Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/884
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho, educação profissional e reestruturação produtiva : um estudo do ensino técnico integrado ao ensino médio no Campus Anápolis do IFG
Autor: Ribeiro, Tatiana Cristina
Primeiro orientador: Ferreira, João Roberto Resende
Primeiro membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Segundo membro da banca: Abreu, Sandra Elaine Aires de
Terceiro membro da banca: Faria , Sandra de
Resumo: Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem por objetivo analisar a formação proporcionada aos alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), tomando como objeto empíricoo campus Anápolis, a partir do estudo da relação entre trabalho e educação na sociedade capitalista, sobretudo das transformações advindas da reestruturação produtiva da década de 1970. Além de estudo bibliográfico, com suporte teórico de Antunes (2005, 2011), Cunha (2000), Frigotto (1999, 2010, 2012), Kuenzer (1991, 2009, 2011, 2012), Ramos (2012), entre outros, a pesquisa envolveu análise documental e pesquisa empírica por meio de questionários aplicados junto aos coordenadores e alunos concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Anápolis do IFG, além de entrevista com o diretor geral do referido campus. As análises permitem inferir que a constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia permeia a história da educação profissional no Brasil, transformando-se em cada momento histórico, segundo o cenário econômico, político, social e cultural vivenciado no país. O próprio sentido do trabalho sofreu transformações ao longo do tempo, afastando-se de sua essência enquanto produção da existência humana, degradando-se em decorrência da exploração capitalista. A proposta do ensino técnico integrado ao ensino médio, que entendemos ser um direito da classe trabalhadora, seria, em tese, assegurar ao aluno a formação profissional, muitas vezes necessária à sobrevivência e até mesmo à continuidade dos estudos, bem como sólida formação geral, garantindo assim a formação omnilateral dos sujeitos, numa perspectiva de formação integrada. A pesquisa aponta alguns aspectos positivos na formação dos alunos dos cursos técnicos integrados, sobretudo no campo da formação geral. Entretanto, alguns desafios ainda precisam ser superados, entre eles a própria construção da identidade dos cursos técnicos integrados, as dificuldades na integração curricular e na própria organização dos cursos, especialmente no que diz respeito ao excesso de disciplinas e limitações no campo da formação profissional.
Abstract: This work, a qualitative approach, aims to analyze the training provided to students of the integrated technical courses at the Federal Institute of Education, Science and Goiás Technology (IFG), taking as empirical object the campus Annapolis, from the study of the relationship between work and education in capitalist society, especially of the changes arising from the restructuring process of the 1970s Besides bibliographical study, with theoretical support Antunes (2005, 2011), Cunha (2000), Frigotto (1999, 2010, 2012), Kuenzer (1991, 2009, 2011, 2012), Ramos (2012), among others, the research involved document analysis and empirical research through questionnaires with the coordinators and senior students of technical courses integrated into the high school of the Annapolis campus IFG, plus an interview with the general director of that campus. The analyzes allow us to infer that the constitution of the Federal Institutes of Education, Science and Technology permeates the history of education in Brazil, becoming in every historical moment, according to the economic, political, social and cultural scene experienced in the country. The very meaning of work has been transformed over time, away from its essence as production of human existence, is degrading as a result of capitalist exploitation. The proposed integrated technical education to high school, which we believe is a right of the working class, would, in theory, ensure the student training, often necessary for survival and even the continuation of studies and solid general education, omnilateral thus ensuring formation of subjects in a training perspective integrated. The research points out some positive aspects in the training of students of integrated technical courses, especially in the field of general education. However, some challenges still need to be overcome, including the construction itself of the identity of integrated technical courses, difficulties in curriculum integration and in the organization of courses, especially with regard to excess disciplines and limitations in the field of vocational training.
Palavras-chave: Trabalho
Educação profissional
Ensino Técnico Integrado
Work
Professional education
Integradet Technical Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: RIBEIRO, Tatiana Cristina. Trabalho, educação profissional e reestruturação produtiva : um estudo do ensino técnico integrado ao ensino médio no Campus Anápolis do IFG. 2016. 129 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/884
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1503080139_dissertacao_tatiana_versao_final.pdfDissertação1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.