Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) : [119] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O ensino de ciências por investigação : uma abordagem para elevar os níveis de letramento científico nos anos finais do ensino fundamental
O Letramento Científico (LC) refere-se à capacidade de um indivíduo de atuar criticamente na sociedade em assuntos referentes a ciências e suas concepções, compreendendo também o mundo que o cerca. Contudo, avaliações de larga escala e estudos nacionais em pequena escala, apontam para um baixo nível de LC no país. Os currículos nacionais e estaduais para o Ensino de Ciências, desenvolveram habilidades e competências que envolvem o LC dos estudantes a partir dos anos iniciais, e propusera...
O lúdico no ensino de ciências : elaboração, desenvolvimento e validação de um júri simulado com a utilização de QSC
O objetivo deste estudo foi compreender quais os impactos do Júri Simulado como uma estratégia de ensino e quais as contribuições das questões sociocientíficas (QSC) no Ensino de Ciências, e se, podem tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, significativo, prazeroso e tornar o estudante do Ensino Médio mais proativo. Foi desenvolvido com vinte e quatro estudantes convidados e autorizados por seus responsáveis, da 3ª série de um Colégio Estadual na cidade de Aparecida de Go...
O ensino de ciências na educação básica, anos iniciais na comunidade escolar Quilombola Mesquita
O presente estudo surgiu da seguinte indagação: como osprofessores ensinam Ciências da Natureza em uma comunidade tradicional quilombola paraestudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a ela, traçou-se comoobjetivo central: analisar como ocorre o processo de ensino de Ciências da Natureza com ascrianças na Comunidade Quilombola Mesquita. Para tanto, foram elencados os seguintesobjetivos específicos: 1) apresentar a historicidade e organização de quilombo no Brasil, desd...
Unidades de ensino potencialmente significativas no processo de ensino-aprendizagem de física na educação básica : aspectos cognitivos e emocionais
Oriunda de uma busca pela investigação das relações entre aspectos emocionais e cognitivos na aprendizagem, a presente dissertação apresenta-se com o objetivo de discutir e analisar estratégias didáticas voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa de conceitos da Física, em estudantes da Educação Básica, relacionando processos cognitivos e emocionais. Para tal, optou-se pela escrita em forma de capítulos, onde o primeiro capítulo trata dos pilares teóricos do trabalho, os dois s...
Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
Muitas pesquisas reconhecem a importância do acesso ao conhecimento científico e tecnológico desde a infância, propiciando assim a formação de indivíduos mais críticos e aptos a perceber e agir no mundo. Analisando o contexto histórico, alguns pesquisadores buscaram práticas pedagógicas inovadoras e soluções que colaborem para o desenvolvimento do processo de Ensino e aprendizagem e oportunizem uma educação mais plural. Outros investigam como as tecnologias digitais podem ajudar tanto na form...
A música como instrumento sociopolítico no ensino de ciências
A pesquisa, aqui apresentada, busca responder ao questionamento de como a música pode contribuir para a alfabetização científica? Para tanto, os objetivos elencados foram: responder como a música pode contribuir para compreensão da Alfabetização Científica; conhecer os primórdios do conceito de alfabetização científica; discutir a importância da música para o desenvolvimento cognitivo e sóciointeracionista, afetivo; entender o papel político da música para a aprendizagem; elaborar um produto ...
Mapas conceituais como recurso didático potencialmente significativo no ensino de ciências: uma experiência no nono ano do ensino fundamental : anos finais
A pesquisa com Mapas Conceituais (MCs) no processo de ensino-aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental - Anos Finais se justifica pela sua capacidade de simplificar conceitos complexos, promover a organização estruturada do conhecimento e estimular a construção ativa do entendimento dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e envolvente. O objetivo central desta pesquisa foi compreender como o uso dos MCs pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizage...
Formação de professores de ciências na diversidade cultural em Formoso do Araguaia-TO
O presente estudo aborda a temática da formação continuada de professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental no contexto da diversidade cultural, vivenciada pelos mesmos, no município de Formoso do Araguaia - TO. Fez-se necessário percorrer o caminho da história do ensino de ciências no Brasil, perpassando pela formação dos professores, pela diversidade cultural, para enfim entender os desafios encontrados pelos professores e estudantes nas unidades escolares referentes ao ensino de ci...
Software educacional : isômeros orgânicos
O presente trabalho teve como objetivo estudar e investigar o uso de um Software Educacional, embasado na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) de Vigotski, como uma abordagem eficaz para o ensino de química orgânica. Essa ferramenta educacional tem como finalidade auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na compreensão de conceitos complexos, por meio de exemplos do cotidiano e tecnologias mediadas pelo homem. O Software Educacional foi aplicado em uma Escola Pública Mi...
Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
A presente pesquisa investigou a contribuição da Modelagem Matemática (MM) para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no Ensino Médio. Conduzida em uma escola pública em Anápolis-GO, utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação foi motivada pelo persistente desempenho insatisfatório dos estudantes brasileiros em avaliações externas de matemática. Diante desse cenário desafiador, a MM emerge como uma abordagem promissora para o ensino da Matemática, promovendo o de...
