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Tipo do documento: Dissertação
Título: A prova do Saeb e o ensino de língua portuguesa na perspectiva de professores da rede pública estadual de Goiás
Título(s) alternativo(s): The Saeb test and teaching the portuguese language from the perspective of teachers in the state public network of Goiás
Autor: Stoffels, Fábio 
Primeiro orientador: Carvalhaes, Wesley Luis
Primeiro coorientador: Assis, Lúcia Maria de
Primeiro membro da banca: Carvalhaes, Wesley Luis
Segundo membro da banca: Assis, Lúcia Maria de
Terceiro membro da banca: Carvalho, Renata Ramos da Silva
Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Inhumas. Intitulada “A prova do Saeb e o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos professores”, esta pesquisa propôs como objetivo geral conhecer as percepções dos professores de Língua Portuguesa (LP) que lecionam em turmas de nonos anos nas escolas que pertencem à Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc GO) sobre as possíveis influências da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no seu trabalho. Elegeram-se também como objetivos específicos: compreender a implementação do Saeb como resposta a uma tendência neoliberal de controle da educação básica e de responsabilização dos professores; identificar possíveis mudanças no material didático, na metodologia e no planejamento do professor de LP de turmas de nonos anos quando há a aplicação da prova do Saeb; perceber como as políticas públicas da Seduc GO regulam e interferem nas práticas educacionais de professores da rede estadual em anos de avaliação do Saeb; identificar como os professores percebem os efeitos da prova do Saeb em suas práticas; reconhecer, no discurso dos professores, a aderência ou a resistência ao conceito de qualidade defendido pelo Ministério de Educação (MEC) em sua política avaliativa; avaliar se o ensino de LP desvincula- se da realidade das unidades escolares com o objetivo de atender a uma demanda externa. Esses objetivos buscaram contribuir para responder à seguinte questão de pesquisa: na percepção dos professores que ensinam LP em turmas de nonos anos, qual é a relação existente entre a avaliação do Saeb e a sua prática docente? Quanto aos procedimentos metodológicos, esta investigação foi realizada com base em uma abordagem qualitativa e adotou o materialismo histórico dialético como método de pesquisa. Utilizou-se, inicialmente, de uma pesquisa bibliográfica para entender como o neoliberalismo tem modificado as instituições de ensino e o trabalho dos professores, bem como as influências do neoliberalismo sobre o Estado e as políticas públicas educacionais. Buscou-se também verificar como o Saeb foi formulado e reformulado sobre valores neoliberais e, junto com outras políticas públicas, atua a serviço de um Estado gerencial. Foi realizada também uma análise documental da portaria no 10/2021 do MEC, que traz as novas diretrizes da avaliação do Saeb, a fim de se verificar como se acentuaram os seus contornos neoliberais. Efetivou-se, em seguida, uma pesquisa empírica com a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas a uma amostra de dez professores da rede estadual de ensino de Goiás. Foram adotados como autores e obras fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: Afonso (2000); Silva (2005); Bakhtin (2011); Coêlho (2012); Dardot e Laval (2016); Dourado, Oliveira e Santos (2007); Freitas et al (2014); Freitas (2018); Laval (2019); Volóchinov (2018). Este estudo mostrou que o estado de Goiás ocupa posições de destaque nos rankings nacionais de desempenho nas provas do Saeb, levando a Seduc GO a desenvolver estratégias para que essas posições sejam mantidas. A pesquisa demonstrou ainda que a centralidade das avaliações externas no processo pedagógico verificada em Goiás torna a educação ofertada instrumental, e, para não serem responsabilizados pelo eventual resultado desfavorável no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), observou-se que os professores da amostra deste estudo reconhecem que modificam seu planejamento de modo a preparar os alunos para a prova do Saeb. Os enunciados dos professores foram analisados com auxílio de conceitos bakhtinianos. Concluiu-se que existem contradições no campo quanto ao posicionamento dos professores participantes em relação ao conceito de qualidade do Saeb. Embora demonstrem adequar seu trabalho para melhorar o desempenho de seus alunos, muitos docentes não acreditam em que tenha havido melhora no ensino de LP desde que o Saeb foi implementado.
