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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação 4.0, aulas remotas e os processos de ensino-aprendizagem no curso de pedagogia: limites e possibilidades no contexto emergente
Autor: Borges, Nay Brunio 
Primeiro orientador: Kochhann, Andréa
Primeiro membro da banca: Kochhann, Andréa
Segundo membro da banca: Silva, Sonia Bessa da Costa Nicácio
Terceiro membro da banca: Bolzan, Dóris Pires Vargas
Resumo: O objeto desta pesquisa foi Educação 4.0, delimitado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Oeste – sede São Luís de Montes Belos, na concepção de alunos do curso quanto ao processo ensino-aprendizagem com uso de tecnologias, considerando a pandemia (2020-2021). Apresentou-se como problemática: quais os limites e possibilidades da educação 4.0 no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Oeste - sede São Luís de Montes Belos? O objetivo geral da pesquisa foi analisar os limites e possibilidades da Educação 4.0 no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Oeste - sede São Luís de Montes Belos. Para tanto, teve-se como objetivos específicos: 1. Realizar o estado da arte da temática dos últimos 05 anos no banco de teses e dissertações da CAPES, 2. Historicizar a Educação 4.0, 3. Discutir Educação 4.0 e suas metodologias, 4. Contextualizar a pandemia no mundo, no Brasil, em Goiás e em São Luís de Montes Belos, 5. Apresentar a UEG e o curso de Pedagogia, 6. Compreender o processo ensino-aprendizagem e a relação entre tecnologias, metodologias e Educação 4.0 considerando o currículo do curso e 7. Analisar a concepção dos alunos sobre os processos de ensino-aprendizagem mediante esse contexto. A pesquisa se justifica pela situação de emergência mundial, bem como pela necessidade de compreender esse movimento, tanto no que se refere à formação quanto ao trabalho docente permeando os processos de ensino- aprendizagem. Os conjuntos e processos empregados na pesquisa aproximaram-se do materialismo histórico-dialético. A pesquisa foi de natureza aplicada, cujos objetivos são explicativo-analíticos, numa abordagem quanti-qualitativa com procedimentos de análise bibliográfica, e estado da arte, documental e estudo de caso com aplicação de questionário misto. As aulas remotas sinalizam para utilização de recursos midiáticos e metodologias diversificadas em um contexto emergente no qual o protagonismo do aluno deixou a desejar. A Educação 4.0 e suas tendências mostram-se em conjunto com as evoluções industriais, entretanto, frente às questões de acesso é possível verificar limites e possibilidades no curso de Pedagogia, os quais interferem na formação do aluno. Quiçá a Educação 4.0 ocorra, tendo a garantia de acesso à internet com aparelhos que suportam as demandas e o protagonismo do aluno. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possibilitem mudanças no modo de pensar os processos de ensino-aprendizagem, pelas estratégias e metodologias, bem como as tomadas de decisões em relação à formação docente na UEG, no que tange a Educação 4.0, no cenário pós-pandêmico, considerando ainda o contexto emergente.
Abstract: The object of this research was Education 4.0, delimited in the Pedagogy course at the State University of Goiás, West Campus – São Luís de Montes Belos headquarters, in the conception of students of the course regarding the teaching-learning process with the use of technologies, considering the pandemic ( 2020-2021). It presented itself as problematic: what are the limits and possibilities of education 4.0 in the Pedagogy course at the State University of Goiás, West Campus - headquarters São Luís de Montes Belos? The general objective of the research was to analyze the limits and possibilities of Education 4.0 in the Pedagogy course at the State University of Goiás, West Campus - São Luís de Montes Belos headquarters. Therefore, the specific objectives were: 1. Carry out the state of the art of the last 05 years in the theses and dissertations database of CAPES, 2. Historicize Education 4.0, 3. Discuss Education 4.0 and its methodologies, 4. Contextualize the pandemic in the world, in Brazil, in Goiás and in São Luís de Montes Belos, 5. Introduce the UEG and the Pedagogy course, 6. Understand the teaching-learning process and the relationship betweentechnologies, methodologies and Education 4.0 considering the course curriculum and 7. Analyze the students' conception of the teaching-learning processes in this context. The research is justified by the global emergency situation, as well as the need to understand this movement, both in terms of training and teaching work permeating the teaching-learning processes. The sets and processes employed in the research approached historical-dialectical materialism. The research was of an applied nature, whose objectives are explanatory-analytical, in a quantitative-qualitative approach with procedures of bibliographical analysis, and state of the art, documental and case study with application of mixed questionnaire. Remote classes point to the use of media resources and diverse methodologies in an emerging context in which the student's protagonism left something to be desired. Education 4.0 and it’s trends are shown together with industrial developments, however, in view of access issues, it is possible to verify limits and possibilities in the Pedagogy course, which interfere with student training. Perhaps Education 4.0 will occur, with the guarantee of internet access with devices that support the student's demands and protagonism. It’s hoped that the results of this research will enable changes in the way of thinking about the teaching-learning processes, through strategies and methodologies, well decision-making in relation to teacher training at UEG, with regard to Education 4.0, in the post -pandemic, also considering the emerging context.
Palavras-chave: Educação em tempos de pandemia
Aulas presenciais mediadas por tecnologias
Protagonismo do aluno
Acesso e saber
Education in times of pandemic
Face-to-face classes mediated by technologies
Student protagonism
Access and Know
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
Citação: BORGES, Nay Brunio. Educação 4.0, aulas remotas e os processos de ensino-aprendizagem no curso de pedagogia: limites e possibilidades no contexto emergente. 2022. 194 f. Dissertação ( Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1190
Data de defesa: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias

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