Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1389
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professorar em tempos (pós) pandêmicos e de ensino (não) presencial : escrevivências de uma professora-coordenadora de escola pública rural no interior goiano nos anos de 2020 a 2022
Título(s) alternativo(s): Teaching in (post) pandemic times and (non) face-to-face teaching : experiences of a teacher-coordinator at a rural public school in the interior of Goiás in the years 2020 to 2022
Autor: Jesus, Ludimilla Dadiane Cardoso de 
Primeiro orientador: Oliveira, Hélvio Frank de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Segundo membro da banca: Silva, Valéria Rosa da
Terceiro membro da banca: Conceição, Mariney Pereira
Resumo: A educação foi uma das áreas mais impactadas com as transformações geradas pela pandemia, as professoras novamente se viram desafiadas a reestruturar suas práticas, para conseguir realizar o trabalho, promovendo condições de continuidade ao processo de ensino-aprendizagem Nessa perspectiva, de transformações vertiginosas, geradoras de experiências únicas, objetivamos analisar os impactos do distanciamento social e regime de aulas não presenciais, decorrentes da pandemia de COVID -19, no trabalho e na vida das professoras de uma escola rural da rede pública municipal de Faina-GO, assim como na vida da pesquisadora. Para isso, produzimos uma escrevivência (EVARISTO, 2005, 2009, 2016, 2017, 2020), interligando experiências pessoais e coletivas, sublinhando a conexão entre razão e emoção na prática docente. Ressaltamos, para tanto, a adesão ao termo “professorar” como ação constante que ultrapassa as funções predeterminadas à docência, englobando as ações de viver, interagir, construir e (re)significar a vida. A sustentação praxiológica utilizada nesta pesquisa encontra-se baseada na junção entre esperançar (FREIRE, 1998), sentipensar (Fals Borda, 2009) e corazonar (ARÍAS, 2010), formando o professorar, a fim de Dialogar com experiências (MICOOLI, 1997; 2007a; 2007b; 2010; 2014; CONCEIÇÃO 2005, 2006) e crenças (ARAGÃO, 2010; BARCELOS, 2013; OLIVEIRA, 2010, 2013), no mundo globalizado e tecnológico (pós)pandêmico (RONDI et al., 2002; RIBEIRO, 2022). E promover, assim, reflexões sobre professorar em contexto de incertezas. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio de reuniões docentes na instituição, assim como pelo diário da pesquisadora e pelas conversas com outras agentes da comunidade escolar (famílias, alunos, funcionários). Analisamos as narrativas, relacionando-as com os decretos, leis, diretrizes, orientações que guiaram a ação docente no período pandêmico, assim como o retorno presencial, visando abordar a complexidade de fatores que influenciaram nossas atuações. Uma vez que, as vivências pandêmicas afetaram o sentipensar docente e discente, acarretando mudanças no ambiente escolar e na vida dos indivíduos.
Abstract: **
Palavras-chave: Escrevivência
Professorar
Pandemia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: JESUS, Ludimilla Dadiane Cardoso de. Professorar em tempos (pós) pandêmicos e de ensino (não) presencial: escrevivências de uma professora-coordenadora de escola pública rural no interior goiano nos anos de 2020 a 2022. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1389
Data de defesa: 14-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_LUDIMILLA_DADIANE_CARDOSO_DE_JESUS.pdfDissertação2,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.