Faculdade Senai na perspectiva da educação profissional inclusiva do estudante esclerose multipla
Esta pesquisa apresenta como tema: as práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes que possuem deficiência intelectual e esclerose múltipla na Faculdade SENAI/Anápolis. O estudo evidencia a educação inclusiva, educação profissional na perspectiva da educação inclusiva e as possibilidades de aprendizagem com base no conceito de compensação de Vygotsky. A questão norteadora do estudo foi: como e quais têm sido as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas na educação profissional SENAI par...
Epidemia e vacina em perspectiva histórica no ensino de ciências – SEI : a experiência da COVID-19 sob o olhar investigativo do aluno
Esta dissertação abordou a natureza histórica da ciência e a prática da fenomenologia no contexto de ensino-aprendizagem de imunologia, considerando a experiência pandêmica da Covid-19 (2020/2021). A ciência imunológica da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 surge como um “fenômeno” em meio às singularidades dos indivíduos, trazendo o seguinte questionamento: há similaridades entre a experiência pandêmica da Covid-19 e outro contexto histórico de pandemia do passado, no Brasil, que permitem viab...
Alfabetização científica sobre a degradação dos recursos hídricos por meio do ensino por investigação no ensino médio
Os índices de degradação ambiental no último século vêm se tornando uma questão alarmante para o mundo todo. Em decorrência disto, fazem-se cada vez mais notórios fenômenos como desastres naturais, catástrofes climáticas e colapsos pela escassez aguda de recursos indispensáveis à manutenção da vida na Terra. O senso de inconformismo não foi estabelecido pelo Homem ou contra este em relação a sua exploração insustentável dos recursos naturais. Muito disso se deve ao equivocado pensamento de qu...
Educação alimentar e nutricional : metodologias ativas como ferramentas facilitadoras e estimulantes da aprendizagem
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante estratégia para o enfrentamento de situações oriundas da má nutrição e suas ações podem ser propostas em diversos campos de prática. Tendo em vista que indivíduos bem-informados são capazes de fazer escolhas alimentares mais conscientes, a escola se torna um local potencial para a disseminação da cultura de hábitos alimentares mais saudáveis. Sendo assim, este trabalho se propôs a elaborar e fundamentar teórico e metodologicamente...
Desafios da alfabetização científica : uma proposta de formação continuada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental
O trabalho proposto, intitulado "Desafios da Alfabetização Científica: Uma Proposta de Formação Continuada com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental," destaca contribuições significativas, incluindo o reconhecimento dos desafios na alfabetização científica, a ênfase na Formação Continuada de professores para melhorar práticas de ensino, a valorização do papel integral da escola na formação dos alunos, a adaptação do ensino ao contexto dos estudantes e a utilização de sequências ...
O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
A questão do ensino de uma segunda língua parte do pressuposto de que deve-se ser um fator motivador para o aluno aprender, e a prática pedagógica do professor de inglês precisa estar relacionada à compreensão do aluno sobre a verdadeira importância desse processo de aprendizagem. Nesse cenário, o atual estudo tem como objetivo investigar atividades de ensino e aprendizagem que envolvam a questão ambiental na aquisição de novos vocabulários em Inglês. A Educação Ambiental, por não ser uma dis...
Sequência didática sobre tecnologia assistiva : análise do uso do aplicativo L2 como apoio ao deficiente auditivo
A inclusão consiste em inserir todos os alunos em classes regulares de ensino, de modo a atender às necessidades socioculturais e educacionais, conforme a Constituição Federal. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa foi analisar a possibilidade do uso de TA’s (Tecnologias Assistivas) junto ao processo de aprendizagem para a inclusão de alunos com necessidades especiais auditivas, matriculados na rede estadual de ensino. Com o avanço das tecnologias assistivas, muitas escolas vêm fazen...
Proposta maker de ensino : uso do scratch como ferramenta para a elaboração de jogos digitais de ciências
Ao se discutir as possibilidades da aplicação do Ensino Maker, é importante construir práticas educativas que se coadunem com conteúdos de Ciências que promovam a motivação, o engajamento, a formação crítica e a capacidade de solucionar desafios dos estudantes através de metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). A questão central da pesquisa é a seguinte: Como a construção de jogos digitais pautada no Ensino Maker pode contribuir para o ensino dos conteúdos de Ciências...
O Ensino de Ciências por investigação e a aprendizagem significativa de conceitos da física no ensino fundamental
O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem que estimula a autonomia e o protagonismo do aluno, além de contribuir para uma efetiva aprendizagem. Esta pesquisa visou investigar como o EnCI pode auxiliar na promoção da Aprendizagem Significativa de conceitos básicos da Física no ensino fundamental anos finais. A Aprendizagem Significativa é o conceito central da teoria de David Ausubel que vem sendo desenvolvida no Brasil por Marco Antonio Moreira. O presente trabalho está div...
O Uso do Lúdico e jogos como recurso didáticos no ensino de adição para alunos com Síndrome de Down
Os recursos didáticos assumem uma grande importância na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais. O portador da Síndrome de Down apresenta um atraso no desenvolvimento global, dificuldades na fala e apresentam um déficit na memória, pois não acumulam informações a longo prazo. Essas características dificultam a aprendizagem, a compreensão no que diz respeito a vida escolar desses alunos. A problemática que norteará essa pesquisa irá se situar na seguinte questão: De ...
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- 119 Dissertação
- 119 Acesso Aberto