Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/620
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino com pesquisa a partir da ampliação dos níveis de percepção da realidade na formação docente: olhares sob um certo pé de laranja lima
Título(s) alternativo(s): Teaching with research based on the expansion of the levels of perception of reality in teacher education: looks under a certain lime orange tree.
Autor: Lobo, Camila da Rocha 
Primeiro orientador: Suanno, João Henrique
Primeiro membro da banca: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
Segundo membro da banca: Moraes, Maria Cândida Borges de
Terceiro membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Quarto membro da banca: Silvestre, Viviane Pires Viana
Resumo: A presente pesquisa teve sua origem na inquietude da pesquisadora em buscar uma maior compreensão sobre os caminhos do ensino com pesquisa durante a formação docente e sua relação com os níveis de percepção da realidade, sob a ótica da Complexidade. O problema investigativo aqui abordado foi: o ensino com pesquisa possibilita a ampliação dos níveis de percepção da realidade durante a formação docente? Partiu-se da premissa de que a pesquisa pode ser fonte de emancipação teórica, metodológica e crítica no intuito de enxergar mudanças na capacidade de interpretação e visão de mundo, como também ampliar os níveis de percepção da realidade. Dessa forma, foi definido como objetivo geral investigar as características do ensino com pesquisa que proporcionem a ampliação dos níveis de percepção da realidade durante a formação docente. Como objetivos específicos, foram estabelecidos: compreender os pressupostos teóricos e metodológicos do ensino com pesquisa; descrever as possibilidades e implicações do uso da pesquisa na formação docente e analisar uma possível relação entre o ensino com pesquisa e a ampliação dos níveis de percepção da realidade tendo como viés a epistemologia da complexidade. A escrita deste trabalho justificou-se pela necessidade de ressignificar a pesquisa em um contexto que não se limita apenas à formação do pesquisador, mas com o intuito de compreender outras possibilidades na formação docente e aprofundar estudos sobre sua ligação com a ampliação dos níveis de realidade, que levem a uma maior autonomia e criticidade do ser professor. A pesquisa constitui-se de um estudo bibliográfico sob a ótica de Gil (2002), de abordagem qualitativa à luz do pensamento complexo de Morin (2007, 2015a, 2015b, 2019) e na perspectiva de desenvolvimento ecossistêmico desenvolvida por Moraes e Torre (2006). A análise foi baseada na literatura consultada e sob o olhar dos autores abordados. Com a presente pesquisa foi possível compreender que o ensino com pesquisa é um componente de real importância, na concepção dos métodos interativos de ensino, que considerem os diferentes olhares e percepções de mundo na formação docente. Quanto mais acurada a percepção e a autopercepção da realidade e do processo de ensino e aprendizagem, mais o ensino com pesquisa se torna relevante para o entendimento e compreensão de atitudes dos atores neles envolvidos, sejam professores ou alunos. Essa abordagem favorece a existência e a legitimidade de outras possibilidades de visões de mundo e pensamentos, e, portanto, outro nível de realidade.
Abstract: This research had its origin in the researcher's intention to seek a greater understanding of the paths of teaching-as-research during teacher training and its relations with reality perception levels from Complexity's perspective. The research problem is: teaching-as-research makes it possible to enlarge reality perception levels throughout teacher training? It started from the premise that research can be a source of theoretical, methodological, and critical emancipation since enables changes to be noticed in the researchers' world view and enlarge their reality perception levels. Thus, this research's general objective is to analyze the teaching-as-research characteristics that provide the enlargement of reality levels perception throughout teacher training. The specific objectives are: To understand the theoretical and methodological assumptions of teaching-as-research, describe the possibilities and implications of using research in teacher's training, and investigate a possible relation between teaching-as-research and the enlargement of reality perception levels with the epistemology of Complexity as the bias. This study is justified by the need to reframe research so that it is not limited to researchers' training but to understand the other possibilities of teacher training and expand the levels of reality that point to the autonomy and criticality of teachers. The research consists of a bibliographic study from the perspective of Gil (2002), with a qualitative approach in the light of Morin's Complex Thought (2007, 2015a, 2015b, 2019) and in the perspective of the Ecosystemic Development by Moraes and Torre (2006). The analyses were carried out after the research development, based on the consulted works and the approached authors. With this research, it was possible to understand that teaching-as-research has vital importance to implement interactive teaching methods that consider different world views in teacher training. The more accurate the perception and self-perception of both reality and the teaching and learning process, the more teaching-as-research becomes relevant to understating and decision making of the subjects involved, whether teachers or students. In short, such an approach favors the existence and legitimacy of other possibilities of thoughts and world views, and therefore, another reality level.
Palavras-chave: Ensino com Pesquisa
Formação Docente
Complexidade
Níveis de Percepção da Realidade
Teaching-as-research
Teacher training
Complexity
Reality Perception Levels
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: LOBO, C.R. O ensino com pesquisa a partir da ampliação dos níveis de percepção da realidade na formação docente: olhares sob um certo pé de laranja lima. 2021.127 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/620
Data de defesa: 23-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Camila R. Lobo.pdfDissertação1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.