???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/351
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática crítico transformadora com foco na produção, exibição e divulgação de audiovisuais sobre questões energéticas no mundo com alunos do ensino médio
Autor: Freitas, Victor Menezes de 
Primeiro orientador: Queirós, Wellington Pereira de
Primeiro membro da banca: Quéiros, Wellington Pereira de
Terceiro membro da banca: Recena, Maria Celina Piazza
Quarto membro da banca: Almeida, Claudio Magalhães de
Resumo: Investiga-se neste trabalho de pesquisa o processo de exibição/produção de audiovisuais críticos-transformadores, por alunos do ensino médio, sobre a temática energia, na perspectiva das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), assumindo como pressuposto educacional a concepção crítico-transformadora e libertadora de Paulo Freire. Solicita-se, então, que assumamos uma postura crítica, que supere a concepção técnica e antropocentrada do uso das tecnologias, para outra de ordem epistemológica progressista, o que nos permitiu adicionar a produção de audiovisuais críticos-transformadores à articulação FREIRE-CTSA, definida por Auler (2002), daí obter a articulação FREIRE-CTSA com a Exibição/Produção Audiovisual Crítico Transformadora (FREIRE-CTSA-AVCT). Temos a expectativa de que esta articulação nos permita entender por que o processo de produção de um audiovisual pode contribuir para a participação dos estudantes nos processos decisórios, a fim de superar os mitos criados acerca da Ciência e Tecnologia. Como suporte Teórico Metodológico de Pesquisa, utilizamos a pesquisa participante, definida por Rosa (2013), como progressista, dentro da perspectiva qualitativa das pesquisas sociológicas. Desta forma, esta pesquisa pode dialogar com a proposta pedagógica problematizadora de Paulo Freire (1987) e o enfoque CTSA, cuja intenção é identificar as possíveis contradições sociais da realidade vivida pelos sujeitos-objetos da pesquisa, a fim de conseguir a transformação social dos mesmos. Como proposição didático-pedagógica deste trabalho, construímos uma Sequência Temática baseada no Tema Gerador, utilizando a articulação entre a Análise Textual Discursiva e a Investigação Temática, definida por Torres, et. al. (2008) (ATD-IT). Esta articulação permitiu-nos reconhecer, analisar e interpretar as contradições sociais vividas pelos alunos, a fim de obtermos o Tema Gerador, que é A Energia no Mundo, bem como, selecionarmos os conteúdos críticos necessários para a construção e implementação da ST crítico-transformadora, referente ao ensino de Ciências/Física. A intervenção com a ST permitiu avanços consideráveis em um grupo de alunos, do ensino médio, no que refere à superação do mitos de CT. Assim, os alunos identificaram a Falsa Generosidade Tecnológica (FGT) expressa nos modos de usos dos eletrodomésticos, bem como identificaram como a mídia a utiliza para criar um consumidor ideal. Ainda, desenvolveram ações sociais diretas, via cultura do incentivo ao engajamento em intervenções sobre o alto consumo de eletrodomésticos, disponíveis em supermercados, além de iniciarem um processo de participação, nos processos decisórios de CT ao protocolarem, na Câmara dos Vereadores, um documento que pudesse beneficiar famílias de baixa renda.
Abstract: Is investigated in this research paper the process of production of critical-transformers audiovisual, for high school students on the issues of energy, from the perspective of the relations Science, Technology, Society and Environment (CTSA), assuming as an educational assumption the critical design -transformadora and liberation of Paulo Freire. We then ask that assume a critical stance to overcome the technical design and antropocentrada the use of technologies to other progressive epistemological. This allowed us to add the production of critical transformers audiovisual-to-FREIRE CTSA joint, defined by Auler (2002), obtaining FREIRE-CTSA liaison with Audiovisual Production Manufacturing Critical (FREIRE-CTSAAVCT). We expect that this combination will allow us to understand why an audiovisual production process can help to ensure that students participate in decision making in order to overcome the myths created about Science and Technology. In support Theoretical Methodological Research, we will use participatory research, defined by Rose (2013), considering its progressive character, within the qualitative perspective of sociological research. Thus, this research could dialogue with the problematical educational proposal of Paulo Freire (1987) and the CTSA approach, intended to identify the potential social contradictions of the reality experienced by the subjects-objects of research in order to achieve social transformation thereof . As didactic and pedagogic purpose of this work, we have built a thematic sequence, using the relationship between the Textual Analysis Discourse and the Thematic Research, defined by Torres, et. al. (2008) (ATD-IT). This coordination enabled us to recognize, analyze and interpret the social contradictions experienced by students in order to obtain the generator theme, which is the energy in the world, and we select the critical content required for building the critical and transformative ST, referring to teaching Science / Physics.
Palavras-chave: Ensino de física
Tecnologia da informação e comunicação
Audiovisual crítico transformador
Relações ciências
Tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA)
Ensino médio
Physics Education
Information and communication technology
Audiovisual production critical manufacturing
Science relations
Technology
Society and environment (CTSA)
High School
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: FREITAS, V. M. Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática crítico transformadora com foco na produção, exibição e divulgação de audiovisuais sobre questões energéticas no mundo com alunos do ensino médio. 2016. 325 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/351
Data de defesa: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.