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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Ludimilla Dadiane Cardoso de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8572883986986678por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036por
dc.contributor.referee1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.referee2Silva, Valéria Rosa da-
dc.contributor.referee3Conceição, Mariney Pereira-
dc.date.accessioned2024-01-25T19:04:25Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationJESUS, Ludimilla Dadiane Cardoso de. Professorar em tempos (pós) pandêmicos e de ensino (não) presencial: escrevivências de uma professora-coordenadora de escola pública rural no interior goiano nos anos de 2020 a 2022. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1389-
dc.description.resumoA educação foi uma das áreas mais impactadas com as transformações geradas pela pandemia, as professoras novamente se viram desafiadas a reestruturar suas práticas, para conseguir realizar o trabalho, promovendo condições de continuidade ao processo de ensino-aprendizagem Nessa perspectiva, de transformações vertiginosas, geradoras de experiências únicas, objetivamos analisar os impactos do distanciamento social e regime de aulas não presenciais, decorrentes da pandemia de COVID -19, no trabalho e na vida das professoras de uma escola rural da rede pública municipal de Faina-GO, assim como na vida da pesquisadora. Para isso, produzimos uma escrevivência (EVARISTO, 2005, 2009, 2016, 2017, 2020), interligando experiências pessoais e coletivas, sublinhando a conexão entre razão e emoção na prática docente. Ressaltamos, para tanto, a adesão ao termo “professorar” como ação constante que ultrapassa as funções predeterminadas à docência, englobando as ações de viver, interagir, construir e (re)significar a vida. A sustentação praxiológica utilizada nesta pesquisa encontra-se baseada na junção entre esperançar (FREIRE, 1998), sentipensar (Fals Borda, 2009) e corazonar (ARÍAS, 2010), formando o professorar, a fim de Dialogar com experiências (MICOOLI, 1997; 2007a; 2007b; 2010; 2014; CONCEIÇÃO 2005, 2006) e crenças (ARAGÃO, 2010; BARCELOS, 2013; OLIVEIRA, 2010, 2013), no mundo globalizado e tecnológico (pós)pandêmico (RONDI et al., 2002; RIBEIRO, 2022). E promover, assim, reflexões sobre professorar em contexto de incertezas. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio de reuniões docentes na instituição, assim como pelo diário da pesquisadora e pelas conversas com outras agentes da comunidade escolar (famílias, alunos, funcionários). Analisamos as narrativas, relacionando-as com os decretos, leis, diretrizes, orientações que guiaram a ação docente no período pandêmico, assim como o retorno presencial, visando abordar a complexidade de fatores que influenciaram nossas atuações. Uma vez que, as vivências pandêmicas afetaram o sentipensar docente e discente, acarretando mudanças no ambiente escolar e na vida dos indivíduos.por
dc.description.abstract**por
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-01-25T19:04:13Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_LUDIMILLA_DADIANE_CARDOSO_DE_JESUS.pdf: 2480202 bytes, checksum: 6fecb2c23b0acc089b0e3548a6f694cd (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscrevivênciapor
dc.subjectProfessorarpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleProfessorar em tempos (pós) pandêmicos e de ensino (não) presencial : escrevivências de uma professora-coordenadora de escola pública rural no interior goiano nos anos de 2020 a 2022por
dc.title.alternativeTeaching in (post) pandemic times and (non) face-to-face teaching : experiences of a teacher-coordinator at a rural public school in the interior of Goiás in the years 2020 to 2022eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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