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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1809
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Política, liberdade e autoridade: uma investigação sobre o sentido da educação no pensamento de Hannah Arendt |
Título(s) alternativo(s): | Politics, freedom and authority: an investigation of the meaning of education in the thought of Hannah Arendt |
Autor: | Ferreira, Lorrane de Jesus Aquino ![]() |
Primeiro orientador: | Almeida, Liliane Barros de |
Primeiro membro da banca: | Carvalhaes, Wesley Luis |
Segundo membro da banca: | Bóllis, Silvana |
Resumo: | Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Inhumas. Nesta investigação, considera-se que pensar o sentido da educação é pensar a condição humana, refletindo sobre as condições de possibilidade da existência e tensionando as concepções de homem e mundo, trazendo à luz as implicações ético-políticas constitutivas do fenômeno educativo. Portanto, tem-se como objetivo interrogar o sentido da educação a partir do pensamento de Hannah Arendt (1906-1975) e seus aspectos ético-políticos, indagando-os à luz dos conceitos de política, liberdade e autoridade. É um estudo de cunho teórico, fundamentado em referenciais filosóficos que, além de Arendt e estudiosos que se dedicam a pensar sua obra, como Almeida (2009, 2015), Carvalho (2010, 2014, 2015, 2017, 2022) e Correia (2010, 2013), amplia o diálogo com outros autores, a saber, Almeida (2019, 2024), Chauí (2014, 2016, 2021a, 2021b), Coêlho (2012a, 2012b, 2012c, 2016), Fernandes (2010, 2012, 2016, 2020), Nussbaum (2015) e outros. Procura-se demonstrar a educação como compromisso e responsabilidade pelo mundo, como um ato ético-político imprescindível à sua continuidade, à permanência do espaço político e à constituição da autonomia. Concebe-se que defender a educação como formação humana é resistir aos imperativos da conformação inerentes aos princípios da instrumentalização da existência e da educação e, por conseguinte, da escola, tais como a (re)produção, o consumo, a utilidade e a obtenção de resultados. Compreende-se que o cultivo do pensamento é primordial à constituição da autonomia, a qual possibilita ao humano reconhecer e assumir o seu lugar no mundo, tornando-se responsável por suas escolhas, que podem contribuir ou não com a permanência e durabilidade do mundo comum, onde a liberdade surge entre homens e garante a dignidade da política. |
Abstract: | This dissertation is linked to the research line of Culture, School, and Formation, of the Graduate Program in Education (PPGE), at the State University of Goiás (UEG), Inhumas Campus. In this investigation, it is considered that to think about the meaning of education is to think about the human condition, reflecting on the conditions of possibility for existence and questioning the conceptions of man and the world, thereby bringing to light the constituent ethical-political implications of the educational phenomenon. Therefore, the objective is to interrogate the meaning of education based on the thought of Hannah Arendt (1906-1975) and its ethical-political aspects, examining them in light of the concepts of politics, freedom, and authority. It is a theoretical study, based on philosophical references that, in addition to Arendt and scholars dedicated to her work, such as Almeida (2009, 2015), Carvalho (2010, 2014, 2015, 2017, 2022), and Correia (2010, 2013), extends the dialogue to other authors, namely, Almeida (2019, 2024), Chauí (2014, 2016, 2021a, 2021b), Coêlho (2012a, 2012b, 2012c, 2016), Fernandes (2010, 2012, 2016, 2020), Nussbaum (2015), and others. It seeks to demonstrate education as a commitment and responsibility for the world, as an essential ethical-political act for its continuity, the permanence of the political space, and the constitution of autonomy. It is understood that defending education as human formation means resisting the imperatives of conformity inherent in the principles of the instrumentalization of existence and education, and consequently of the school, such as (re)production, consumption, utility, and the obtainment of results. It is understood that the cultivation of thought is paramount to the constitution of autonomy, which enables humans to recognize and assume their place in the world, becoming responsible for their choices, which may or may not contribute to the permanence and durability of the common world, where freedom arises among men and guarantees the dignity of politics. |
Palavras-chave: | Sociedade Society Ético-político Formação humana Autonomia Ethical-political Human formation Autonomy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação |
Programa: | UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação |
Citação: | FERREIRA, Lorrane de Jesus Aquino. Política, liberdade e autoridade: uma investigação sobre o sentido da educação no pensamento de Hannah Arendt. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1809 |
Data de defesa: | 15-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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[Dissertação] Lorrane de Jesus Aquino Ferreira.pdf | Dissertação de Mestrado em Educação | 959,26 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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