Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias : [17] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A formação continuada de profissionais da Educação Infantil: um estudo sobre as ações formativas na rede municipal de ensino de Goiânia
O professor que está envolvido em práticas de formação continuada, especificamente o professor da Educação Infantil, tem a chance de obter melhorias para um ensino relevante e ação docente ativa com seus alunos. A formação continuada é importante para o profissional, pois visa suprir possíveis lacunas existentes na formação inicial. Nesse sentido, a formação do profissional da Educação Infantil apresenta caraterísticas próprias que devem ser analisadas e contempladas para a construção de...
O trabalho do pedagogo na equipe especializada de apoio à aprendizagem: limites, possibilidades e enfrentamentos
O objeto deste estudo é o trabalho do pedagogo. A delimitação se dá no trabalho do pedagogo, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), na equipe especializada de apoio à aprendizagem (EEAA). A preferência pela temática perpassa por motivações de ordem pessoal, acadêmica e social. O problema posto pela investigação - quais os limites, as possibilidades e os enfrentamentos do trabalho do pedagogo da SEEDF na EEAA? -, determina o objetivo geral: analisar os limites, as pos...
Ensino de história: implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia
Esta dissertação tem como intuito principal a compreensão do ensino de História associado a abordagem dada ao multiletramento (NEW LONDON GROUP, 1996) como uma proposta pedagógica que visa ampliar as formas de ensinar e aprender a partir da diversidade de culturas, linguagens e tecnologias que caracterizam a sociedade contemporânea. A delimitação do tema se dá quanto ao uso dos multiletramentos por professores da disciplina de História nas escolas públicas, da região de Santa Maria-DF, a part...
Diagnóstico de gestores universitários por meio da metodologia de análise comportamental DISC profiler: estudo da gestão estratégica por competências
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm se valido de novas modelagens de gestão com vistas a garantir uma boa entrega de serviços, de qualidade, aos cidadãos. A Gestão por Competências (GC), a partir de previsão em legislação aplicada do (PNDP) Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, é uma ferramenta que veio a ser utilizada como estratégia das organizações, dessa forma como utilizar os indicadores da Análise de Perfil DISC Profiler para o desenvolvimento das competências e habilid...
Academias de letras e ações educativas: uma abordagem a partir de um estudo de caso
O presente estudo trata das ações educativas desenvolvidas pelas Academias de Letras, em especial, na perspectiva de um estudo de caso da Academia Valparaisense de Letras – AVL. Tem como objetivo geral investigar, em níveis epistemológico, metodológico e técnico, as ações educativas planejadas e implementadas pelas Academias de Letras em terras brasileiras como subsídio na educação escolar; especificamente um estudo de caso da Academia Valparaisense de Letras (AVL), do município de Valparaíso...
Tecnologia assistiva e inclusão na educação precoce: realidade, contribuições e desafios
O presente estudo faz uma abordagem sobre a Tecnologia Assistiva (TA) na Educação Precoce, numa perspectiva de Inclusão, nas instituições que atendem a Educação ou Estimulação Precoce dos municípios goianos do Entorno Sul do Distrito Federal: Luziânia, Valparaíso de Goiás e Cristalina, no ano de 2023. O tema se justifica devido à importância da utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva no contexto escolar desde a Educação Precoce com vistas à Inclusão e ao desenvolvimento dos estudantes...
Concepção de professores e alunos sobre sexualidade, gênero e diversidade sexual: estudo de caso no Colégio Estadual Prof. Antônio Março de Araújo (Luziânia/GO)
A escola enquanto instrumento de reprodução da ideologia da classe dominante replica para os estudantes os padrões e normas por ela estabelecidos, ou seja, o ambiente escolar, frequentemente, absorve e difunde os aspectos sociais e culturais praticados na sociedade, dentre os quais destacamos a discriminação, a não aceitação, o desrespeito e a exclusão das pessoas LGBTQIA+. Essa evidência nos despertou o interesse em realizar esta pesquisa, pois entendemos que, apesar das resistências e discr...
Gestão em política pública: um estudo sobre as dimensões sociais e jurídicas do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho
Esta dissertação tem como escopo investigar as dimensões sociais e jurídicas do Processo Judicial Eletrônico implementado na Justiça do Trabalho. Por outro lado, também avalia a eficácia e a efetividade da ação governamental como instrumento de gestão de política pública. O presente trabalho tem como justificativa analisar o impacto da implantação do Processo Judicial Eletrônico relativamente ao tempo de tramitação dos processos judiciais, trazendo uma análise prática das diversas tarefas cri...
Docência na Educação Superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
A presente dissertação de mestrado possui como temática “Docência na educação superior e tecnologias contemporâneas: abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard”. Como problema de pesquisa possui a seguinte questão: quais as contribuições e desafios da epistemologia bachelardiana para a docência na educação superior mediada por tecnologias contemporâneas? Como objetivo geral investigar, em nível teórico e metodológico, as contribuições da epistemologia bachelardiana para o campo d...
