Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1761
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e estética na obra Que é a literatura?, de Jean-Paul Sartre
Título(s) alternativo(s): Education and asthetics in the work that is literature?, by Jean-Paul Sartre
Autor: Manso, G. B. V. 
Primeiro orientador: Almeida, Liliane Barros de
Primeiro membro da banca: Almeida, Liliane Barros de
Segundo membro da banca: Carvalhaes, Wesley Luis
Terceiro membro da banca: Furtado, R. M. M.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Inhumas, e analisa as conexões entre arte, cultura e educação, fundamentando-se na filosofia de Jean-Paul Sartre, especialmente na obra intitulada Que é a literatura?. Nosso intuito foi refletir e entender os conceitos de literatura, educação e estética. Reconhecemos a educação como um espaço que aceita e valoriza diversas formas de saberes. Além disso, defendemos a emergência de pensar a literatura como obra de arte viva, gesto de generosidade e uma oportunidade para o intercruzamento de liberdades. Procuramos ilustrar a presença da educação em diferentes contextos sociais e fora do ambiente escolar, além de buscar compreender a noção de liberdade, arte e criação literária como fatores que impulsionam a educação, levando a uma percepção mais clara sobre a forma de condução do ser. Através de argumentos e respaldados por evidências bibliográficas, buscamos evidenciar que a literatura e a arte estão profundamente conectadas e que a literatura somente se realiza enquanto gesto de generosidade. Sustentamos os fundamentos do pensamento de Sartre e a relevância de sua filosofia em relação às questões educacionais. Nosso objetivo nesta pesquisa foi compreender como a literatura sensibiliza, toca e transforma os seres humanos, portanto, reafirmamos a ideia de que a literatura forma porque ela é altamente significante, fruto da linguagem que nasce das interações sociais, das vivências, sentimentos e emoções experimentadas por seres humanos. O que procuramos nesta pesquisa foi realizar o movimento de abertura a uma visão mais ampla a respeito da Educação e de como os processos educacionais estão permeados pelas dinâmicas da vida cotidiana.
Abstract: This research was developed by the Post Graduation Program of Education, State University of Goiás, Inhumas unity. It discusses the relation between art, culture and education, based on Jean-Paul Sartre’s philosophy, having as a guide his piece “What is literature?”. We seek to reflect and comprehend the concepts of literature, education and aesthetic. We comprehend that education is open and receptive to diverse knowledge. It also defends the emergency of thinking of literature as a living work of art, gesture of generosity and moment of interconnection of freedom. We seek to demonstrate how education is present in a variability of social spaces and extra scholars. We seek to comprehend the idea of liberty, art and literature production as movements that impel education, leading to the comprehension of the way of conducting of being. We seek to demonstrate through argumentation and based on bibliographic evidence that literature and art are intimately linked, that literature only becomes itself while gestures of generosity. We defend the basis of Sartre’s thought and the pertinence of his philosophy related to discussions of the educational area. Our goal was to comprehend how literature sensitizes exchange and transforms human beings, therefore, we reaffirm the idea that literature edifies because it is highly significant, a fruit of language that rises from social interactions, experiences, sentiments and emotions experienced by human beings. What we sought in this research was to accomplish the movement of being open to a bigger vision about education and how educational processes are permeated by daily life dynamics.
Palavras-chave: Existencialismo
Aspecto social
Escritor
Humanizar
Existentialism
Social aspect
Writer
Humanize
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
Citação: MANSO, G. B. V. Educação e estética na obra Que é a literatura?, de Jean-Paul Sartre. 2025. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1761
Data de defesa: 19-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[Dissertação] Guilherme Batista Vieira Manso.pdfDissertação de Mestrado em Educação759,52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.