Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1298
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Professor como vítima”: uma investigação sobre o bullying sofrido pelo professor ao manejar tecnologias
Título(s) alternativo(s): “Teacher as a victim?”: an investigation into the bullying suffered by teachers when using technologies
Autor: Siqueira, Elimar de Paiva
Primeiro orientador: Modesto, João Gabriel Nunes
Resumo: A presente dissertação se insere no conjunto de investigação sobre o bullying direcionado ao professor e traz, em seu bojo, dois objetivos principais: a) identificar uma revisão sistemática sobre o bullying direcionado ao professor, por meio de uma revisão sistemática de literatura; e b) investigar a vivência do bullying de professores em função de aspectos que permeiam o uso da tecnologia em sala de aula. Dessa maneira, realizou-se dois estudos. No primeiro estudo (N=6), identificaram-se pesquisas vinculadas ao tema por meio de uma revisão sistemática de literatura. Os resultados apontaram uma escassez de estudos sobre a temática, tendo em vista que apenas seis artigos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão da revisão sistemática de literatura. O segundo estudo (N=52) investigou a vivência de bullying por professores em função do manejo de tecnologias digitais. De maneira geral, não foram encontrados índices elevados de vivência de bullying por parte dos professores. Em conjunto, os dois estudos que compõem a presente dissertação contribuem para a área de educação e tecnologia, a partir da análise dos desafios (bullying) vivenciados por professores ao manejar tecnologias de ensino.
Abstract: This dissertation is part of the set of investigations on bullying directed at teachers and has two main objectives: a) to identify a systematic review on bullying directed at teachers, through a systematic literature review; and b) investigate the experience of bullying of teachers in terms of aspects that permeate the use of technology in the classroom. In this way, two studies were carried out. In the first study (N=6), research related to the theme was identified through a systematic literature review. The results showed a shortage of studies on the subject, given that only six articles met the inclusion and exclusion criteria of the systematic literature review. The second study (N=52) investigated the experience of bullying by teachers due to the use of digital technologies. In general, no high rates of bullying were found among teachers. Together, the two studies that make up this dissertation contribute to the area of education and technology, based on the analysis of the challenges (bullying) experienced by teachers when handling teaching technologies.
Palavras-chave: Bullying
Recursos tecnológicos
Professor
Cidadania digital
Educação
Technological resources
Teacher
Digital citizenship
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
Citação: SIQUEIRA, Elimar de Paiva. “Professor como vítima”: uma investigação sobre o bullying sofrido pelo professor ao manejar tecnologias. 2023. 70 f. Dissertação ( Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás,2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1298
Data de defesa: 4-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Elimar de Paiva Siqueira.pdfDissertação_Elimar Paiva949,73 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.