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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação docente na área de enfermagem: análise a partir das produções acadêmicas stricto sensu na área da educação
Título(s) alternativo(s): Teacher training in the field of nursing: analysis from stricto sensu academic productions in the field of education
Autor: Coelho, Nilvianny de Souza 
Primeiro orientador: Anes, Rodrigo Roncato Marques
Primeiro membro da banca: Anes, Rodrigo Roncato Marques
Segundo membro da banca: Alves, Ângela Gilda
Terceiro membro da banca: Almeida, Renato Barros de
Resumo: Esta dissertação é vinculada à linha de pesquisa “Trabalho, Estado e Políticas Educacionais” do PPGE/UEG/UnU Inhumas, e se articula às produções desenvolvidas pela Rede de Pesquisadores(as) sobre Professores (as) do Centro-Oeste (REDECENTRO). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo tema é a formação docente na área da Enfermagem. De modo central, busca refletir sobre o processo histórico de formação de enfermagem no Brasil, que acabou exigindo a formação de professores para atuar nessa área acadêmica, produzindo diferentes perspectiva e compreensões acerca da enfermagem e da docência na área de enfermagem no Brasil. Diante disso, a questão central proposta para a pesquisa foi organizada a partir do seguinte problema: O que revelam as produções acadêmicas stricto sensu (teses e dissertações) da área da Educação sobre a formação de professores da área da Enfermagem entre os anos de 2014 a 2024? A pesquisa está sustentada no método materialismo histórico dialético, a abordagem de pesquisa é qualitativa, e o objetivo geral foi identificar as concepções sobre a formação de professores na área da Enfermagem presentes nas produções acadêmicas stricto sensu (teses e dissertações) da área da Educação, produzidas entre 2014 e 2024. Os objetivos específicos deram sustentação para organizar a pesquisa e foram assim definidos: mapear e caracterizar as produções acadêmicas stricto sensu (teses e dissertações) da área da Educação, no período de 2014 a 2024, que tratam da formação de professores na área da Enfermagem, identificando número, distribuição temporal, programas de origem e principais enfoques; analisar criticamente as concepções de Enfermagem presentes nessas produções, destacando como a profissão é compreendida no âmbito da formação docente; examinar as concepções de Educação mobilizadas na produções selecionadas, verificando seus fundamentos teóricos e implicações para a docência em Enfermagem; interpretar as concepções de professores e de formação docentes na área da Enfermagem explicitadas nos estudos analisados, evidenciando limites e possibilidades; discutir em que medida essas produções contribuem (ou não) para superar a racionalidade técnica dominante, indicando caminhos para uma formação docentes crítica, ética e humanizadora. A investigação conta com a análise e interpretação de concepções presentes em produções acadêmicas stricto sensu da área da Educação, que tratam especialmente sobre a formação de professores da Enfermagem no Ensino Superior e seus desdobramentos para a constituição de uma formação pautada na ética, na crítica e na humanização, que foram produzidas no período 2014 a 2024. A análise foi realizada considerando três categorias que contribuíram para entender o que teses e dissertações revelam sobre a formação docente em enfermagem no Brasil: Concepção de Enfermagem, Concepção de Educação e Concepção de professores e formação de professores na área de Enfermagem. Por meio da análise teórica e bibliográfica das concepções presentes nas produções selecionadas como amostra, alcançamos compreensões importantes. Dentre elas destacamos que a formação do professor enfermeiro permanece fortemente aliada a uma concepção ancorada na racionalidade técnica, centrada na experiência prática como eixo estruturante. Embora as produções analisadas sinalizem a fragilidade do conhecimento pedagógico dos docentes que ingressam no ensino superior, evidenciam, ao mesmo tempo, que tal formação se apresenta de maneira superficial, fragmentada e insuficiente para sustentar uma prática docente crítica e humanizadora. Esse cenário reforça a necessidade de repensar os fundamentos da formação humana, ampliando-a para além do domínio técnico-operacional e incorporando uma perspectiva político-pedagógica que articule teoria e prática em uma práxis emancipatória.
Abstract: This dissertation is linked to the "Work, State, and Educational Policies" research line of the PPGE/UEG/UnU Inhumas program and is linked to the research developed by the Network of Researchers on Teachers of the Central-West (REDECENTRO). This is a bibliographic study focusing on teacher training in the field of nursing. Its central focus is to reflect on the historical process of nursing training in Brazil, which ultimately required the training of teachers to work in this academic field, producing different perspectives and understandings about nursing and teaching in Brazil. Therefore, the central research question was organized based on the following problem: What do stricto sensu academic productions (theses and dissertations) in the field of education reveal about teacher training in nursing between 2014 and 2024? The research is based on the dialectical historical materialism method, the research approach is qualitative, and the general objective was to identify the conceptions about teacher training in the field of Nursing present in the stricto sensu academic productions (theses and dissertations) in the field of Education, produced between 2014 and 2024. The specific objectives supported the organization of the research and were defined as follows: to map and characterize the stricto sensu academic productions (theses and dissertations) in the field of Education, from 2014 to 2024, that deal with teacher training in the field of Nursing, identifying the number, temporal distribution, programs of origin and main focuses; to critically analyze the conceptions of Nursing present in these productions, highlighting how the profession is understood within the scope of teacher training; to examine the conceptions of Education mobilized in the selected productions, verifying their theoretical foundations and implications for teaching in Nursing; To interpret the conceptions of nursing teachers and teacher training expressed in the studies analyzed, highlighting limits and possibilities; and to discuss the extent to which these studies contribute (or not) to overcoming the dominant technical rationality, indicating paths toward critical, ethical, and humanizing teacher training. The research relies on the analysis and interpretation of conceptions present in stricto sensu academic works in the field of Education, which deal specifically with nursing teacher training in higher education and its implications for the establishment of a training based on ethics, criticism, and humanization, produced between 2014 and 2024. The analysis considered three categories that contributed to understanding what theses and dissertations reveal about nursing teacher training in Brazil: Conception of Nursing, Conception of Education, and Conception of Teachers and Teacher Training in Nursing. Through theoretical and bibliographical analysis of the conceptions present in the works selected as a sample, we reached important insights. Among them, we highlight that nursing teacher training remains strongly aligned with a concept anchored in technical rationality, centered on practical experience as a structuring axis. Although the analyzed works highlight the fragility of the pedagogical knowledge of teachers entering higher education, they also demonstrate that such training is superficial, fragmented, and insufficient to support critical and humanizing teaching practices. This scenario reinforces the need to rethink the foundations of human development, expanding it beyond the technical-operational domain and incorporating a political-pedagogical perspective that articulates theory and practice in an emancipatory praxis.
Palavras-chave: Profissional de enfermagem
Professor
Saúde
Nursing professional
Health
Teacher
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
Citação: COELHO, Nilvianny de Souza. A formação docente na área de enfermagem: análise a partir das produções acadêmicas stricto sensu na área da educação. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1864
Data de defesa: 29-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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