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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lilia Aparecida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4291170536601014por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Plauto Simão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798por
dc.contributor.referee1Carvalho, Plauto Simão de-
dc.contributor.referee2Layrargues, Philippe Pomier-
dc.contributor.referee3Porto, Marcelo Duarte-
dc.date.accessioned2019-10-01T17:19:05Z-
dc.date.issued2019-08-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lilia Aparecida de. Oficina de Educação Ambiental por meio de Aprendizagem Significativa para professores. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/147-
dc.description.resumoO Brasil assumiu uma posição de destaque na década de 90 em movimentos de articulação de política ambiental. Contudo, este protagonismo político não foi acompanhado de uma estrutura cultural e educacional que possibilitasse também um protagonismo do ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) reforçam a concepção de que uma consciência ambiental somente será concebida quando o aprendiz conseguir atribuir significado àquilo que aprende, ou seja, por meio da ligação que o estudante estabelece entre o que aprende e o que já conhece. Esta é basicamente a perspectiva pedagógica da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Neste contexto, destacamos o seguinte problema. Como possibilitar uma aprendizagem significativa da temática Educação Ambiental no ambiente escolar? Qual a contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para possibilitar uma estratégia pedagógica no ensino da EA? É possível desenvolver estratégias que por meio de diálogo e debate, possam promover o desenvolvimento de Educação Ambiental (EA) através da interdisciplinaridade por meio da perspectiva da aprendizagem significativa? É possível desenvolver e oferecer ferramentas didático-pedagógicas e um produto educacional que possibilite contribuir com a prática docente da EA de forma transversal e interdisciplinar e valorizar a formação continuada docente? No presente estudo abordamos a complexidade epistemológica e político-pedagógica da Educação Ambiental. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Realizou-se um levantamento bibliográfico sistematizado sobre produções acadêmicas de Educação Ambiental na perspectiva da aprendizagem significativa. Neste estudo também desenvolvemos um trabalho voltado para o uso de Mapas Conceituais para o Ensino de Educação Ambiental por meio de uma Aula de Campo. Desenvolvemos um relato de experiência da aplicação de uma Sequência Didática (SD), na perspectiva da educação significativa para uma turma do 5º ano de uma escola pública municipal situada na cidade de São Simão, Goiás. Finalmente construímos um Produto Educacional: Oficina de Educação Ambiental por Meio de Aprendizagem Significativa para Professores e validamos este produto com professores da atuantes na Educação Básica.por
dc.description.abstractO Brasil assumiu uma posição de destaque na década de 90 em movimentos de articulação de política ambiental. Contudo, este protagonismo político não foi acompanhado de uma estrutura cultural e educacional que possibilitasse também um protagonismo do ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) reforçam a concepção de que uma consciência ambiental somente será concebida quando o aprendiz conseguir atribuir significado àquilo que aprende, ou seja, por meio da ligação que o estudante estabelece entre o que aprende e o que já conhece. Esta é basicamente a perspectiva pedagógica da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Neste contexto, destacamos o seguinte problema. Como possibilitar uma aprendizagem significativa da temática Educação Ambiental no ambiente escolar? Qual a contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para possibilitar uma estratégia pedagógica no ensino da EA? É possível desenvolver estratégias que por meio de diálogo e debate, possam promover o desenvolvimento de Educação Ambiental (EA) através da interdisciplinaridade por meio da perspectiva da aprendizagem significativa? É possível desenvolver e oferecer ferramentas didático-pedagógicas e um produto educacional que possibilite contribuir com a prática docente da EA de forma transversal e interdisciplinar e valorizar a formação continuada docente? No presente estudo abordamos a complexidade epistemológica e político-pedagógica da Educação Ambiental. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Apresentamos uma contextualização de algumas denominações ou macrotendências da EA. Além disto, buscamos realizar um resgate histórico-teórico e premissas da consolidação da EA no Brasil e no Mundo. Realizou-se um levantamento bibliográfico sistematizado sobre produções acadêmicas de Educação Ambiental na perspectiva da aprendizagem significativa. Neste estudo também desenvolvemos um trabalho voltado para o uso de Mapas Conceituais para o Ensino de Educação Ambiental por meio de uma Aula de Campo. Desenvolvemos um relato de experiência da aplicação de uma Sequência Didática (SD), na perspectiva da educação significativa para uma turma do 5º ano de uma escola pública municipal situada na cidade de São Simão, Goiás. Finalmente construímos um Produto Educacional: Oficina de Educação Ambiental por Meio de Aprendizagem Significativa para Professores e validamos este produto com professores da atuantes na Educação Básica.por
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-10-01T17:19:05Z No. of bitstreams: 2 license.txt: 2134 bytes, checksum: 4709595c927233fc684151cf6f2010cf (MD5) Dissertação Lilia Aparecida de Oliveira.pdf: 7583793 bytes, checksum: 07f46cd9229f4be1ea8100dfb8d8c94f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-01T17:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 2134 bytes, checksum: 4709595c927233fc684151cf6f2010cf (MD5) Dissertação Lilia Aparecida de Oliveira.pdf: 7583793 bytes, checksum: 07f46cd9229f4be1ea8100dfb8d8c94f (MD5) Previous issue date: 2019-08-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOficina de educação ambiental por meio de aprendizagem significativa para professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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