Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) : [112] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Formação de professores de ciências na diversidade cultural em Formoso do Araguaia-TO
O presente estudo aborda a temática da formação continuada de professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental no contexto da diversidade cultural, vivenciada pelos mesmos, no município de Formoso do Araguaia - TO. Fez-se necessário percorrer o caminho da história do ensino de ciências no Brasil, perpassando pela formação dos professores, pela diversidade cultural, para enfim entender os desafios encontrados pelos professores e estudantes nas unidades escolares referentes ao ensino de ci...
Software educacional : isômeros orgânicos
O presente trabalho teve como objetivo estudar e investigar o uso de um Software Educacional, embasado na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) de Vigotski, como uma abordagem eficaz para o ensino de química orgânica. Essa ferramenta educacional tem como finalidade auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na compreensão de conceitos complexos, por meio de exemplos do cotidiano e tecnologias mediadas pelo homem. O Software Educacional foi aplicado em uma Escola Pública Mi...
Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
A presente pesquisa investigou a contribuição da Modelagem Matemática (MM) para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no Ensino Médio. Conduzida em uma escola pública em Anápolis-GO, utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação foi motivada pelo persistente desempenho insatisfatório dos estudantes brasileiros em avaliações externas de matemática. Diante desse cenário desafiador, a MM emerge como uma abordagem promissora para o ensino da Matemática, promovendo o de...
Faculdade Senai na perspectiva da educação profissional inclusiva do estudante esclerose multipla
Esta pesquisa apresenta como tema: as práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes que possuem deficiência intelectual e esclerose múltipla na Faculdade SENAI/Anápolis. O estudo evidencia a educação inclusiva, educação profissional na perspectiva da educação inclusiva e as possibilidades de aprendizagem com base no conceito de compensação de Vygotsky. A questão norteadora do estudo foi: como e quais têm sido as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas na educação profissional SENAI par...
Epidemia e vacina em perspectiva histórica no ensino de ciências – SEI : a experiência da COVID-19 sob o olhar investigativo do aluno
Esta dissertação abordou a natureza histórica da ciência e a prática da fenomenologia no contexto de ensino-aprendizagem de imunologia, considerando a experiência pandêmica da Covid-19 (2020/2021). A ciência imunológica da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 surge como um “fenômeno” em meio às singularidades dos indivíduos, trazendo o seguinte questionamento: há similaridades entre a experiência pandêmica da Covid-19 e outro contexto histórico de pandemia do passado, no Brasil, que permitem viab...
Alfabetização científica sobre a degradação dos recursos hídricos por meio do ensino por investigação no ensino médio
Os índices de degradação ambiental no último século vêm se tornando uma questão alarmante para o mundo todo. Em decorrência disto, fazem-se cada vez mais notórios fenômenos como desastres naturais, catástrofes climáticas e colapsos pela escassez aguda de recursos indispensáveis à manutenção da vida na Terra. O senso de inconformismo não foi estabelecido pelo Homem ou contra este em relação a sua exploração insustentável dos recursos naturais. Muito disso se deve ao equivocado pensamento de qu...
Educação alimentar e nutricional : metodologias ativas como ferramentas facilitadoras e estimulantes da aprendizagem
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante estratégia para o enfrentamento de situações oriundas da má nutrição e suas ações podem ser propostas em diversos campos de prática. Tendo em vista que indivíduos bem-informados são capazes de fazer escolhas alimentares mais conscientes, a escola se torna um local potencial para a disseminação da cultura de hábitos alimentares mais saudáveis. Sendo assim, este trabalho se propôs a elaborar e fundamentar teórico e metodologicamente...
Desafios da alfabetização científica : uma proposta de formação continuada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental
O trabalho proposto, intitulado "Desafios da Alfabetização Científica: Uma Proposta de Formação Continuada com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental," destaca contribuições significativas, incluindo o reconhecimento dos desafios na alfabetização científica, a ênfase na Formação Continuada de professores para melhorar práticas de ensino, a valorização do papel integral da escola na formação dos alunos, a adaptação do ensino ao contexto dos estudantes e a utilização de sequências ...
O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
A questão do ensino de uma segunda língua parte do pressuposto de que deve-se ser um fator motivador para o aluno aprender, e a prática pedagógica do professor de inglês precisa estar relacionada à compreensão do aluno sobre a verdadeira importância desse processo de aprendizagem. Nesse cenário, o atual estudo tem como objetivo investigar atividades de ensino e aprendizagem que envolvam a questão ambiental na aquisição de novos vocabulários em Inglês. A Educação Ambiental, por não ser uma dis...
Sequência didática sobre tecnologia assistiva : análise do uso do aplicativo L2 como apoio ao deficiente auditivo
A inclusão consiste em inserir todos os alunos em classes regulares de ensino, de modo a atender às necessidades socioculturais e educacionais, conforme a Constituição Federal. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa foi analisar a possibilidade do uso de TA’s (Tecnologias Assistivas) junto ao processo de aprendizagem para a inclusão de alunos com necessidades especiais auditivas, matriculados na rede estadual de ensino. Com o avanço das tecnologias assistivas, muitas escolas vêm fazen...