Abstract: This study is part of the research line Culture, School, and Training of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Goiás State University (UEG), University Unit of Inhumas. Entitled The Saeb assessment and the teaching of the Portuguese language from the perspective of the teachers, this research proposed as a general objective to know the perceptions of the Portuguese Language (PL) teachers who teach in ninth-grade classes at schools that belong to the State Secretariat of Education of Goiás (Seduc GO) on the possible influences of the evaluation of the Assessment of Primary Education System (Saeb) on their work. We also chose the following as specific objectives: to understand the implementation of Saeb as a response to a neoliberal tendency to control primary education and make teachers accountable; to identify possible changes in the textbooks, in the methodology, and the planning of the PL teacher of ninth-grade classes when the Saeb assessment is applied; to understand how the public policies of Seduc GO regulate and interfere in the educational practices of teachers from the state network in Saeb assessment years; to identify how teachers perceive the effects of the Saeb assessment in their practice; to recognize, in the teachers' discourse, adherence or resistance to the concept of quality defended by the Brazilian Ministry of Education (MEC) in its evaluation policy; to assess whether the teaching of PL is detached from the reality of the school units to meet external demand. These objectives sought to contribute to answering the following research question: in the perception of teachers who teach PL in ninth-grade classes, what is the relationship between the Saeb assessment and their teaching practice? As for methodological procedures, we carried out this investigation based on a qualitative approach and adopted dialectical historical materialism as a research method. Initially, we used bibliographical research to understand how neoliberalism has modified educational institutions and the work of teachers, as well as the influences of neoliberalism on the State and educational public policies. We also sought to verify how Saeb was formulated and reformulated based on neoliberal values and, along with other public policies, acts at the service of a managerial State. We also carried out a document analysis of MEC ordinance n. 10/2021 was also carried out, which brings the new guidelines for the Saeb assessment, to verify how its neoliberal contours were accentuated. Then, we carried out an empirical research with the application of a questionnaire with closed and open questions to a sample of ten teachers from the state education network of Goiás. The following were adopted as fundamental authors and works for the development of the research: Afonso (2000); Silva (2005); Bakhtin (2011); Rabbit (2012); Dardot and Laval (2016); Dourado, Oliveira, and Santos (2007); Freitas et al. (2014); Freitas (2018); Laval (2019); Voloshinov (2018). This study showed that the state of Goiás occupies prominent positions in the national rankings of performance in the Saeb assessments, leading Seduc GO to develop strategies so that these positions are maintained. The research also demonstrated that the centrality of external evaluations in the pedagogical process verified in Goiás makes the education offered instrumental, and, in order not to be held responsible for the eventual unfavorable result in the Basic Education Development Index (IDEB), we observed that the sample teachers of this study recognize that they modify their planning to prepare students for the Saeb assessment. The teachers' utterances were analyzed with the help of Bakhtinian concepts. We concluded that there are contradictions in the field regarding the position of the participating teachers concerning the Saeb quality concept. Although they demonstrate that they adapt their work to improve their students’ performances, many teachers do not believe there has been an improvement in the teaching of PL since the implementation of Saeb.
Palavras-chave: Neoliberalismo
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Educação em Goiás
Trabalho do professor
Bakhtin
Neoliberalism
National Basic Education Assessment System (Saeb)
Education in Goiás
Teacher's work
Bakhtin
Professores - Ensino de língua portuguesa
Teachers - Portuguese language teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
Citação: STOFFELS, F. A prova do Saeb e o ensino de língua portuguesa na perspectiva de professores da rede pública estadual de Goiás. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1168
Data de defesa: 21-Mar-2023
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