Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1701
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas entrelaçadas : práticas de letramentos digitais na formação de professores de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Interwoven narratives : digital literacy practices in the training of portuguese language teachers
Autor: Leal, Carina Gomes 
Primeiro orientador: Freitas, Carla Conti de
Primeiro membro da banca: Freitas, Carla Conti de
Segundo membro da banca: Pereira, Paula Graciano
Terceiro membro da banca: Lopes, Cristiane Rosa
Resumo: Es ta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade, trata de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a construção do conceito de letramentos na formação de professores de Língua Portuguesa. O objetivo ger al é investigar a construção do conceito de letramento durante as oficinas com professores(as) de Língua Portuguesa que atuam em turmas do 5º ano dos Anos Iniciais. A fundamentação teórica da pesquisa baseia se em autores como Barton, Hamilton, Ivanic (200 0), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Kleiman (1995), Monte Mór (2019, 2020), Rojo (2012) e Soares (2020), para embasar uma discussão sobre letramentos e culturas digitais. O método adotado é a pesquisa qualiquantitativa com abordagem interpretativa ancor ada nos estudos de Lüdke e André (2014) e Minayo (2009, 2014), para compreender as experiências e quantificar os dados. Para a geração dos dados da pesquisa, convidamos as professoras de Língua Portuguesa que atuam no 5º ano, Anos Iniciais, lotadas no ano de 2025 na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jussara, estado de Goiás. Utilizamos os seguintes instrumentos para a geração de dados: a) produções de minicontos (docente) com o tema “cenas cotidianas”; b) interações entre os participantes durant e as discussões nas oficinas, que foram gravadas e transcritas; c) questionários ( Google Forms ) aplicados ao longo do processo de geração de dados, os quais também foram transcritos; d) análise das práticas sociais contidas na produção do miniconto; e) ofi cinas de letramento digital para compreender o conceito de letramento, as práticas sociais e o gênero miniconto. A escolha de utilizar cenas do dia a dia como ponto de partida para práticas de letramento é fundamentada na compreensão das necessidades lingu ísticas em diferentes contextos, visando explorar novas linguagens de gêneros discursivos. O feedback final dos participantes demonstra que as docentes participantes reconheceram, nas oficinas, as práticas de letramento, a fim de integrar saberes relaciona dos ao ensino e à aprendizagem na perspectiva dos letramentos.
Abstract: This dissertation, developed in the Postgraduate Program in Language, Literatu re, and Interculturality, investigates the construction of the concept of literacy in the training of Portuguese Language teachers. The primary aim is to examine how literacy concepts are constructed during workshops with Portuguese language teachers who w ork with 5th year students in the Early Years. The theoretical foundation draws on the works of Barton, Hamilton, Ivanic (2000), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Kleiman (1995), Monte Mór (2019, 2020), Rojo (2012), and Soares (2020), supporting a discu ssion about digital literacy and cultures. The adopted methodology combines qualitative and quantitative research with an interpretative approach, anchored in the studies of Lüdke and André (2014) and Minayo (2009, 2014). This approach aims to understand e xperiences and quantify the data. For data generation, we invited Portuguese language teachers working in the 5th year of the Early Years in 2025, at the Municipal Department of Education and Culture of Jussara, Goiás. We used the following instruments: a) Mini story productions by teachers with the theme "everyday scenes"; b) Recorded and transcribed interactions between participants during workshop discussions; c) Questionnaires (Google Forms) carried out during the data generation process, also transcrib ed; d) Analysis of the social practices in the mini stories; e) Digital literacy workshops to understand literacy concepts, social practices, and the mini story genre. The choice of everyday scenes as a starting point for literacy practices is based on und erstanding linguistic needs in various contexts, aiming to explore new discursive genre languages. The final feedback from participants demonstrates that the workshops successfully integrated literacy practices into teaching and learning from a literacy pe rspective.
Palavras-chave: Formação docente
Letramento digital
Prática social
Miniconto
Teacher training
Digital literacy
Social practice
Mini story
Genre languages
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::TEORIA LITERARIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: LEAL, Carina. Narrativas entrelaçadas: práticas de letramentos digitais na formação de professores de língua portuguesa. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1701
Data de defesa: 14-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_CARINA_GOMES_LEAL.pdfDissertação4,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.