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dc.creatorMorais, Carla Mariana Silva de-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Maria Dolores Martins de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.referee2Martins, Maria Dolores-
dc.contributor.referee3Luterman, Luana Alves-
dc.contributor.referee4Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.date.accessioned2025-08-15T14:11:09Z-
dc.date.issued2025-05-22-
dc.identifier.citationSilva, Carla Mariana Morais. (Sobre)Viver nas fissuras dos regimes discursivos: microrresistências de formadores de docentes em torno da (des)continuidade do curso de Letras na UEG – UnU Porangatu. 2025.142f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior. Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1777-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as microrresistências docentes no curso de Letras da Unidade Universitária de Porangatu da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com o objetivo de compreender as práticas cotidianas que emergem como resposta às políticas de precarização e racionalização que afetam a formação docente nas licenciaturas. A pesquisa parte dos conceitos de resistência e poder de Michel Foucault (2023), que aborda a resistência como imanente às relações de poder, não como uma negação, mas como uma forma de enfrentamento que surge dentro das estruturas de dominação. A investigação utiliza uma metodologia qualitativa, com uma abordagem etnográfica, tendo como instrumentos principais diários reflexivos e rodas de conversa com docentes da instituição. Além disso, se baseia nos conceitos de políticas públicas educacionais e na análise de como as estruturas de poder e as políticas neoliberais impactam o ensino superior, conforme discutido por Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) e Araújo (2021). Os resultados da pesquisa revelam que, embora a UEG enfrente desafios estruturais e financeiros, os docentes do curso de Letras desenvolvem práticas de resistência que, embora cotidianas e por vezes imperceptíveis, são essenciais para a manutenção do curso e para a afirmação de um projeto educativo crítico e socialmente engajado. Esses docentes, ao resistirem às imposições das normativas institucionais, não apenas garantem a continuidade do curso, mas também reafirmam o compromisso da universidade pública com a transformação social, como defendido por Moita-Lopes (2008). As microrresistências identificadas, como a organização de redes de apoio, a busca ativa por estudantes e a reinvenção das práticas de extensão, são práticas de liberdade que tensionam a lógica neoliberal de controle e produtividade que permeia a universidade pública. A análise das práticas docentes revela ainda a presença de uma governamentalidade neoliberal, como descrito por Foucault (2023), que busca transformar os sujeitos em “empreendedores de si” por meio da precarização das condições de trabalho. A resistência, nesse sentido, se dá não apenas na contestação explícita das normativas, mas na criação de alternativas para a permanência e fortalecimento da formação crítica. A pesquisa conclui que as microrresistências docentes não apenas denunciam os efeitos da precarização da educação superior pública, mas também produzem saberes coletivos que garantem a continuidade de um projeto educacional comprometido com a formação de cidadãos críticos e engajados socialmente.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the micro-resistances of teachers in the Letras course at the Unidade Universitária de Porangatu of the Universidade Estadual de Goiás (UEG), with the aim of understanding the everyday practices that emerge in response to the policies of precarization and rationalization that affect teacher education in the degree programs. The research draws on the concepts of resistance and power by Michel Foucault (2023), who views resistance as inherent to power relations, not as a mere negation, but as a form of confrontation that emerges within structures of domination. The study uses a qualitative methodology, with an ethnographic approach, relying primarily on reflective diaries and conversations with faculty members of the institution. Additionally, it builds on the concepts of educational public policies and analyzes how power structures and neoliberal policies impact higher education, as discussed by Libâneo, Oliveira, and Toschi (2012) and Araújo (2021). The results of the research reveal that, although UEG faces structural and financial challenges, the faculty in the Letras course develop resistance practices that, though everyday and sometimes imperceptible, are essential for maintaining the course and affirming a socially engaged, critical educational project. By resisting institutional norms, these faculty not only ensure the continuity of the course but also reaffirm the public university's commitment to social transformation, as advocated by Moita-Lopes (2008). The identified micro-resistances, such as the creation of support networks, the active recruitment of students, and the reinvention of extension practices, are acts of freedom that challenge the neoliberal logic of control and productivity that permeates public universities. The analysis of teaching practices also reveals the presence of neoliberal governmentality, as described by Foucault (2023), which seeks to transform individuals into “entrepreneurs of themselves” through the precarization of working conditions. Resistance, in this context, is not only expressed through explicit contestation of norms but also in the creation of alternatives for the continuity and strengthening of critical education. The research concludes that micro-resistances in teaching not only denounce the effects of the precarization of public higher education but also produce collective knowledge that ensures the continuity of an educational project committed to the formation of socially engaged, critical citizens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2025-08-15T14:06:19Z No. of bitstreams: 2 dissertação-Carla-Mariana-final-publicação(1).pdf: 850471 bytes, checksum: 385e16626810237e25e4b918903328c5 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docente - Microrresistências - Educação públicapor
dc.subjectEducação pública - Precarização - Universidade Estadual de Goiáspor
dc.subjectTeacher education - Micro-resistances - Public educationeng
dc.subjectPublic education - Precarization - Universidade Estadual de Goiáseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.title(Sobre)Viver nas fissuras dos regimes discursivos: microrresistências de formadores de docentes em torno da (des)continuidade do curso de Letras na UEG – UnU Porangatupor
dc.title.alternative(Surviving) in the cracks of discursive regimes: micro-resistances of teacher trainers around the (dis)continuity of the Literature course at UEG – UnU Porangatueng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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