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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores de ciências da natureza com base na abordagem do ensino por investigação
Título(s) alternativo(s): Continuing education for natural sciences teachers based on the research-based teaching approach
Autor: Vecchi, Débora 
Primeiro orientador: Paulo, Pedro Oliveira
Primeiro membro da banca: Santos, Mirley Luciene dos
Segundo membro da banca: Chagas, Paula Roberta
Resumo: Esta pesquisa analisa a formação continuada de professores de Ciências da Natureza, tomando como eixo a abordagem do ensino por investigação, reconhecida por favorecer a participação ativa dos estudantes e a construção autônoma do conhecimento. O trabalho partiu do diagnóstico de que a formação inicial de docentes nem sempre contempla de forma consistente práticas investigativas, o que exige iniciativas complementares que possibilitem a atualização profissional e a superação de lacunas formativas. Nesse contexto, buscou-se compreender concepções e práticas de professores de Ciências do Ensino Médio em uma escola pública estadual de Anápolis, Goiás, e propor um curso de formação continuada capaz de apoiá-los na incorporação dessa metodologia em sala de aula. O percurso metodológico contemplou a realização de questionários e entrevistas, seguidos da implementação de um curso de seis encontros presenciais e online, estruturados de maneira progressiva. Como produto educacional, foi desenvolvido um e-book pedagógico reunindo as sequências didáticas elaboradas pelos docentes, com o objetivo de servir como guia prático para a implementação do ensino por investigação em outros contextos escolares. Esse material, de caráter colaborativo, contribui para a disseminação da abordagem investigativa, possibilitando que o trabalho alcance professores além do grupo participante. A pesquisa também evidenciou desafios recorrentes que dificultam a adoção do ensino por investigação, como a escassez de recursos materiais e laboratoriais, a sobrecarga de conteúdos prevista nos currículos, o tempo reduzido para planejamento e a ausência de apoio institucional consistente. Apesar desses entraves, os resultados apontaram avanços significativos, sobretudo no fortalecimento da postura reflexiva dos professores, no incentivo à colaboração entre pares e na construção de estratégias didáticas inovadoras. Conclui-se que a formação continuada constitui um caminho promissor para consolidar práticas investigativas no Ensino Médio, contribuindo para que os professores se tornem mediadores ativos do processo de ensino- aprendizagem. Ao integrar teoria e prática, a pesquisa reforça o potencial do ensino por investigação para promover a autonomia, o pensamento crítico e a alfabetização científica dos estudantes, alinhando-se às demandas educacionais contemporâneas e às expectativas de uma educação mais participativa e contextualizada.
Abstract: This research analyzes the continuing education of Natural Science teachers, centered on the inquiry-based teaching approach, which is recognized for fostering students’ active participation and the autonomous construction of knowledge. The study started from the diagnosis that initial teacher training does not always consistently address investigative practices, which requires complementary initiatives that enable professional development and the overcoming of formative gaps. In this context, the research sought to understand the conceptions and practices of high school science teachers in a public state school in Anápolis, Goiás, and to propose a continuing education course capable of supporting them in incorporating this methodology into classroom practice. The methodological path included the use of questionnaires and interviews, followed by the implementation of a six-session course, conducted both in person and online, and structured progressively. As an educational product, a pedagogical e-book was developed, bringing together the didactic sequences designed by the teachers, with the purpose of serving as a practical guide for the implementation of inquiry-based teaching in other school contexts. This collaborative material contributes to the dissemination of the investigative approach, allowing the work to reach teachers beyond the participant group. The research also highlighted recurring challenges that hinder the adoption of inquiry-based teaching, such as the shortage of material and laboratory resources, curriculum overload, limited planning time, and the lack of consistent institutional support. Despite these obstacles, the results indicated significant progress, especially in strengthening teachers’ reflective practices, encouraging peer collaboration, and building innovative didactic strategies. It is concluded that continuing education represents a promising path to consolidate investigative practices in high school, contributing to teachers becoming active mediators of the teaching and learning process. By integrating theory and practice, the study reinforces the potential of inquiry-based teaching to promote student autonomy, critical thinking, and scientific literacy, aligning with contemporary educational demands and the expectations of a more participatory and contextualized education.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Ensino médio
Ensino por investigação
Formação continuada
Prática pedagógica
Science teaching
High school
Inquiry-based teaching
Continuing education
Pedagogical practice
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: VECCHI, D. Formação continuada de professores de ciências da natureza com base na abordagem do ensino por investigação. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1862
Data de defesa: 25-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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