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Tipo do documento: Dissertação
Título: A casa e o ser: espacialidades na poesia lírica de Maria do Rosário Pedreira
Título(s) alternativo(s): The house and being: spatialities in the poetry of Maria do Rosário Pedreira
Autor: Mendonça Júnior, Klleber Moreira de 
Primeiro orientador: Felizardo, Alexandre Bonafim
Primeiro membro da banca: Felizardo, Alexandre Bonafim
Segundo membro da banca: David, Nismária Alves
Terceiro membro da banca: Ferreira, Elizete Albina
Quarto membro da banca: Frota, Adolfo José de Souza
Resumo: A poesia da portuguesa Maria do Rosário Pedreira tem o espaço da casa como centro fundamental de concepção de sua escrita poética. A espacialidade da casa envolve seus poemas pela força tocante do conteúdo confessional de sua linguagem e alteridade conflituosa incutidas na subjetividade do texto. A casa, nesta poesia, é um espaço aberto para as experiências amorosas entre o eu e o outro. Porém, o outro sempre parte, deixando quem enuncia aberto à solidão. Assim, dessa relação com o espaço da casa, nasce no ser uma violenta consciência de sua condição exígua de existência no mundo. O objetivo deste trabalho é perceber como se deslindam e se constituem os espaços da casa enquanto tecido imanente da poesia dessa poeta. Os poemas escolhidos para análise fazem parte dos quatros livros de poesia da autora supracitada, publicados de 1996 a 2012, e consideram os livros que compõem a sua poesia reunida: A Casa e o Cheiro dos Livros (1996), O canto dos Ventos nos Ciprestes (2001), Nenhum Nome Depois (2004) e a Ideia do Fim. O primeiro capítulo desta dissertação aborda os aspectos gerais dessa poesia quanto à linguagem, tradição e sua recepção frente à crítica de poesia; o segundo capítulo discute sobre a ideia de espaço em poesia, mais especificamente sobre o espaço da casa na obra da autora; o terceiro capítulo contextualizará as revisões teóricas dos capítulos anteriores, por meio de análises de poemas sobre o espaço da casa a partir do método de análise de poemas utilizado pelo crítico David Arrigucci Junior. (1990), no livro Humildade, Paixão e Morte: a poesia de Manuel Bandeira. As contribuições teóricas principais utilizadas nesta pesquisa advêm da fenomenologia do espaço pensada por Gaston Bachelard (2008), e a análise acerca do espaço da casa feita por Otto FriedrichBollnow (2000), entre outros autores da crítica de poesia moderna e contemporânea. A proposta de análise relativa à presença da casa na poesia de Maria do Rosário Pedreira é importante, pois contribui para os estudos sobre espaço e poesia nas criações da literatura recente.
Abstract: The poetry of the Portuguese poet Maria do Rosário Pedreira has the space of the house as a fundamental center for the conception of his poetic writing. The spatiality of the house surrounds his poems by the touching force of the confessional content of his language and conflicting alterity instilled in the subjectivity of the text. The house, in this poetry, is an open space for the loving experiences between the self and the other. However, the other always leaves, leaving the speaker open to loneliness. Thus, from this profound relationship with the space of the house, a violent awareness of its small condition of existence in the world is born. The objective of this work is to understand how the spaces of the house are unraveled and constituted as an immanent fabric of the poetry of this poet. The poems chosen for analysis are part of the four poetry books of the aforementioned author published from 1996 to 2012 and consider the books that make up her collected poetry: A Casa e o Cheiro dos Livros, Nenhum Nome Depois, O canto dos Ventos nos Ciprestes e A Ideia do Fim. The first chapter of this dissertation will address the general aspects of this poetry in terms of language, tradition and its reception in the face of poetry criticism; the second chapter will discuss the idea of space in poetry, more specifically about the space home in the author's work; the third chapter will contextualize the theoretical revisions of the previous chapters, through analysis of poems about the space of the house based on the method of analysis of poems used by the critic David Arrigucci Júnior. (1990), in the book Humildade, Paixão e Morte: a poesia de Manuel Bandeira. The main theoretical contributions used in this research come from the phenomenology of space created by the French phenomenologist Gaston Bachelard (2008) and the analysis about the space of the home of Otto F. Bollnow (2000) among other authors of the critique of modern and contemporary poetry. The proposal of analysis related to the presence of the house in the poetry of Maria do Rosário Pedreira is important, for contributing to studies on space and poetry in the creations of recent literature.
Palavras-chave: Maria do Rosário Pedreira
Casa
Espaço
Poesia portuguesa contemporânea
House
Space
Contemporary portuguese poetry
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: MENDONÇA JÚNIOR, Klleber Moreira de. A casa e o ser: espacialidades na poesia lírica de Maria do Rosário Pedreira. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/825
Data de defesa: 5-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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