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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1711
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Extensão Universitária na América Latina e Formação de professores: uma abordagem a partir do XVII Congresso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria |
Título(s) alternativo(s): | University Extension in Latin America and Teacher Education: an approach from the XVII Latin American and Caribbean Congress of University Extension |
Autor: | Monteiro, Camila da Silva Oliveira |
Primeiro orientador: | Kochhann, Andréa |
Resumo: | A pesquisa tem como objeto a Extensão Universitária delimitada na formação de professores na América Latina. Diante disso, a questão norteadora da pesquisa é: quais as contribuições da Extensão Universitária para a formação de professores na América Latina? Considerando algumas questões secundárias como: quais os conceitos e historicidades da Extensão Universitária? Quais os fundamentos histórico-ontológicos no processo de formação acadêmica na América Latina e no Caribe? Quais estudos trazem a Extensão Universitária na formação de professores no Brasil? Quais as concepções dos representantes (professores, gestores, coordenadores, pesquisadores e reitores) dos países latino-americanos e caribenhos que participaram do XVII Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria sobre Extensão Universitária? Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições da Extensão Universitária para a formação de professores na América Latina e no Caribe. Dessa forma, os objetivos específicos são: historicizar e conceituar a Extensão Universitária; discutir os fundamentos histórico-ontológicos no processo de formação de professores na América Latina e no Caribe; apresentar a revisão sistemática da Extensão Universitária na formação de professores no Brasil; investigar a concepção dos professores, gestores, coordenadores, reitores e pesquisadores universitários de países Latino-americanos caribenhos sobre Extensão Universitária. Esta pesquisa é aplicada, qualitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. A pesquisa utiliza algumas das categorias do Materialismo Histórico Dialético para a análise de dados, como a totalidade (concreto, abstrato e contradição), historicidade e ontológico. Foi considerada a análise temática, de acordo com Severino (2026), para tratar os dados. São utilizados os autores Kochhann (2019, 2021, 2022), Forproex (2012), Faria (2001), Castro (2004), Souza (2000), Síveres (2013), Botomé (1996), Reis (1996), Jezine (2002), Gurgel (1986), Freire (2000), Tovar (2022), dentre outros, bem como Leis, Resoluções, Planos de Educação e de Extensão Universitária de vários países da América Latina, entre outros. A análise dos dados revela que a Extensão Universitária é uma prática educativa, cultural e científica que integra ensino e pesquisa, promovendo uma interação entre a universidade e a sociedade. As atividades de extensão contribuem de forma significativa na formação de professores, proporcionando experiências práticas e interdisciplinares que conectam o ensino à realidade social. Contudo, o estudo aponta desafios para a efetivação dessas atividades nos currículos, destacando a necessidade de superar práticas assistencialistas e adotar abordagens críticas e emancipadoras. Conclui-se que a Extensão Universitária desempenha um papel fundamental na formação dos docentes, mas requer maior engajamento institucional e uma abordagem mais integrada e crítica para alcançar seu potencial transformador na realidade social latino-americana e no Caribe. |
Abstract: | The research focuses on University Extension in the context of teacher education in Latin America. Accordingly, the guiding question of the study is: what are the contributions of University Extension to teacher education in Latin America? It also considers some secondary questions, such as: what are the concepts and historical backgrounds of University Extension? What are the historical-ontological foundations in the academic education process in Latin America and the Caribbean? Which studies address University Extension in teacher education in Brazil? What are the perceptions of representatives (teachers, managers, coordinators, researchers, and rectors) from Latin American and Caribbean countries who participated in the XVII Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria regarding University Extension? Therefore, the general objective of this study is to analyze the contributions of University Extension to teacher education in Latin America and the Caribbean. Specifically, the objectives are to: historicize and conceptualize University Extension; discuss the historical-ontological foundations in the process of teacher education in Latin America and the Caribbean; present a systematic review of University Extension in teacher education in Brazil; investigate the perceptions of teachers, managers, coordinators, rectors, and university researchers from Latin American and Caribbean countries about University Extension. This research is applied, qualitative, bibliographic, documentary, and a case study. It uses some categories from Historical Dialectical Materialism for data analysis, such as totality (concrete, abstract, and contradiction), historicity, and ontology. Thematic analysis, according to Severino (2026), was used for data processing. The study references the works of Kochhann (2019, 2021, 2022), Forproex (2012), Faria (2001), Castro (2004), Souza (2000), Síveres (2013), Botomé (1996), Reis (1996), Jezine (2002), Gurgel (1986), Freire (2000), Tovar (2022), among others, as well as Laws, Resolutions, and Education and University Extension Plans from various Latin American countries. Data analysis reveals that University Extension is an educational, cultural, and scientific practice that integrates teaching and research, promoting interaction between the university and society. Extension activities significantly contribute to teacher education by providing practical and interdisciplinary experiences that connect teaching with social reality. However, the study highlights challenges in integrating these activities into curricula, emphasizing the need to overcome assistentialist practices and adopt critical and emancipatory approaches. It concludes that University Extension plays a fundamental role in teacher education but requires greater institutional engagement and a more integrated and critical approach to realize its transformative potential in Latin American and Caribbean social realities. |
Palavras-chave: | Extensão Universitária Formação de Professores Transformação Social América Latina e Caribe University Extension Teacher Education Social Transformation Latin America and the Caribbean |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias |
Programa: | UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias |
Citação: | MONTEIRO, Camila da Silva Oliveira. Extensão Universitária na América Latina e Formação de professores: uma abordagem a partir do XVII Congresso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1711 |
Data de defesa: | 27-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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