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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudos sobre leitura em língua inglesa : análise da pesquisa acadêmica stricto sensu produzida no Brasil entre 2001 e 2011
Autor: Reis, Iremar Sebastião dos
Primeiro orientador: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Primeiro membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Segundo membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes Pereira
Terceiro membro da banca: Freire, Silvana Matias
Resumo: A abrangência do campo da leitura e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, provocando transformações no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, refletem-se na diversificada produção científica da área que se encontra consolidada em periódicos científicos, bases de dados e nas bibliotecas das universidades. Para conhecer melhor o que tem chamado a atenção dos pesquisadores sobre o ensino da leitura em Língua Inglesa em nosso país, buscouse nesse trabalho denominado “Estado da Arte” reunir pesquisas (dissertações de mestrado e teses de doutorado) produzidas no Brasil, nas Universidades Federais entre 2001 e 2011. Assim, inventariamos e analisamos a trajetória do ensino da leitura no Brasil, por meio de um levantamento, com dados organizados por região, por tempo, estado e instituição de ensino, dados organizados por grau de titulação defendido, dados organizados por público-alvo e instituições, por nível de escolaridade de público-alvo (alunos) e de acordo com o foco predominante dentro do ensino da leitura, para ao final analisarmos com mais profundidade os conceitos, as concepções, os modelos e os processamentos de leitura encontrados nessas pesquisas, identificando se o referencial teórico utilizado nas pesquisas apresenta aspectos convergentes ou divergentes com os da prática de sala de aula dos respectivos pesquisadores. Os resultados da análise evidenciam a concepção interacionista e o modelo de leitura interativo como os preferidos dos pesquisadores quando se trata de pressupostos teóricos para nortear seus trabalhos, o que divergiu durante a pesquisa de campo, já que a maioria desses pesquisadores encontrou na prática de sala de aula, a concepção estruturalista e o modelo decodificativo de leitura como os mais presentes durante o processo.
Abstract: The scope of the field of reading and its interfaces with other knowledge areas, causing changes in the teaching and learning of English Language, are evidenced through the diverse scientific production consolidated in scientific journals, databases and in Universities’ libraries. To better understand what has drawn the attention of researchers on the teaching of reading in English language in our country, we attempted to gather in this State of Art research thesis and dissertations produced in federal universities in Brazil between 2001 and 2011. Thus, We organized and analyzed the trajectory of reading instruction in Brazil, through a survey, with data organized by region, time, and educational institution, degree of titration advocated, audience and institutions, by level of education of target audience (students) and in accordance with the predominant focus in the teaching of reading, to the end we analyze in more depth the conceptions, models and processes of reading found in these studies, identifying the theoretical framework used in the research presents convergent or divergent aspects with the practice of classroom of their researchers. The analysis results show the interactional conceptions and interactive reading model as the favorite of researchers when it comes to theoretical models to guide their work, which diverged during the field research assumptions, since most of these researchers found in the practice room class, the structuralist conception and botton up model reading as the most present during the process.
Palavras-chave: Estado de arte
Ensino de leitura
Língua inglesa
State of art
Teaching reading
English language
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: REIS, Iremar Sebastião dos. Estudos sobre leitura em língua inglesa : análise da pesquisa acadêmica stricto sensu produzida no Brasil entre 2001 e 2011. 2014. 122 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/836
Data de defesa: 25-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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