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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção da noção de número: um estudo com crianças do 1o ano do Ensino Fundamental numa abordagem psicogenética
Título(s) alternativo(s): The construction of the notion of number: a study with children from the 1st year of Elementary School in a psychogenetic approach
Autor: Barros, Iliene Carolina
Primeiro orientador: Silva, Sônia Bessa da Costa Nicácio
Resumo: Esta investigação, com aporte teórico na psicologia genética, tem como objetivo avaliar o nível de operatoriedade de crianças do 1o ano do ensino fundamental, com base nas provas de conservação de quantidades contínuas e descontínuas, classificação e seriação operatória. Como objetivo complementar, busca-se relacionar esses aspectos à construção da noção de número. Foram realizados dois estudos: uma revisão sistemática de literatura; e um estudo empírico. Para este último, foi constituída uma amostra intencional com 35 crianças, com idades entre 6 e 7 anos, de ambos os sexos, alunos do 1o ano do ensino fundamental de uma escola pública na Região Centro-Oeste do Brasil. Como instrumento, foram utilizadas quatro provas do comportamento operatório elaboradas por Piaget e Szeminska (1981), com adaptação de Mantovani de Assis (2002). Nas situações experimentais, foi utilizado o método clínico ou crítico de Piaget. Os resultados indicaram que a maioria das crianças ainda não consolidou as operações lógico-elementares: mais de 90% não efetivaram a seriação operatória; 80% não realizaram a classificação; 60% não conservaram as quantidades descontínuas; e 63% não conservaram as quantidades contínuas. Observou-se uma correlação forte entre os dois tipos de conservação e uma moderada entre a conservação e a classificação. As crianças que apresentaram um bom desempenho na conservação de quantidades descontínuas (fichas) tenderam a apresentar também bom desempenho na conservação de quantidades contínuas (massa), com evolução no sentido da classificação. Crianças que demonstram habilidades classificatórias mais elaboradas também obtiveram melhores resultados na seriação de bastonetes. Paralelamente, a revisão sistemática de literatura, abrangendo publicações de 2010 a 2024, revelou que abordagens lúdicas e contextualizadas, como o uso de jogos e atividades práticas, promovem a conexão entre os conceitos matemáticos e o cotidiano dos alunos, promovendo maior engajamento e compreensão. As metodologias mais eficazes são aquelas que empregam práticas inovadoras para promover a construção da noção de número de forma progressiva e funcional. A formação contínua dos educadores também foi apontada como fundamental para a adaptação de estratégias pedagógicas às necessidades dos alunos. Conclui-se que a construção da noção de número depende de práticas pedagógicas inovadoras que considerem as experiências e contextos dos alunos, promovam autonomia e cooperação e favoreçam um ambiente solicitador, livre de tensões e coações, que permita a ação sobre o objeto do conhecimento. Este estudo oferece subsídios para práticas pedagógicas mais eficientes e significativas, contribuindo para o desenvolvimento e a construção da noção do número e das operações aritméticas nas etapas iniciais do ensino fundamental.
Abstract: This investigation, based on Genetic Psychology, aims to evaluate the level of operativity in first-grade elementary school children, based on the tests of conservation of continuous and discontinuous quantities, classification, and operative seriation. As a complementary objective, it seeks to relate these aspects to the construction of the notion of number. Two studies were conducted: a systematic literature review and an empirical study. For the latter, an intentional sample of 35 children, aged between 6 and 7 years, of both sexes, enrolled in the first grade of elementary school at a public school in the Central-West region of Brazil, was selected. As an instrument, four tests of operative behavior were used, developed by Piaget and Szeminska (1981), with adaptations by Mantovani de Assis (2002). In the experimental situations, Piaget's clinical or critical method was employed. The results indicated that most children had not yet consolidated the basic logical operations: more than 90% did not perform operative seriation; 80% did not carry out classification; 60% did not conserve discontinuous quantities; and 63% did not conserve continuous quantities. A strong correlation was observed between the two types of conservation and a moderate correlation between conservation and classification. Children who showed good performance in the conservation of discontinuous quantities (counters) also tended to perform well in the conservation of continuous quantities (mass), with progression toward classification. Children who demonstrated more elaborated classification skills also obtained better results in rod seriation. In parallel, the systematic literature review, covering publications from 2010 to 2024, revealed that playful and contextualized approaches, such as the use of games and practical activities, promote the connection between mathematical concepts and students' everyday lives, fostering greater engagement and understanding. The most effective methodologies are those that employ innovative practices to promote the construction of the notion of number in a progressive and functional way. The continuous training of educators was also identified as fundamental for adapting pedagogical strategies to students’ needs. It is concluded that the construction of the notion of number depends on innovative pedagogical practices that consider students’ experiences and contexts, promote autonomy and cooperation, and foster a stimulating environment, free from tension and coercion, which enables action upon the object of knowledge. This study offers support for more efficient and meaningful pedagogical practices, contributing to the development and construction of number sense and arithmetic operations in the early years of elementary education.
Palavras-chave: Construção do número
Operações aritméticas
Psicologia genética
Estruturas lógicas elementares
Construction of the number
Mathematics education
Genetic psychology
Pedagogical practices
Arithmetic operations
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
Citação: BARROS, Iliene Carolina. A construção da noção de número: um estudo com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental numa abordagem psicogenética. 2025. 98 f. Dissertação (Dissertação em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1768
Data de defesa: 4-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias

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