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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1739
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação CTSA e interdisciplinaridade : relações possíveis para a formação docente |
Título(s) alternativo(s): | STS Education and Interdisciplinarity : possible connections for teacher education |
Autor: | Alves, Priscilla Raquel de Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Mirley Luciene dos |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Renato Barros de |
Segundo membro da banca: | Lacerda, Nília Oliveira dos Santos |
Resumo: | As constantes transformações no contexto da educação básica impõem desafios significativos aos docentes, inseridos em um cenário marcado por transições contínuas e demandas institucionais crescentes. Nesse ambiente dinâmico, os documentos orientadores promovem alterações curriculares que visam integrar as diferentes áreas do conhecimento; entretanto, a formação docente ainda se organiza predominantemente de forma disciplinar. Como consequência, o ensino torna-se fragmentado, dificultando a adaptação dos professores às mudanças propostas. Tal realidade compromete a autonomia docente e impacta diretamente suas práticas pedagógicas, assim como construção coletiva do conhecimento em sala de aula. Diante desse panorama, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre Ciência,Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), interdisciplinaridade e formação continuada de professores,buscando responder à seguinte questão norteadora: De que forma a Educação CTSA pode favorecer uma prática docente interdisciplinar entre as áreas das Ciências da Natureza no Ensino Médio? O objetivo geral consistiu em investigar como uma formação em serviço, fundamentada nos pressupostos da Educação CTSA, pode contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica interdisciplinar e fomentar a construção de uma sequência didática que priorize o trabalho colaborativo e contextualizado no Ensino das Ciências da Natureza. Entre os objetivos específicos, analisar a presença da Educação CTSA nos documentos normativos da educação básica, com foco nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tanto em âmbito nacional quanto no estado de Goiás; identificar os pressupostos da Educação CTSA capazes de contribuir para a superação da fragmentação do conhecimento e a promoção da interdisciplinaridade nas referidas áreas; investigar as concepções prévias dos professores participantes em relação a interdisciplinaridade e a Educação CTSA e realizar uma oficina de formação com docentes das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), voltada à elaboração de uma sequência didática interdisciplinar com base na Educação CTSA. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma oficina de formação continuada destinada a docentes das áreas de CNT, Ciências Humanas e Matemática e suas Tecnologias. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como aplicada, de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, estruturada a partir da pesquisa-ação. A análise dos dados foi conduzida com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. No âmbito desta dissertação de mestrado profissional, o produto educacional resultante consistiu no desenvolvimento de dois materiais: o Guia Prático para o Planejamento de Oficinas Interdisciplinares de Formação Continuada para Professores e o Guia Prático para Sequências Didáticas Interdisciplinares. Este último foi elaborado de forma coletiva, a partir das contribuições dos docentes participantes da oficina, configurando-se como fruto do processo formativo colaborativo vivenciado. A proposta teve como finalidade proporcionar um espaço de reflexão e troca de saberes sobre de práticas interdisciplinares no ensino de CNT, promovendo a integração de aspectos sociais e incentivando a construção colaborativa de estratégias didáticas contextualizadas. A fundamentação teórica da pesquisa baseou-se em autores como Hilton Japiassu (2016), Décio Auler (2007; 2011), Wildson L. P. dos Santos(2007; 2011; 2012), Paulo Marcelo Teixeira (2011; 2022; 2023), Antonio Nóvoa (1992) e Paulo Freire(2022), entre outros. Os resultados evidenciaram a relevância da Educação CTSA como eixo articulador de práticas pedagógicas interdisciplinares, promovendo um ensino crítico, reflexivo e socialmente comprometido. Além disso, demonstram a viabilidade da integração entre disciplinas escolares,contribuindo para a superação da fragmentação curricular e para o desenvolvimento de estratégias didáticas mais significativas, contextualizadas e humanizadas, ancoradas nas questões e desafios vivenciados pelas comunidades escolares envolvidas. |
Abstract: | The constant transformations within the context of basic education impose significant challenges on teachers, who find themselves in a scenario marked by continuous transitions and increasing institutional demands. In this dynamic environment, guiding documents promote curricular changes aimed at integrating different areas of knowledge; however, teacher education remains predominantly organized in a disciplinary manner. As a result, teaching becomes fragmented, making it difficult for educators to adapt to the proposed changes. This reality undermines teacher autonomy and directly impacts their pedagogical practices, as well as the collective construction of knowledge in the lassroom. Given this panorama, the present research aimed to investigate the relationships among Science, Technology, Society, and Environment (STSE) education, interdisciplinarity, and continuing teacher education, seeking to answer the following guiding question: How can STSE Education promote interdisciplinary teaching practices among the Natural Sciences in high school? The general objective was to explore how in-service training grounded in the principles of STSE Education can contribute to the development of interdisciplinary pedagogical practices and encourage the construction of a didactic sequence that prioritizes collaborative and contextualized work in the teaching of the Natural Sciences. The specific objectives included: analyzing the presence of STSE Education in the normative documents of basic education, with a focus on the Natural Sciences and their Technologies, both at the national level and within the state of Goiás; identifying the principles of STSE Education that can contribute to overcoming the fragmentation of knowledge and promoting interdisciplinarity in these areas; investigating participating teachers’ prior conceptions of interdisciplinarity and STSE Education; and conducting a training workshop with teachers of Natural Sciences and their Technologies (NST), aimed at the collaborative development of an interdisciplinary didactic sequence based on STSE Education. To achieve these goals, a continuing education workshop was carried out with teachers from the areas of NST, Humanities, and Mathematics and its Technologies. Methodologically, the research is characterized as applied, with a qualitative and exploratory approach, structured around the principles of action research. Data analysis was conducted using the content analysis methodology proposed by Laurence Bardin. As part of this professional master’s dissertation, the resulting educational product consisted of the development of two materials: the Practical Guide for Planning Interdisciplinary Continuing Education Workshops for Teachers and the Practical Guide for Interdisciplinary Didactic Sequences. The latter was created collectively, based on the contributions of teachers who participated in the workshop, representing the outcome of a collaborative formative process. The initiative aimed to provide a space for reflection and knowledge exchange about interdisciplinary practices in the teaching of NST, promoting the integration of social aspects and encouraging the collaborative construction of contextualized teaching strategies. The theoretical foundation of the research was based on authors such as Hilton Japiassu (2016), Décio Auler (2007; 2011), Wildson L. P. dos Santos (2007; 2011; 2012), Paulo Marcelo Teixeira (2011; 2022; 2023), António Nóvoa (1992), and Paulo Freire (2022), among others. The results highlighted the relevance of STSE Education as a key axis for articulating interdisciplinary pedagogical practices, promoting a critical, reflective, and socially committed form of teaching. Moreover, the findings demonstrate the feasibility of integrating school subjects, contributing to the overcoming of curricular fragmentation and the development of more meaningful, contextualized, and humanized teaching strategies, anchored in the issues and challenges experienced by the participating school communities. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas reflexivas Formação continuada Interdisciplinaridade Reflective pedagogical practices Continuing education Interdisciplinarity |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Citação: | ALVES, P. R. S. Educação CTSA e interdisciplinaridade: relações possíveis para a formação docente. 2025. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1739 |
Data de defesa: | 28-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PRISCILLA RAQUEL DE SOUZA ALVES_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf | Dissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | 7,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PRISCILLA RAQUEL DE SOUZA ALVES_MIRLEY LUCIENE DOS SANTOS_PRODUTO EDUCACIONAL_PPEC.pdf | Produto educacional: Título - Guia prático: para o planejamento de oficinas interdisciplinares de formação continuada para professores | 2,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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