Unidade Universitária de Inhumas : [23] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, inserido na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. Neste texto dissertativo analisamos o avanço das políticas neoliberais sobre a educação brasileira e como essas políticas impactam diretamente na vida dos estudantes visando trazê-los, juntamente com suas percepções, para o centro do debate. Dessa forma, objeto de estudo d...
Tarefa para cela: o direito à educação em xeque entre as grades da Unidade Prisional Regional Feminina de Inhumas - Goiás
Este trabalho é resultado de pesquisa inscrita no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. Considera-se que a pesquisa em tela é de interesse tanto de estudantes e pesquisadores da área da educação, quanto da área do direito, dos direitos humanos. Trata da educação associada às ciências jurídicas com um arcabouço legislativo sobre o tema. Como problema de pesquisa, é perseguido o entendimento sobre...
Educação em uma perspectiva humanizadora: percepção de educandos com deficiência intelectual no curso de Pedagogia, das Unidades Universitárias de Goianésia e Jaraguá, na Universidade Estadual de Goiás
Esta dissertação, inserida na Linha de Pesquisa 2: Cultura, Escola e Formação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Goiás da Unidade Universitária de Inhumas/Goiás (PPGE/UEG/Inhumas) tem como tema a educação da pessoa com deficiência intelectual na Instituição de Ensino Superior, com foco na perspectiva da educação humanizadora, a partir de Paulo Freire. Para isso, estabeleceu-se como questão direcionadora: como as percepções de educandos com deficiência intel...
O papel da biblioteca como espaço de mediação do hábito de leitura e do desenvolvimento humano na perspectiva de estudantes do Instituto Federal de Goiás-Câmpus Inhumas: contribuições das concepções histórico-culturais
A dissertação pronuncia sobre o papel da biblioteca como espaço de mediação do hábito da leitura e do desenvolvimento humano na perspectiva de estudantes do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas. A problematização da pesquisa consiste em: os estudantes do Instituto Federal de Goiás, Câmpus consideram a biblioteca como espaço de mediação do hábito da leitura e do desenvolvimento humano? O objetivo geral consiste em compreender e analisar o papel da biblioteca do Instituto Federal de Goiás...
A universalização da educação infantil no estado de Goiás: os desafios da Meta 1 do Plano Estadual de Educação
A presente pesquisa, intitulada A universalização da educação infantil no estado de Goiás: os desafios da Meta 1 do Plano Estadual de Educação, vincula-se à Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas (UEG/UnU Inhumas). O objeto de investigação voltou-se para uma pesquisa sobre os desafios para a expansão da educação infantil no território goiano, tendo em vista o proposto para o...
Formação, modernidade e educação: em questão a escola
A dissertação Formação, modernidade e educação: em questão a escola está vinculada a Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Formação e discute o termo paideía, formação do homem grego pondo questões sobre a modernidade e a gênese da didática em Comenius. De cunho bibliográfico e teórico, com vista à reflexão filosófica, a pesquisa tem como referências autores como Vernant (2022), Jaeger (2013), Comenius (2006, 2011), Coêlho (2009, 2012, 2016), Chauí (2016, 2001,1980), dentre outros. O estudo se ...
Filosofia e infância: questões sobre autonomia
A formação humana supõe a busca do saber e o exercício do pensamento. É trabalho imaterial que não se realiza dissociado da filosofia. A pesquisa Filosofia e Infância: questões sobre autonomia reconhece a filosofia como forma singular de compreender o mundo por meio da reflexão, da argumentação, do pensamento crítico. Esse movimento do pensamento se realiza a partir de indagações que o homem faz sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as questões humanas. A formação humana se realiza efetivamen...
A Escuta Sensível como proposta metodológica no processo de inclusão escolar de um educando autista: um estudo de caso na rede municipal de ensino de Damolândia-GO
A presente dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Goiás, na linha de pesquisa 2: Cultura, Escola e Formação. A pesquisa apresenta a Escuta Sensível e sua relevância para práticas inclusivas realizadas na educação de educandos com deficiência. A questão que norteou essa investigação foi: os professores, por meio de suas práticas pedagógicas, construíram ou não ações fundamentadas na Escuta Sensível para o processo de inclusão do...
Reflexões sobre o adoecimento docente na primeira fase da educação básica
A pesquisa Reflexões sobre o adoecimento docente na primeira fase da educação básica é de cunho teórico e tem como finalidade pensar o adoecimento docente, considerando estudos nos campos da educação, da sociologia e da psicologia, presentes no campo científico. Busca-se realizar uma reflexão histórico-filosófica sobre o objeto em questão na contemporaneidade. Sendo assim, a quantificação do fenômeno adoecimento docente, em sentido mais amplo, não será contemplada no presente estudo. Par...
