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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1745
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Caminhos de Cora : a estética da recepção de "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais" de 1965 a 1985 |
Título(s) alternativo(s): | Paths of Cora : the aesthetics of reception of "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais" from 1965 to 1985 |
Autor: | Souza, Jaqueline de Moura ![]() |
Primeiro orientador: | Araújo, Márcia Maria de Melo |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Márcia Maria de Melo |
Segundo membro da banca: | Britto, Clóvis Carvalho |
Terceiro membro da banca: | David, Nismária Alves |
Resumo: | Esta dissertação investigou a recepção de Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais — primeiro livro publicado de Cora Coralina — dos anos 1965 a 1985. Nosso objetivo foi compreender como essa obra, centrada nas memórias e costumes do interior goiano, foi recebida e assimilada nas duas décadas seguintes a seu lançamento. Para essa finalidade, apresentamos os fundamentos da estética da recepção e a figura do leitor, nas abordagens de Hans Robert Jauss e Wolfang Iser. Dada a discreta repercussão da primeira edição de Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais e o hiato de treze anos até o relançamento pela Imprensa da Universidade Federal de Goiás, a pesquisa partiu da hipótese de que a recepção pública, fruto da iniciativa editorial, foi fundamental para que a obra conquistasse visibilidade e alcançasse projeção nacional. Ponto significativo de nosso estudo é a investigação de Cora Coralina como leitora. Para tanto, examinamos a biblioteca da poetisa, com base nos livros catalogados de seu acervo; aludimos a declarações da autora; e perscrutamos seu trabalho como vendedora de livros em São Paulo. Nesse processo, identificamos uma figura pouco conhecida que teria influenciado a formação de Ana Lins como leitora e, posteriormente, como escritora. Examinamos, ainda, os primeiros textos de Cora Coralina, que antecederam a publicação de sua obra inaugural. Sob essa perspectiva, metodologicamente, investigamos os primeiros textos literários e documentais que caracterizam a recepção da obra inaugural de Cora Coralina e analisamos as características estéticas e editoriais das seis primeiras edições, que contaram com a autora em vida. Como resultado: corroboramos a relação autor-obra-leitor, delineada por Jauss e Iser; validamos o reconhecimento e o valor auferido pelos primeiros críticos ao “modo diferente de contar velhas estórias”, proposto por Cora Coralina; confirmamos a importância da estratégia editorial para a difusão do livro e para a notoriedade da poetisa; conhecemos e compreendemos o repertório literário de Cora Coralina, sua relação com a leitura e os primeiros textos que estabeleceram as bases de sua poética. Ao oferecer uma perspectiva a respeito dos primeiros leitores e da recepção inicial de Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais — que neste ano completa 60 anos de publicação —, esta dissertação contribui para o campo dos estudos literários, especialmente o da teoria da recepção, por explorar suas bases e a complexidade da figura do leitor. Além disso, busca destacar o vasto repertório literário de Cora Coralina, sua relação com a leitura e a singularidade de sua escrita, reafirmando o valor de sua obra não apenas para a literatura regional, mas também para o panorama literário nacional. |
Abstract: | This research investigates the reception of Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais — the first published book by Cora Coralina — from 1965 to 1985. Our objective is to understand how this work, centered on the memories and customs of the interior of Goiás, was received and assimilated in the two decades following its release. To this end, we present the foundations of the Aesthetics of Reception and the figure of the reader, according to the approaches of Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser. Given the modest reception of the first edition of Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais and the thirteen-year hiatus until its re-release by the Press of the Federal University of Goiás, this research operates under the hypothesis that public reception, driven by editorial initiative, was essential for the work to gain visibility and achieve national recognition. A significant aspect of our study is the investigation of Cora Coralina as a reader. To this end, we examine the poetess’s library, based on the cataloged books from her collection; reference statements made by the author; and explore her work as a bookseller in São Paulo. In this process, we identify a little-known figure who may have influenced Ana Lins’s formation as a reader and, later, as a writer. We also examine the early texts of Cora Coralina, which preceded the publication of her inaugural work. From this perspective, methodologically, we investigate the first literary and documentary texts that characterize the reception of Cora Coralina’s inaugural work and analyze the aesthetic and editorial characteristics of the first six editions, which were published while the author was still alive. As a result, we corroborate the author-work-reader relationship outlined by Jauss and Iser; validate the recognition and value attributed by the first critics to the “different way of telling old stories” proposed by Cora Coralina; confirm the importance of the editorial strategy for the diffusion of the book and the poetess’s notoriety; uncover and understand Cora Coralina’s literary repertoire, her relationship with reading, and the initial texts that established the foundations of her poetics. By offering a perspective on the first readers and the initial reception of Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais — which marks its 60th anniversary this year — this dissertation contributes to the field of literary studies, especially Reception Theory, by exploring its foundations and the complexity of the figure of the reader. Furthermore, it seeks to highlight Cora Coralina’s vast literary repertoire, her relationship with reading, and the singularity of her writing, reaffirming the value of her work not only for regional literature but also for the national literary panorama. |
Palavras-chave: | Cora Coralina Estética da recepção Literatura Poemas dos becos de Goiás e estórias mais Reception aesthetics Literature |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
Citação: | MOURA, Jaqueline. Caminhos de Cora: a estética da recepção de "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais" de 1965 a 1985. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1745 |
Data de defesa: | 28-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTACAO_JAQUELINE_DE_MOURA_SOUZA.pdf | Dissertação | 8,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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