Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/786
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professoras para o ensino crítico de língua portuguesa : uma experiência no curso de pedagogia por meio da plataforma "Blackboard"
Título(s) alternativo(s): Formación de profesoras para la enseñanza crítica de Lengua Portuguesa : una experiencia en el no curso de pedagogía por medio de la plataforma "Blackboard"
Autor: Araújo, Vitor Savio de 
Primeiro orientador: Lopes, Cristiane Rosa
Primeiro membro da banca: Lopes, Cristiane Rosa
Segundo membro da banca: Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa
Terceiro membro da banca: Freitas, Carla Conti de
Resumo: A proposta deste estudo é refletir a respeito das percepções de pensamento crítico por parte de um grupo de professoras em formação universitária em Pedagogia, de um centro universitário privado na cidade de Goiânia-GO. Essa proposta partiu da compreensão que tenho, como formador de professores/as de Língua Portuguesa no ensino superior, que tais aulas não sejam momentos para transmissão de conteúdos gramaticais, nas quais a figura e atuação dos/as professores/as prevaleçam sobre os/as alunos/as como os/as detentores/as do saber (FREIRE, 1987). Compreendo, também, que a formação crítica de docentes não deva ser voltada apenas para a atuação no ensino superior e/ou na educação básica, mas também para os primeiros anos do ensino fundamental. Para que isso aconteça, percebo ser necessário que os/as acadêmicos/as de Pedagogia estejam familiarizados/as com conceitos centrais da Linguística Aplicada Crítica e que tais conceitos façam parte da formação destes/as profissionais que também são professores/as de língua. Quanto às perspectivas críticas de educação linguística, tomo por referência as contribuições de Pennycook (2004; 2006), Monte Mor (2015, 2019), Jordão (2013, 2016), Moita Lopes (2006; 2013), dentre outros autores, e quanto à Pedagogia, me pauto em Freire (1987, 1996). Esta pesquisa, conforme Silvestre (2017), trata-se de uma pesquisa-formação, realizada durante os meses de março a junho de 2020, por meio de aulas remotas, utilizando a plataforma Blackboard, disponibilizada pela instituição de ensino superior para a realização de atividades on-line durante a pandemia da Covid-19. O material empírico é constituído por interações realizadas pelas participantes durante as aulas remotas, tais como: aulas remotas gravadas em vídeo e em áudio, questionários, além de notas de campo do pesquisador. Como objetivo geral, o estudo visa discutir uma experiência de formação de professores/as para o ensino crítico de LP, no curso de Pedagogia, com a proposta de responder as seguintes questões: Como as participantes, na condição de professoras universitárias em formação, compreendem o ensino crítico de língua portuguesa? Quais são as concepções das participantes sobre ser crítico? Na percepção das participantes, é possível ensinar língua portuguesa em uma perspectiva crítica nos anos iniciais do ensino fundamental? A partir dessas questões, desenvolvo reflexões acerca das concepções de criticidade e também discuto a respeito do ensino crítico de LP nos primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados indicam uma ampliação da percepção de crítico das participantes e a compreensão a respeito de se inserir nas aulas de LP momentos para reflexões, por meio de problematizações.
Abstract: El propósito de este estudio es hacer reflexiones sobre los conceptos de pensamiento crítico por parte de un grupo de profesoras en formación universitaria en Pedagogía, de un centro universitario privado de la ciudad de Goiânia-GO. Esta propuesta surgió de la comprensión que tengo, como docente de profesores de lengua portuguesa en la educación superior, que estas clases no son momentos de transmisión de contenidos gramaticales, en las cuales la figura y el desempeño de los docentes prevalecen sobre las/los estudiantes como poseedores/as del conocimiento (FREIRE, 1987). Comprendo, también, que la formación crítica de docentes no debe estar direccionada solo al desempeño en la educación superior y/o la educación básica, sino también a los primeros años de la educación primaria. Para que esto ocurra, me doy cuenta de que es necesario que los/las académicos/as de Pedagogía estén familiarizados/as con los conceptos centrales de la Lingüística Aplicada Crítica y que estos conceptos hagan parte de la formación de estos/as profesionales que también son profesores/as de lengua. En cuanto a las perspectivas críticas de la educación lingüística, tomo como referencia los aportes de Pennycook (2004; 2006), Monte Mor (2015, 2019), Jordão (2013, 2016), Moita Lopes (2006; 2013), entre otros autores, y cuánto a la Pedagogía, me utilizo de Freire (1987, 1996). Esta investigación, según Silvestre (2017), es una pesquisa-formación, realizada durante los meses de marzo a junio de 2020, a través de clases a distancia, utilizando la plataforma Blackboard, puesta a disposición a alumnos/as y maestros/as por la institución de educación superior para la realización de actividades online durante la pandemia de Covid-19 en el año de 2020. El material empírico consta de interacciones realizadas por las participantes durante las clases remotas, tales como: clases online grabadas en video y audio, cuestionarios, además de las notas de campo del investigador. Como objetivo general, el estudio visa discutir una experiencia de formación docente para la enseñanza crítica de LP, en el curso de Pedagogía, con la intención de dar respuesta a las siguientes preguntas: ¿Cómo las participantes, en condición de docentes universitarias en formación, comprenden la enseñanza crítica de lengua portuguesa? ¿Cuáles son las opiniones de las participantes sobre ser crítico? En la percepción de las participantes, ¿es posible enseñar portugués desde una perspectiva crítica en los primeros años de la escuela primaria? Con base en estas preguntas, hago reflexiones sobre los conceptos de criticidad y también discuto la enseñanza crítica de LP en los primeros años de la escuela primaria. Los análisis indican una ampliación de la percepción del concepto de crítico por las participantes de la pesquisa y una comprensión con respecto a la inserción en las clases de LP de espacios para reflexiones por medio de las problematizaciones.
Palavras-chave: Formação crítica
Ensino de língua portuguesa
Linguística aplicada crítica
Educación crítica
Enseñanza de lengua portuguesa
Lingüística aplicada crítica
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: ARAÚJO, Vitor Savio de. Formação de professoras para o ensino crítico de língua portuguesa: uma experiência no curso de pedagogia por meio da plataforma "Blackboard". 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/786
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITOR_SAVIO_DE_ARAUJO.pdfDissertação1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.