Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Iremar Sebastião dos-
dc.contributor.advisor1Silva, Barbra do Rosário Sabota-
dc.contributor.referee1Silva, Barbra do Rosário Sabota-
dc.contributor.referee2Pereira, Ariovaldo Lopes Pereira-
dc.contributor.referee3Freire, Silvana Matias-
dc.date.accessioned2021-11-22T11:09:13Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationREIS, Iremar Sebastião dos. Estudos sobre leitura em língua inglesa : análise da pesquisa acadêmica stricto sensu produzida no Brasil entre 2001 e 2011. 2014. 122 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/836-
dc.description.resumoA abrangência do campo da leitura e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, provocando transformações no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, refletem-se na diversificada produção científica da área que se encontra consolidada em periódicos científicos, bases de dados e nas bibliotecas das universidades. Para conhecer melhor o que tem chamado a atenção dos pesquisadores sobre o ensino da leitura em Língua Inglesa em nosso país, buscouse nesse trabalho denominado “Estado da Arte” reunir pesquisas (dissertações de mestrado e teses de doutorado) produzidas no Brasil, nas Universidades Federais entre 2001 e 2011. Assim, inventariamos e analisamos a trajetória do ensino da leitura no Brasil, por meio de um levantamento, com dados organizados por região, por tempo, estado e instituição de ensino, dados organizados por grau de titulação defendido, dados organizados por público-alvo e instituições, por nível de escolaridade de público-alvo (alunos) e de acordo com o foco predominante dentro do ensino da leitura, para ao final analisarmos com mais profundidade os conceitos, as concepções, os modelos e os processamentos de leitura encontrados nessas pesquisas, identificando se o referencial teórico utilizado nas pesquisas apresenta aspectos convergentes ou divergentes com os da prática de sala de aula dos respectivos pesquisadores. Os resultados da análise evidenciam a concepção interacionista e o modelo de leitura interativo como os preferidos dos pesquisadores quando se trata de pressupostos teóricos para nortear seus trabalhos, o que divergiu durante a pesquisa de campo, já que a maioria desses pesquisadores encontrou na prática de sala de aula, a concepção estruturalista e o modelo decodificativo de leitura como os mais presentes durante o processo.por
dc.description.abstractThe scope of the field of reading and its interfaces with other knowledge areas, causing changes in the teaching and learning of English Language, are evidenced through the diverse scientific production consolidated in scientific journals, databases and in Universities’ libraries. To better understand what has drawn the attention of researchers on the teaching of reading in English language in our country, we attempted to gather in this State of Art research thesis and dissertations produced in federal universities in Brazil between 2001 and 2011. Thus, We organized and analyzed the trajectory of reading instruction in Brazil, through a survey, with data organized by region, time, and educational institution, degree of titration advocated, audience and institutions, by level of education of target audience (students) and in accordance with the predominant focus in the teaching of reading, to the end we analyze in more depth the conceptions, models and processes of reading found in these studies, identifying the theoretical framework used in the research presents convergent or divergent aspects with the practice of classroom of their researchers. The analysis results show the interactional conceptions and interactive reading model as the favorite of researchers when it comes to theoretical models to guide their work, which diverged during the field research assumptions, since most of these researchers found in the practice room class, the structuralist conception and botton up model reading as the most present during the process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-18T19:56:59Z No. of bitstreams: 2 1502135786_dissertacaoiremar.pdf: 997549 bytes, checksum: ba8233b24c902f57c4891250a35ff137 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-22T11:09:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1502135786_dissertacaoiremar.pdf: 997549 bytes, checksum: ba8233b24c902f57c4891250a35ff137 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-22T11:09:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1502135786_dissertacaoiremar.pdf: 997549 bytes, checksum: ba8233b24c902f57c4891250a35ff137 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2014-02-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstado de artepor
dc.subjectEnsino de leiturapor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectState of arteng
dc.subjectTeaching readingeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstudos sobre leitura em língua inglesa : análise da pesquisa acadêmica stricto sensu produzida no Brasil entre 2001 e 2011por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1502135786_dissertacaoiremar.pdfDissertação974,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.