A interiorização da Universidade Estadual de Goiás : uma abordagem a partir da oferta dos cursos regulares – 2010 - 2019
O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e tem como tema a interiorização da UEG via a oferta dos cursos regulares na modalidade presencial. O objetivo geral é interpretar e analisar a efetividade da UEG no processo de interiorização da educação superior enquanto a única universidade estadual pública, laica e gratuita no estado de Goiás. Toma como problema investigativ...
As transformações da Universitas no mundo moderno
Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação. Busca-se discutir as relações entre a organização, a instituição e a educação instrumentalizada no Ensino Superior, com vistas à formação humana. Deste modo, considera-se importante refletir e compreender os conceitos, a origem e a maneira como foram pensadas as Universidades e a docência desde o período Medieval até a modernidade, influenc...
O PIBID na constituição da identidade docente e do professor formado em Pedagogia : uma balanço do conhecimento no GT8 da ANPED
Este estudo traz elementos sobre a produção do conhecimento do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), fazendo um recorte sobre a constituição da identidade docente e do professor formado em pedagogia. O objeto de estudo da pesquisa é: “o PIBID na constituição da identidade docente e do professor formado em pedagogia. Trazemos como pergunta central: como a produção do conhecimento sobre o PIBID vem refletindo a constituição da identidade docente e do professor formado em pedag...
Educação, democracia e formação : os direitos humanos em questão
A questão dos direitos humanos envolve diferentes compreensões, interpretações e representações ao longo tempo. Nesta dissertação, compreende-se direitos humanos como ideia, concepção, ação e orientação da vida humana. Busca-se uma aproximação conceitual, de modo a pôr em questão a perspectiva da universalidade para além da ideia de uniformidade e padronização, isto é, pensar a universalidade dos direitos requer um olhar crítico sobre a complexidade e as contradições da realidade, as par...
A Política Nacional de Alfabetização e o avanço da agenda neoconservadora no Brasil (2019-2022)
A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás – Inhumas. Constituído como uma trama de sentidos e significados, nosso objeto de estudo, a Política Nacional de Alfabetização (PNA, 2019), foi analisado na perspectiva da “Análise Crítica do Discurso para a investigação de políticas educacionais” (MARQUES; ANDRADE; AZEVEDO, 2017). Inserida em um importante momento hi...
A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física : um estudo de caso sobre o conhecimento e a prática dos educadores de um centro de ensino em período integral (CEPI) da cidade de São Luís de Montes Belos Goiás
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a conhecimento dos professores de Educação Física em relação à inclusão de alunos com deficiência em suas aulas no Centro Estadual de Ensino em Período Integral, situado no município de São Luís de Montes Belos, estado de Goiás. Essa instituição foi a primeira a aderir ao ensino em período integral em virtude de sua estrutura física e de seu tempo de atuação na cidade; e, por esses motivos, foi escolhida para a realização desta pesquisa. A pesqui...
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021) : estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas. Foi desenvolvida sob o tema da gestão democrática na escola básica e teve como objetivo geral realizar um estudo sobre a pesquisa produzida sobre a gestão democrática na escola básica no período compreendido entre 2018 - 2021 no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Disserta...
Dialogismo e interação discursiva : uma análise Bakhtiniana da mobilização de repertório sociocultural em redações do ENEM
Esta pesquisa objetiva discutir a mobilização de repertório sociocultural em redações modelares11 elaboradas por estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020. O estudo parte do que é esperado pela competência 2 da matriz de referência do exame, segundo a qual o candidato, além de compreender a proposta de redação, deve utilizar conhecimentos de áreas diversas no tratamento de um tema para a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. É possível afir...
A prova do Saeb e o ensino de língua portuguesa na perspectiva de professores da rede pública estadual de Goiás
Este estudo situa-se na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Inhumas. Intitulada “A prova do Saeb e o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos professores”, esta pesquisa propôs como objetivo geral conhecer as percepções dos professores de Língua Portuguesa (LP) que lecionam em turmas de nonos anos nas escolas que pertencem à Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc GO) sobr...
A adequação da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás em 2020 : poder do estado, autonomia institucional e disputas de concepções
Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, e objetiva compreender os movimentos de reestruturação da matriz curricular do curso de Pedagogia da UEG, no contexto da Resolução CNE/CP nº 2/2019/ Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação (BRASIL, 2019)) e da reforma da estrutura organizacio...
Educação, cultura e formação humana : reflexões sobre o sentido da escola
Esse estudo discute as relações entre educação, cultura e formação humana. Busca-se, desse modo, refletir e compreender esses conceitos, as origens e a maneira como foram pensados pelos gregos, os movimentos histórico, social e cultural que os influenciaram e os alteraram quanto a natureza e a finalidade. Questiona-se a concepção de formação, educação, cultura e escola nos dias de hoje. É uma pesquisa teórica de caráter histórico e filosófico que se fundamenta no estudo bibliográfico sob...
- 23 UEG
- 23 Dissertação