[Dissertação] Gabriella Eduarda Costa Campos.pdfDissertação de Mestrado em Educação 2,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.