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Tipo do documento: Dissertação
Título: O conceito de natureza nos livros didáticos de geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental I (PNLD 2019-2022) utilizados em escolas municipais da cidade de Goiânia-GO
Título(s) alternativo(s): The concept of nature in geography textbooks from the early years of Elementary School I (PNLD 2019-2022) used in municipal schools in the city of Goiânia-GO
Autor: Luciano, Nubia de Cássia 
Primeiro orientador: Martins, Patrick Thomaz de Aquino
Primeiro membro da banca: Martins, Patrick Thomaz de Aquino
Segundo membro da banca: Menezes, Priscylla Karoline de
Terceiro membro da banca: Souza, Murilo Mendonça Oliveira de
Resumo: Aparentemente simples, mas fundamentalmente complexo, o processo de construção e internalização do conceito de natureza tem seu início na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo o livro didático um recurso pedagógico à disposição do professor, a presente dissertação teve como objetivo analisar livros didáticos de Geografia dos anos inicias do Ensino Fundamental utilizados em escolas municipais da cidade de Goiânia, no período de 2019 a 2022, observando a construção do seu aporte teórico sobre o conceito de Natureza. Para tal, foram selecionados 12 livros, de quatro diferentes coleções, utilizados nos três primeiros anos do ensino fundamental de escolas municipais da cidade de Goiânia. Todos os livros são organizados em capítulos e unidades que sugerem conformidade com as Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular. Os conteúdos relacionados à natureza são atualizados, corretamente apresentados e a retratam como externalidade. Em relação ao conceito de natureza, os autores e autoras buscam valorizar as vivências dos estudantes, entretanto, se utilizam, frequentemente, de exemplos distantes da realidade da criança. Apesar do lugar, predominante nos livros didáticos dos primeiros e segundos anos, e da paisagem, que sobressai nos volumes dos terceiros anos, serem utilizadas como categorias, o Cerrado, domínio facilmente associado a ambas e à vivência do público alvo, não recebe a devida atenção. Ele está presente em apenas dois dos doze livros, não podendo, portanto, ser considerado como conteúdo didático à concepção de natureza na grande maioria dos livros avaliados neste trabalho. As figuras são pertinentes e em quantidade suficientes para o desenvolvimento das aprendizagens sobre natureza pelas crianças, com apenas uma coleção empregando figuras que destoam em termos de qualidade. Em relação às características que podem influenciar a apropriação da leitura e da escrita para a faixa etária que o livro é indicado, foi identificado um aumento na complexidade da linguagem utilizada ao longo dos anos, bem como uma menor adequação ao nível de ensino a que se propõe os livros didáticos. A tipologia das letras é outra característica que também se modifica conforme avança o ano do livro, passando de letra bastão, nos livros do primeiro ano e nos capítulos e unidades iniciais dos livros do segundo ano, para a tipografia maiúscula e minúscula nos demais. Todos os livros apresentam conteúdos complementares, os quais podem ser oportunos suprir lacunas pedagógicas à construção do conceito de natureza. O conteúdo sobre natureza no livro didático dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser uma alternativa para mudanças de paradigmas quanto à preservação e conservação da mesma. De modo antagônico, o que foi possível identificar nesta pesquisa foi uma visão neoliberal, onde a economia extrativista predomina e o Cerrado é diminutamente contemplado, o que pode resultar na desvalorização de ambos.
Abstract: It seems simple, but it is deeply complex the process of construction and internalization of the concept of nature. It begins in Kindergarten and in the early years of elementary school. As the textbook is a pedagogical resource available to the teacher, this dissertation aimed to analyze Geography textbooks of the initial years of Elementary Education used in Goiânia municipal schools from 2019 to 2022, observing the construction of its theorical contribuition on the concept of Nature. 12 books were selected, from four different collections, used in the first three years of elementary education in Goiânia municipal schools. All books are organized in chapters and units that suggest conformity with the Thematic Units of the Common National Curricular Base. The contents related to nature are updated, correctly presented and portray it as externality. Regarding the concept of nature, the authors try to value the students' experiences; however, they often use examples that are far from the children's reality. Although the place - predominant in the first and second year textbooks -, and the landscape - which stands out in the third year volumes -, are used as categories, the Cerrado, a domain easily associated to both and to the target public's experience, does not receive the due attention. It is only presented in two of the twelve textbooks. The pictures are relevant and in sufficient quantity to develop children's learning about nature, with only one collection that brings pictures that stand out in terms of quality. Regarding the characteristics that may influence the appropriation of reading and writing for the age group, to which the book is indicated, an increase in the complexity of the language used over the years was identified, as well as a lower adequacy to the level of education to which the textbooks are proposed. The typology of the letters is another characteristic that also changes as the year of the book progresses, changing from sticky type in the first year books and in the initial chapters and units of the second year books, to uppercase and lowercase in the others. All the books present complementary content, which can be appropriate to fill pedagogical gaps in the construction of the concept of nature. The content about nature in the textbook for the first years of elementary school can be an alternative for paradigm changes regarding its preservation and conservation. In an antagonistic way, it was possible to identify in this research a neoliberal vision, in which the extractive economy predominates and the Cerrado is little contemplated, that can result in the devaluation of both.
Palavras-chave: Cerrado
BNCC
Aprendizagem
Educação básica
Learning
Basic education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Geografia
Programa: Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Geografia
Citação: LUCIANO, Nubia de Cássia. O conceito de natureza nos livros didáticos de geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental I (PNLD 2019-2022) utilizados em escolas municipais da cidade de Goiânia-GO. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1312
Data de defesa: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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