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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores: reflexões sobre a prática docente como estratégia para a elaboração de módulo instrucional
Autor: Silva, Nara Alinne Nobre da 
Primeiro orientador: Roberto, Claudio Roberto Claudio
Primeiro membro da banca: Benite, Claudio Roberto Machado
Segundo membro da banca: Field's, Karla Amancio Pinto
Terceiro membro da banca: Queirós, Wellington Pereira de
Resumo: A prática docente enseja professores que consigam corporificar atitudes críticas e reflexivas para si e para o cotidiano escolar, considerando o contexto e particularidades dos alunos. Para tal, defendemos o papel do professor reflexivo, pois concebe reflexão da prática docente como um instrumento metodológico para repensá-la e melhorar a qualidade do trabalho educativo crítico e o reconhecimento do ensino como uma prática social. Assim, o presente trabalho visa contribuir com a formação reflexiva de um grupo de professores (Química, Biologia, Sociologia) de uma escola pública da rede estadual de Goiás, que partindo da necessidade da prática, objetiva o planejamento e design de módulos instrucionais contextuais para suas aulas. A partir de diálogos e planejamentos entre pesquisadora e o grupo pesquisado, em busca de caminhos para a reflexão e a criticidade contrapondo ao profissional reprodutor de ideias desenvolvidas por especialistas, esta investigação contém elementos da Pesquisa Participante (PP), pois trata de uma atividade educativa de investigação e ação social. Adotou-se a PP prevista em quatro etapas: Montagem institucional do projeto – proposta de produção de material instrucional contendo conteúdos sugeridos pelos professores da escola; Estudo da população envolvida – caracterização da escola e dos participantes da pesquisa; Análise crítica dos problemas a serem resolvidos – investigação sobre os cursos de formação docente e da produção de materiais didáticos; Execução de um plano de ação – elaboração e aplicação do módulo instrucional, gravados em áudio e vídeo para posterior análise. Os nossos resultados apontam que apesar da necessidade, poucos professores se disponibilizam a aproximação Universidade-Escola, alegando ônus sem bônus. Esbarramos também nas limitações do contexto o qual o trabalho docente se estabelece, como nas longas jornadas de trabalho, as metas e burocratização da instituição escolar, ao incentivo por parte dos programas governamentais, e a própria disponibilidade dos professores. No que tange ao produto educacional foi desenvolvido um módulo instrucional composto por quatro Unidades temáticas, abrangendo conteúdos da primeira série do ensino médio, com ênfase na disciplina de Química, mas que através de uma abordagem interdisciplinar contempla conteúdos das disciplinas de Geografia, Biologia, História e propõe discussões intermediadas pelo campo da Sociologia. No decorrer da pesquisa observou-se que durante os encontros e diálogos com os professores alguns assuntos foram abordados de forma incipiente, mas que os estimularam a busca de novos conhecimentos. O planejamento e a aplicação do módulo instrucional propiciaram discussões a cerca de estratégias e metodologias que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, os envolvidos perceberam a possibilidade de um trabalho em parceria, com reflexões teóricas e práticas assimétricas, contribuindo para a formação e melhoria da própria prática, fundamentais para um ensino de qualidade.
Abstract: The teaching practice motivates teachers to be able to embody reflexive and critics atitudes to themselves and the daily school, considering both context and students particularities. Therefore, the reflective teacher role is supported here, since it conceives reflexion of the practical teaching as a methodological tool to rethink it and improve the critical educational work’s quality and the acknoledgment of teaching as a social practice. Thus, this work intends to contribute to the reflective formation of a group of teachers (Chemistry, Biology, Sociology) of a public school from the state network of Goiás, which from the necessity of practice, aims for the planning and designing of contextual instructional modules of their classes. Through dialogues and plannig between the researcher and the research group, searching paths to reflection and criticality opposing to the ideas reproductive professional developed by specialists, this research contains elements of the “Pesquisa Participante (PP)” or “Participating Research”, since it is about a educational activity of investigation and social action. The PP was applied in four stages: Institutional assembly of the project – proposal of the production of instructional material containing contents suggested by the school teachers; Study of the involved population – characterization of the school and their research participants; Critical analysis of the unsolved problems – investigation on the teaching trainig courses and didatic material production; Execution of an action plan – elaboration and application of the instructional module, recorded in audio and video for later analysis. The results indicate that despite the need, few teachers are avaliable for a University-School approach, claiming no return on their efforts. Also, we faced the limitations on the context in which the teaching practice estabilish itself, such as long work hours, the goals and the bureaucratization of the school, the incentive of government programs and teacher’s availability. Regarding the educational product a instructional module was developed composed by four Thematic units, covering contents from the first grade of high shcool, with emphasis on the Chemistry discipline, which from an interdisciplinary approach contemplates contents of Geography, Biology, History and proposes discussions mediated by the Sociology field. It was observed during the research that on the meetings and dialogues with the teachers some subjects were approached incipiently, but later this pushed them to seek new knowledges. The planing and application of the instructional module led to discussions about strategies and methodologies to favor the teaching-learning process. At last, the ones involved realized the possibilities of a partnership work, with theoretical reflections and assymmetrical practices, contributing to the formation and improvement of practice itsel, fundamental for a quality teaching.
Palavras-chave: Formação docente
Professor reflexivo
Pesquisa participante
Módulo instrucional
Teaching formation
Reflective teacher
Participating research
Instructional module
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SILVA, N.A.N. Formação de professores: reflexões sobre a prática docente como estratégia para a elaboração de módulo instrucional. 2016. 226 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/352
Data de defesa: 27-Jan-2016
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