Proposta maker de ensino : uso do scratch como ferramenta para a elaboração de jogos digitais de ciências
Ao se discutir as possibilidades da aplicação do Ensino Maker, é importante construir práticas educativas que se coadunem com conteúdos de Ciências que promovam a motivação, o engajamento, a formação crítica e a capacidade de solucionar desafios dos estudantes através de metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). A questão central da pesquisa é a seguinte: Como a construção de jogos digitais pautada no Ensino Maker pode contribuir para o ensino dos conteúdos de Ciências...
O Ensino de Ciências por investigação e a aprendizagem significativa de conceitos da física no ensino fundamental
O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem que estimula a autonomia e o protagonismo do aluno, além de contribuir para uma efetiva aprendizagem. Esta pesquisa visou investigar como o EnCI pode auxiliar na promoção da Aprendizagem Significativa de conceitos básicos da Física no ensino fundamental anos finais. A Aprendizagem Significativa é o conceito central da teoria de David Ausubel que vem sendo desenvolvida no Brasil por Marco Antonio Moreira. O presente trabalho está div...
O Uso do Lúdico e jogos como recurso didáticos no ensino de adição para alunos com Síndrome de Down
Os recursos didáticos assumem uma grande importância na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais. O portador da Síndrome de Down apresenta um atraso no desenvolvimento global, dificuldades na fala e apresentam um déficit na memória, pois não acumulam informações a longo prazo. Essas características dificultam a aprendizagem, a compreensão no que diz respeito a vida escolar desses alunos. A problemática que norteará essa pesquisa irá se situar na seguinte questão: De ...
Práticas escolares usuais e a importância da experimentação no ensino de química no Brasil
O trabalho seguiu a linha de pesquisa metodologias e recursos educacionais para o Ensino de Ciências, procurando identificar as diferentes práticas escolares no Ensino de Química e a importância da Experimentação neste contexto. Os trabalhos desenvolvidos nesse período visaram contribuir para a melhoria da prática no Ensino de Química, além de oportunizar aos educadores brasileiros um olhar sobre a Experimentação Química no Ensino Médio no Brasil. O desenvolvimento das pesquisas real...
Metodologias no ensino de ciências para alunos com Síndrome de Down nas escolas estaduais de Goiás
As metodologias e estratégias em aprendizagem no ensino inclusivo para alunos com Síndrome de Down circundam a realidade das unidades escolares do Estado de Goiás. O processo de inclusão iniciou-se em meados da década de 1990, e é estabelecida por meio de leis e decretos, mas os profissionais da educação sentem dificuldades em utilizar metodologias variadas para o ensino-aprendizagem de alunos com necessidades especiais, em específico para alunos com Síndrome de Down. O presente trabalho...
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
O estudo aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa-ação, em que a pergunta central é; entender como possibilitar a Alfabetização Científica por meio de uma sequência didática, utilizando a obra literária infanto-juvenil “ProCura-se um coração”, Seixas (2010). A desafiadora tarefa, para cada professor, de estimular a leitura e a busca por conhecimento de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, poderá ser facilitada percorrendo as páginas de uma boa literatura. Lanç...
Clube de ciências como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências na educação básica : mediação por tecnologias
Neste estudo, investigamos a temática de Clubes de Ciências na Educação Básica. No contexto desta dissertação, relacionamos outros temas e conceitos como alfabetização científica e metodologias ativas. Aprofundamos a temática de Clubes de Ciências e o uso de Tecnologias como abordagens didáticas ativas emergentes no período de pandemia (Covid-19) e possivelmente predominantes na pós-pandemia. Nossos objetivos partiram da premissa de Clubes de Ciências como instrumentos pedagógicos no contexto...
Cabo de Guerra – Somando Forças : um aplicativo para o Ensino de Física
Diante das dificuldades dos alunos em resolver problemas de Leis de Newton e suas aplicações e tendo em vista o desenvolvimento e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação e as suas potenciais contribuições com a área educacional, resolveu-se construir um aplicativo, em forma de jogo digital, baseado em uma simulação PhET para ser utilizado concomitantemente a ela. E se propôs a investigar como o jogo “Cabo de Guerra – Somando Forças” e as simulações podem favorecer aos aluno...
Modelagem matemática no contexto da educação matemática crítica : uma proposta educacional
A Modelagem Matemática tem sido um tema de grande relevância quando se trata da adoção de metodologias diferenciadas para o ensino do conteúdo matemático, principalmente no nível do Ensino Médio. Por essa razão, a questão de investigação que norteia este estudo é: quais contribuições e aquisições socioculturais, a Modelagem Matemática, sob o contexto da Educação Matemática Crítica, pode oferecer ao ensino e a aprendizagem do conteúdo matemático contemplado no currículo escolar elaborado para ...
Práticas experimentais como componente curricular : perspectivas e desafios na prática docente
A pesquisa apresenta uma análise do trabalho docente frente ao componente curricular Práticas Experimentais, inserido no currículo do ensino fundamental dos Centros de Ensino em Período Integral, antes e durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Durante a pesquisa, foi levantado o perfil desses(as) professores(as), sua formação, tempo de regência, percepções, perspectivas e desafios relativos ao trabalho com atividades experimentais de Ciências da Natureza e Matemática. A partir desta a...
- 112 UEG
- 112 Dissertação
- 112 Acesso Aberto