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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileira
Autor: Batista, Tatiane Custódio da Silva
Primeiro orientador: Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Primeiro membro da banca: Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Segundo membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Terceiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Educação, escola e tecnologias, do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Considerando o caminho percorrido pelas políticas públicas e, diante de marcos legais que defendem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, o objetivo geral deste trabalho é analisar as relações entre Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação estabelecidas em marcos legais específicos para a Educação Básica brasileira. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, a pesquisa bibliográfica a respeito da concepção de educação fundamentou-se a partir de Saviani (1991; 1994; 1996; 2007; 2008; 2011; 2012), Freire (1987;1996;2000), Mészáros (2005), dentre outros autores que contribuem para a construção de uma ideia crítica de educação e, no que se refere à relação entre as TICs e a educação, temos como base, principalmente, Castells (2005; 2015) Santaella (1997; 2003; 2008; 2013; 2014), Bévort e Belloni (2009), Vargas (1999), Pretto (2001) e outros, que contribuíram para uma visão das TICs como construção cultural e histórica. A análise documental focou atuais marcos legais para a Educação Básica, buscando analisar as relações entre educação e TICs estabelecidas em seus textos, como: a) Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014 - PNE 2014-2024; b) Resolução no 4, de 13 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; c) Resolução no 5, de 17 de dezembro de 2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; d) Resolução no 7, de 14 de dezembro de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; Resolução no 2, de 30 de janeiro de 2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; f) Decreto no 6.300, de 12 de dezembro de 2007 – ProInfo Integrado. O trabalho está dividido em três Capítulos: 1o) Tecnologias e Tecnologias da Informação e Comunicação: trajetória e relação com a educação, que trata do caminho percorrido pelas tecnologias até chegar ao que conhecemos hoje e de sua relação com a educação; 2o) Tecnologias da Informação e Comunicação: inclusão digital e marcos legais para a Educação Básica, que aborda o que, à luz dos autores, entendemos por inclusão e apresenta políticas e ações para inserção das TICs na Educação, assim como os marcos legais definidos como nosso campo de estudo; 3o) Atuais marcos legais para a Educação Básica e o uso das TICs: das propostas às intenções veladas entre TICs e educação, em que os dados são apresentados a partir das unidades de análise depreendidas das leituras dos marcos legais: visão de Tecnologia da Informação e Comunicação e Educação nos documentos pesquisados; propostas para Inclusão, Inclusão digital ou Inclusão Social; Formação humana: entre o trabalho e o mercado de trabalho. Com base nos marcos legais analisados, destacamos ter a pesquisa demonstrado que a maior parte dos documentos caminha, principalmente, a partir de uma perspectiva não-crítica e alicerçada em valores do capital, segundo as concepções defendidas pelos autores que embasam o trabalho. Portanto, as TICs, por vezes, aparecem nos documentos sob uma visão tecnocrática; a inclusão indicada está mais ligada a questões de acesso do que à emancipação ou à autonomia do sujeito; e a educação defendida permeia intenções de atendimento ao capital e ao mercado. Desse modo, nos documentos ficou distante a percepção de uma proposta transformadora de educação.
Abstract: This research is part of a large area of Humanities, in the field of Education, language and technologies, research line of Education, School and Technologies, in the interdisciplinary Master Program in Education, Languages and Technologies of the Goiás State University (UEG). Considering the path travelled by public policies and, in the face of legal frameworks that support the Information and Communication Technologies (ICTs) in the school environment, the overall goal of this work is to raise and analyze the relationship between education and the Information and Communication Technologies established in legal frameworks for Basic Education in Brazil. It is qualitative research, which is carried out by means of a bibliographic and documental research. For both, the bibliographic research about the conception of education is based by Saviani (1991; 1994; 1996; 2007; 2008; 2011; 2012), Freire (1987;1996;2000), Mészáros (2005), among other authors who contribute to the construction of a critical idea of education and, with regard to the relationship between ICTs and education, we have as a basis, especially Castlles (2005; 2015) Santaella (1997; 2003; 2008; 2013; 2014), Bévort e Belloni (2009), Vargas (1999), Pretto (2001) and others, which have contributed to a vision of ICTs as a cultural and historic construction. The documentary analysis focused on the legal frameworks for Basic Education, seeking to analyze the relationship between education and ICTs established in its texts, such as: a) Law no. 13.005, on June 25th 2014 of the PNE 2014-2024; b) Resolution no. 4, dated July 13th 2010, the National Curricular Guidelines for Basic Education; (c) Resolution no. 5 of December 17th 2009 of the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education; d) Resolution no. 7, dated December 14th 2010 of the National Curricular Guidelines for Fundamental Education; e) Resolution no. 2, dated January 30th 2012 of the National Curricular Guidelines For Middle School; f) Decree no. 6.300, dated December 12th 2007 of the National Program of Educational Technology (ProInfo). The work is divided into three chapters: 1) Technologies and Information and Communication Technologies: history and relationship with the education, which deals with the path followed by the technologies until it gets to what we know today and its relationship with the education; 2) Information and Communication Technologies: digital inclusion and legal frameworks for Basic Education, which addresses what, in the light of the authors, we believe by inclusion and presents policies and actions for the integration of ICTs in education, as well as the legal frameworks defined as our field of study; 3) current legal frameworks for basic education and the use of ICTs: from the proposals to the obscured intentions between ICTs and education, in which data are presented from the stated analysis of the legal frameworks study: vision of the Information and Communication Technology and Education in the documents surveyed; proposals for inclusion, digital inclusion and Social Inclusion; Human Formation: between the job and the job marketplace. On the basis of the analyzed legal frameworks, we emphasize that the survey showed that most of the documents walks, mainly, from a perspective not critical and based on capital values, according to the concepts advocated by the authors that underlie the work. Therefore, the ICTs, sometimes appear in documents with a technocratic vision; the indicated inclusion is closer to access issues than to the person’s emancipation or autonomy; and the supported education permeates capital and market services intentions. In this way, based on legal frameworks, it has been being far away an educational changing proposal.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Educação
Marcos legais da Educação básica
Educação básica
Information and Comumunication Technology (ICTs) and education
Basic school legal frameworks
Basic school and the ICTs
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: BATISTA, Tatiane Custódio da Silva Batista. A Relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileiral. 2016. 126 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/885
Data de defesa: 14-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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