???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/591
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reestruturação produtiva e dependência econômica : agronegócio de laticínios e pequenos produtores rurais de Bela Vista de Goiás (1986-2019)
Título(s) alternativo(s): Productive restructuringand economic dependence : the impactsofdairy agribusiness on the lifestyles of small rural producers in Bela Vista de Goiás (1986-2017)
Autor: Souza, Amanda Barbosa de 
Primeiro orientador: Meira, Júlio Cesar
Resumo: As décadas de 1980 e 1990 foram de mudanças significativas na produção agropecuária, acompanhando um processo que se iniciou na produção industrial urbana e que se tornou conhecido como reestruturação produtiva. Com base na ideologia neoliberal, a reestruturação produtiva no campo significou adequar os sistemas produtivos à lógica do mercado, ingressando no que conhecemos como agronegócio, mesmo no caso dos pequenos e médios produtores rurais, frequentemente impulsionados/obrigados pelo crescente monopólio da produção e comércio dos bens produzidos por empresas e outras instituições econômicas, como as cooperativas. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa buscou compreender o papel de uma das maiores indústrias de laticínios do Brasil, a Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba, no processo de reestruturação produtiva de sua cadeia de fornecedores, no município de Bela Vista de Goiás. Criada na década de 1980, ao mesmo tempo em que se tornava a maior indústria da cidade de Bela Vista de Goiás e das cidades vizinhas, monopolizando a produção de laticínios, tornou os produtores de leite locai s dependentes de sua política de compras, que exigia crescente mecanização da produção, modernização e uniformização dos processos. Na mesma medida, buscamos compreender de que maneira os modos de vida do homem no campo também foram alterados. Metodologicamente a pesquisa optou, inicialmente, por uma revisão da literatura a respeito do tema, dos conceitos e categorias utilizados. Na pesquisa de campo, a opção foi pelo estudo de caso, utilizando como abordagem os procedimentos da História Oral, partindo de entrevistas com questionários préestabelecidos e indutivos, com pequenos produtores rurais inseridos na cadeia de fornecimento do Laticínios Bela Vista, para entender a forma que eles elaboram a memória, tanto da dependência quanto das mudanças vivenciadas nas últimas três décadas.
Abstract: The 1980s and 1990s sawsignificantchanges in agriculturalproduction, accompanying a processthatbegan in urban industrial productionandbecameknown as productiverestructuring. Basedon neoliberal ideology, theproductiverestructuring in thecountrysidemeantadaptingtheproductive systems tothelogic of the market, enteringwhatweknowas agribusiness, even in the case ofsmallandmedium rural producers, oftendriven / compelledbythegrowingmonopolyofproduction and trade in rural areas. Goodsproducedbycompaniesandothereconomicinstitutions, such as cooperatives. Base don’t hispremise, thisresearchseekstounderstandthe role ofone of the largestdairy industries in Brazil, Piracanjuba owner, ownerofhePiracanjuba brand, in the processo fproductiverestructuringof its supplychain, in themunicipalityof Bela Vista de Goiás. Founded in the 1980s, whilebecomingthelargestindustry in thecityof Bela Vista de Goiás andsurroundingcities, monopolizingdairyproduction, it made local dairyfarmersdependentontheirincreasinglydemandingpurchasing policy. Mechanizationofproductionandmodernizationandstandardizationof processes. In thesamevein, weseektounderstandhowman'swaysoflife in thecountrysidehavealsochanged. Methodologically, theresearchinitiallyopted for a literaturereviewonthetheme, conceptsandcategoriesused. In thefieldresearch, weopted for the case study, usingthe Oral History procedures as an approach, startingfrom interviews withpreestablishedandinductivequestionnaires, withsmallfarmersinserted in thesupplychainofthe Bela Vista Dairy, tounderstandthe Inthiswaytheyelaboratethememoryofboththedependenceandthechangesexperienced in thelastthreedecades.
Palavras-chave: Reestruturação produtiva
Dependência econômica
Agronegócio
Modos de Vida
Productive restructuring
Economic dependence
Agribusiness
Lifestyle
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e Sociedade
Programa: Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade
Citação: SOUZA, A. B. Reestruturação produtiva e dependência econômica : agronegócio de laticínios e pequenos produtores rurais de Bela Vista de Goiás (1986-2019). 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste – Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/591
Data de defesa: 7-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao__AMANDA_versao_final.pdfDissertação_Mestrado em Ambiente e Sociedade1,61 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.