“Professor como vítima”: uma investigação sobre o bullying sofrido pelo professor ao manejar tecnologias
A presente dissertação se insere no conjunto de investigação sobre o bullying direcionado ao professor e traz, em seu bojo, dois objetivos principais: a) identificar uma revisão sistemática sobre o bullying direcionado ao professor, por meio de uma revisão sistemática de literatura; e b) investigar a vivência do bullying de professores em função de aspectos que permeiam o uso da tecnologia em sala de aula. Dessa maneira, realizou-se dois estudos. No primeiro estudo (N=6), identificaram-se pes...
Efetivação da educação inclusiva para estudantes com deficiência: ações-reflexões da gestão escolar
A presente dissertação aborda a temática sobre a efetivação da educação inclusiva para estudantes com deficiência: ações-reflexões da gestão escolar, tema este que se configura enquanto objeto de pesquisa do Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias da UEG/UnU - Luziânia. Partindo dessa premissa, o objetivo principal é investigar o papel do grupo gestor na implementação de um processo educativo que desenvolve práticas inclusivas. Para isso, os objetivos específicos se estruturam em: Levantar...
O uso da tecnologia na construção de aprendizagem significativa: um estudo contextualizado à temática da pessoa no Ensino de História a partir da nova BNCC
A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância de que os conhecimentos prévios do discente sejam valorizados, dando origem a novos conhecimentos mais significativos. A pesquisa justifica-se na necessidade de maior compreensão sobre esse conceito, e da possibilidade de colocá-lo em prática dentro de sala de aula. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como as tecnologias podem contribuir para criação de contextos de aprendizagem significativa no ensino da temática do negro e ...
Presença de princípios morinianos (dialógico, recursivo e hologramático) na relação entre educação e Tecnologias Digitais Contemporâneas: um estudo de caso.
O presente Texto de Dissertação de Mestrado,intitulado Presença de princípios morinianos (dialógico, recursivo e hologramático) na relação entre educação e Tecnologias Digitais Contemporâneas: um estudo de caso,apresenta o trabalho de pesquisa realizado com o objetivo geral de investigar em níveis teóricos, metodológicos e técnicos a presença e a dinâmica de princípios dialógico, recursivo e hologramático da teoria da complexidade moriniana na relação entre a Educação e as Tecnologias Digitai...
Educação 4.0, aulas remotas e os processos de ensino-aprendizagem no curso de pedagogia: limites e possibilidades no contexto emergente
O objeto desta pesquisa foi Educação 4.0, delimitado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Oeste – sede São Luís de Montes Belos, na concepção de alunos do curso quanto ao processo ensino-aprendizagem com uso de tecnologias, considerando a pandemia (2020-2021). Apresentou-se como problemática: quais os limites e possibilidades da educação 4.0 no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Oeste - sede São Luís de Montes Belos? O objetivo geral da pes...
Canais de distribuição: levantamento da percepção dos clientes em relação ao Broker em uma empresa do Distrito Federal
Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os clientes estão satisfeitos com os resultados da atuação do Broker em seu negócio, averiguando qual a percepção com relação a sua atuação. Novos padrões de distribuição, dentro do campo da logística, sobrevêm como alternativas de maneira a resultar em benefícios para a cadeia distributiva, entre os quais encontra-se o broker, para atender as demandas exteriorizadas pelo mercado, propiciando à indústria, mediante este intermediário, atender o var...
Vivências de prazer e sofrimento do professor(a) formador(a) de disciplina na EaD: uma análise da psicodinâmica do trabalho
Vivências de prazer e sofrimento do(a) professor(a) formador(a) de disciplina na EaD: uma análise da Psicodinâmica do Trabalho (PDT) tem o objeto de estudo delimitado nas vivências de Prazer e Sofrimento das práticas do(a) professor(a) formador(a) de disciplinas EaD no Curso de Administração do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR-UEG. Seu construto justifica-se por conta das mudanças tecnológicas, da introdução de novos processos e instrumentalizações do trabalho docente nas últ...
Letramento político pela extensão universitária: perspectivas e limites na formação de professores em História
Esta pesquisa teve como objeto “letramento político”, delimitado à formação de professores de História, da Universidade Estadual Goiás (UEG), pelos projetos de extensão universitária, efetivados entre 2017 e 2021. Justifica-se a escolha da temática e sua delimitação por motivações de ordem pessoal, acadêmico, profissional e social. Dessa forma assume o problema “Quais os limites e perspectivas do letramento político na formação de professores de História da Universidade Estadual de Goiás pel...
- 17 UEG
- 17 Dissertação