???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/123
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendonça, Weslene Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0998017464235769por
dc.contributor.advisor1Miranda, Sabrina do Couto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3653673838173344por
dc.contributor.referee1Miranda, Sabrina do Couto de-
dc.contributor.referee2Lazzarotti Filho, Ari-
dc.contributor.referee3Ferreira, João Roberto Resende-
dc.date.accessioned2019-06-10T18:12:32Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Weslene Freitas. Ensino-aprendizagem do tema corpo humano no Ensino médio. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Anápolis, 2018.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/123-
dc.description.resumoA presente dissertação teve por objetivo geral entender o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física no Ensino Médio e criar uma sequência didática interdisciplinar para se trabalhar a referida temática. A ideia da pesquisa partiu de uma inquietação pessoal advinda de experiências de ensino do tema corpo humano nas aulas de Educação Física para os alunos do Ensino Médio. A dissertação foi dividia em três capítulos: o primeiro visa analisar o tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física com base nos documentos oficiais. O segundo capítulo é um estudo de caso em duas escolas no município de Ceres-GO. O objetivo foi conhecer e analisar as ementas e o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física em duas escolas públicas (rede estadual e federal). A coleta de dados em campo aconteceu por meio da aplicação, aos professores e alunos, de questionários estruturados. O terceiro capítulo refere-se ao produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar que visa proporcionar um ensino integrador do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física, diminuindo a fragmentação dos conteúdos relacionados ao tema no Ensino Médio. O produto educacional foi avaliado pelos professores participantes da pesquisa. De modo geral, a análise dos dados revela que os professores participantes são jovens e a maioria tem conhecimento de como o tema corpo humano é proposto nos documentos oficiais para o ensino na escola. Os professores ressaltaram que há necessidade de diminuir a fragmentação do tema, sugerindo começar pela organização do currículo. Para a maioria dos alunos das duas escolas a definição de corpo humano foi categorizada como biológica. Acreditamos que trabalhos interdisciplinares envolvendo duas ou mais disciplinas possam ser um caminho favorável para um ensino contextualizado e menos fragmentado.por
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation was to understand the teaching-learning process of the theme human body in the Biology and Physical Education disciplines in High School and to create an interdisciplinary didactic sequence to work on this subject. The idea of the research was based on a personal uneasiness derived from experiences of teaching the human body theme in Physical Education classes for high school students. The dissertation was divided into three chapters: the first aims to analyze the human body theme in the Biology and Physical Education disciplines based on the official documents. The second chapter is a case study in two schools in the municipality of Ceres-GO. The objective was to know and analyze the syllabus and teaching-learning process of the human body theme in the Biology and Physical Education disciplines in two public schools (state and federal). Field data collection took place through the application of structured questionnaires to teachers and students. The third chapter refers to the educational product, an interdisciplinary didactic sequence that aims to provide an integrative teaching of the human body theme in the disciplines of Biology and Physical Education, reducing the fragmentation of content related to the subject in High School. The educational product was evaluated by the teachers participating in the research. Overall, the analysis of the data reveals that the participating teachers are young and most are aware of how the subject human body is proposed in the official documents for teaching in the school. The teachers emphasized that there is a need to reduce the fragmentation of the topic, suggesting starting with the organization of the curriculum. For most students in both schools the definition of human body was categorized as biological. We believe that interdisciplinary work involving two or more disciplines may be a favorable path for contextualized and less fragmented teaching.por
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-06-10T18:12:32Z No. of bitstreams: 3 license.txt: 2164 bytes, checksum: 487fc01a7f793a0341d58b02c947dec7 (MD5) Dissertação Entrega Final UEG.pdf: 2439281 bytes, checksum: b586477129a80bf063118dc761db4360 (MD5) Produto Imprimir_final.pdf: 608730 bytes, checksum: 4e9f503d6d5591002cc845392399d58e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T18:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license.txt: 2164 bytes, checksum: 487fc01a7f793a0341d58b02c947dec7 (MD5) Dissertação Entrega Final UEG.pdf: 2439281 bytes, checksum: b586477129a80bf063118dc761db4360 (MD5) Produto Imprimir_final.pdf: 608730 bytes, checksum: 4e9f503d6d5591002cc845392399d58e (MD5) Previous issue date: 2018-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola Básicapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectBasic Schooleng
dc.subjectCurriculum,eng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEnsino-aprendizagem do tema corpo humano no Ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Entrega Final UEG.pdf2,38 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Produto Imprimir_final.pdf594,46 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.