???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/147
Tipo do documento: Dissertação
Título: Oficina de educação ambiental por meio de aprendizagem significativa para professores
Autor: Oliveira, Lilia Aparecida de 
Primeiro orientador: Carvalho, Plauto Simão de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Plauto Simão de
Segundo membro da banca: Layrargues, Philippe Pomier
Terceiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Resumo: O Brasil assumiu uma posição de destaque na década de 90 em movimentos de articulação de política ambiental. Contudo, este protagonismo político não foi acompanhado de uma estrutura cultural e educacional que possibilitasse também um protagonismo do ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) reforçam a concepção de que uma consciência ambiental somente será concebida quando o aprendiz conseguir atribuir significado àquilo que aprende, ou seja, por meio da ligação que o estudante estabelece entre o que aprende e o que já conhece. Esta é basicamente a perspectiva pedagógica da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Neste contexto, destacamos o seguinte problema. Como possibilitar uma aprendizagem significativa da temática Educação Ambiental no ambiente escolar? Qual a contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para possibilitar uma estratégia pedagógica no ensino da EA? É possível desenvolver estratégias que por meio de diálogo e debate, possam promover o desenvolvimento de Educação Ambiental (EA) através da interdisciplinaridade por meio da perspectiva da aprendizagem significativa? É possível desenvolver e oferecer ferramentas didático-pedagógicas e um produto educacional que possibilite contribuir com a prática docente da EA de forma transversal e interdisciplinar e valorizar a formação continuada docente? No presente estudo abordamos a complexidade epistemológica e político-pedagógica da Educação Ambiental. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Realizou-se um levantamento bibliográfico sistematizado sobre produções acadêmicas de Educação Ambiental na perspectiva da aprendizagem significativa. Neste estudo também desenvolvemos um trabalho voltado para o uso de Mapas Conceituais para o Ensino de Educação Ambiental por meio de uma Aula de Campo. Desenvolvemos um relato de experiência da aplicação de uma Sequência Didática (SD), na perspectiva da educação significativa para uma turma do 5º ano de uma escola pública municipal situada na cidade de São Simão, Goiás. Finalmente construímos um Produto Educacional: Oficina de Educação Ambiental por Meio de Aprendizagem Significativa para Professores e validamos este produto com professores da atuantes na Educação Básica.
Abstract: O Brasil assumiu uma posição de destaque na década de 90 em movimentos de articulação de política ambiental. Contudo, este protagonismo político não foi acompanhado de uma estrutura cultural e educacional que possibilitasse também um protagonismo do ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) reforçam a concepção de que uma consciência ambiental somente será concebida quando o aprendiz conseguir atribuir significado àquilo que aprende, ou seja, por meio da ligação que o estudante estabelece entre o que aprende e o que já conhece. Esta é basicamente a perspectiva pedagógica da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Neste contexto, destacamos o seguinte problema. Como possibilitar uma aprendizagem significativa da temática Educação Ambiental no ambiente escolar? Qual a contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para possibilitar uma estratégia pedagógica no ensino da EA? É possível desenvolver estratégias que por meio de diálogo e debate, possam promover o desenvolvimento de Educação Ambiental (EA) através da interdisciplinaridade por meio da perspectiva da aprendizagem significativa? É possível desenvolver e oferecer ferramentas didático-pedagógicas e um produto educacional que possibilite contribuir com a prática docente da EA de forma transversal e interdisciplinar e valorizar a formação continuada docente? No presente estudo abordamos a complexidade epistemológica e político-pedagógica da Educação Ambiental. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Realizou-se um levantamento bibliográfico sistematizado sobre produções acadêmicas de Educação Ambiental na perspectiva da aprendizagem significativa. Neste estudo também desenvolvemos um trabalho voltado para o uso de Mapas Conceituais para o Ensino de Educação Ambiental por meio de uma Aula de Campo. Desenvolvemos um relato de experiência da aplicação de uma Sequência Didática (SD), na perspectiva da educação significativa para uma turma do 5º ano de uma escola pública municipal situada na cidade de São Simão, Goiás. Finalmente construímos um Produto Educacional: Oficina de Educação Ambiental por Meio de Aprendizagem Significativa para Professores e validamos este produto com professores da atuantes na Educação Básica.
Palavras-chave: Educação
Educação ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: OLIVEIRA, Lilia Aparecida de. Oficina de Educação Ambiental por meio de Aprendizagem Significativa para professores. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/147
Data de defesa: 16-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Lilia Aparecida de Oliveira.pdf7,41 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.