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Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho docente : sua representação para o professor de língua portuguesa nos cursos de ciências sociais aplicadas da UEG
Título(s) alternativo(s): Teaching work: its representation for the portuguese language teacher in the applied social sciences courses at UEG
Autor: Costa, Antonia Elisângela Vaz 
Primeiro orientador: Assis, Eleone Ferraz de
Primeiro membro da banca: Assis, Eleone Ferraz de
Segundo membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Terceiro membro da banca: Freitas, Carla Conti de
Resumo: A análise e a reflexão sobre as representações do trabalho docente encontram guarida na responsabilidade que seus profissionais sentem de problematizar questões relativas à sua prática pedagógica e de contribuir para que essas representações construídas sejam cristalizadas ou transformadas. Pensando nisso, esta pesquisa, buscou, a partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), investigar as representações que os professores de Língua Portuguesa dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) apresentam do trabalho docente. Nessa perspectiva, o estudo justifica-se por (re)construir a trama de significados sociais que os docentes universitários vêm assumindo em seu percurso profissional ao atuar em um curso distinto da sua área de formação inicial. Recorre-se aos parâmetros teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008; 2009), da Clínica da Atividade (CLOT, 2001; 2006), da concepção do trabalho e labor do professor (MACHADO, 2004; 2008; 2011) e da abordagem qualitativa-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008; DERRIDA, 1976; MOITA LOPES, 1994) para atingir o objetivo principal deste estudo. O córpus1 é constituído de 06 (seis) entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa da UEG. Os resultados apontaram que as experiências dos docentes no contexto de trabalho são reveladas no texto das entrevistas e remetem a representação de seus trabalhos, devendo, então, ser compreendidas com base na análise dos três níveis, organizacional, enunciativo e semântico. Destaca-se que a análise dos mecanismos enunciativos (voz e modalizações) possibilita verificar a expressão da atitude do actante em relação ao que é dito. Conclui-se, portanto, que a investigação desvelou diversas e complexas significações acerca do trabalho docente.
Abstract: The analysis and reflection on the representations of the teaching work is supported by the responsibility that professors feel to problematize issues related to their teaching practice and to contribute to the crystallization or transformation of these representations. Considering the assumptions of Socio-discursive Interactionism (ISD), this study aims to investigate the representations expressed in teaching by the professors of Portuguese Language of the Courses of Applied Social Sciences at the State University of Goiás. In this perspective, this study is justified by social meanings (re)constructed by professors – throughout their careers – working in a different area of their training. To achieve its aim, this study is based theoretical and methodological on Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 2008; 2009), Activity Clinic (CLOT, 2001; 2006), the conception of teaching work and labor (MACHADO, 2004; 2008; 2011) and the qualitative-interpretative approach (BORTONI-RICARDO, 2008; DERRIDA, 1976; MOITA LOPES, 1994). The córpus consists on six (06) interviews with Portuguese Language teachers from the State University of Goiás (UEG). The results indicate that the experiences of professors in their work are revealed in the interviews’ text and refer to the representation of their work. Considering this, they should be understood based on the analysis of three levels: organizational, enunciative and semantic. The analysis of enunciative mechanisms (voice and modalizations) makes it possible to verify the expression of the attitude of the subject in relation to what is said. It is concluded, therefore, that the investigation will unveil several and complex meanings about the teaching.
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo
Representação do trabalho docente
Professor de língua portuguesa
Socio-discursive interactionism
Representation of the professor work
Professor of portuguese language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: COSTA, Antonia Elisângela Vaz. O trabalho docente: sua representação para o professor de língua portuguesa nos cursos de ciências sociais aplicadas da UEG. 2022. 250 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1269
Data de defesa: 2-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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