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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caminhos e desafios para a implementação dos Sistemas de Tutores Inteligentes (STIs) no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR na Universidade Estadual de Goiás - UEG
Título(s) alternativo(s): Paths and Challenges for the Implementation of Intelligent Tutoring Systems (ITS) at the Center for Networked Teaching and Learning –CEAR at the State University of Goiás – UEG
Autor: Pereira, Luana Moreira
Primeiro orientador: Melo, Francisco Ramos de
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar os desafios relacionados à implementação de Sistemas de Tutores Inteligentes (STIs) no contexto do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) na Universidade Estadual de Goiás (UEG), considerando aspectos como a infraestrutura humana e tecnológica, a capacitação da equipe e os impactos potenciais dessas tecnologias no processo formativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em estudo de caso, utilizando análise de conteúdo a partir de questionários e entrevistas com técnicos, professores formadores, coordenadores setoriais e coordenadores acadêmico, ensino e de tecnologia, documentos institucionais e normativos. As análises foram organizadas em três dimensões: técnica, pedagógica e institucional, possibilitando uma compreensão abrangente do processo de inserção dos STIs na Educação a Distância (EaD). Os resultados apontam que, apesar dos avanços em infraestrutura e das políticas de inovação vigentes, ainda persistem desafios significativos relacionados à formação docente, à integração pedagógica das tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) e ao suporte técnico institucional. Evidenciou-se que a implementação efetiva dos STIs exige ações intersetoriais que articulem planejamento estratégico, cultura organizacional e políticas de capacitação contínua. A pesquisa contribui para a reflexão crítica sobre a integração de tecnologias inteligentes no ensino superior público, oferecendo subsídios para a formulação de políticas mais coerentes com as necessidades locais.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the challenges related to the implementation of Intelligent Tutoring Systems (ITS) within the context of the Center for Distance Teaching and Learning (CEAR) at the State University of Goiás (UEG), taking into account aspects such as human and technological infrastructure, staff training, and the potential impacts of these technologies on the educational process. The research adopted a qualitative approach based on a case study, employing content analysis of questionnaires and interviews conducted with technical staff, faculty members, sectoral coordinators, and coordinators in the areas of academics, pedagogy, and technology, along with institutional and regulatory documents. The analyses were structured into three dimensions, technical, pedagogical, and institutional, allowing a comprehensive understanding of the integration process of ITS in-Distance Education (DE). The results reveal that despite advancements in infrastructure and current innovation policies, significant challenges remain concerning teacher training, pedagogical integration of AI-based technologies, and institutional technical support. The findings highlight that the effective implementation of ITS requires intersectoral actions that align strategic planning, organizational culture, and continuous training policies. This study contributes to critical reflection on the integration of intelligent technologies in public higher education and offers insights to support the formulation of policies more aligned with local needs.
Palavras-chave: Educação a distância
Inteligência artificial
Sistemas de tutores inteligentes
Formação cocente
Inovação educacional
Distance education
Artificial intelligence
Intelligent tutoring systems
Teacher training
Educational innovation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
Citação: PEREIRA, Luana Moreira. Caminhos e desafios para a implementação dos Sistemas de Tutores Inteligentes (STIs) no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR na Universidade Estadual de Goiás - UEG. 2025. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1836
Data de defesa: 1-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias

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