Unidade Universitária de Luziânia : [49] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Reflexões epistemológicas sobre filosofia das ciências e docência universitária à luz da teoria da complexidade: uma pesquisa qualitativa pela religação dos saberes
A presente dissertação de mestrado é composta por três artigos, metodologicamente denominada multipaper – artigos compilados. Trata-se de uma investigação de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa. O presente estudo tem por finalidade analisar as implicações epistemológicas da teoria da complexidade de Edgar Morin e do conceito de religação dos saberes, em articulação com outras teorias do conhecimento, na crítica aos fundamentos da ciência cartesiano-positivista. Os artigos abordam, ...
O papel da autoeficácia na mitigação do impacto da nomofobia no bem-estar
A nomofobia, definida como o medo de ficar sem o celular, é um problema crescente na era digital, com impactos negativos na saúde mental. A autoeficácia, crença na própria capacidade de lidar com desafios, pode modular essa relação. Esta dissertação tem como objetivo principal investigar o impacto da autoeficácia na relação entre nomofobia e bem-estar subjetivo, por meio da condução de dois estudos independentes. O primeiro estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura, que explora...
A construção da noção de número: um estudo com crianças do 1o ano do Ensino Fundamental numa abordagem psicogenética
Esta investigação, com aporte teórico na psicologia genética, tem como objetivo avaliar o nível de operatoriedade de crianças do 1o ano do ensino fundamental, com base nas provas de conservação de quantidades contínuas e descontínuas, classificação e seriação operatória. Como objetivo complementar, busca-se relacionar esses aspectos à construção da noção de número. Foram realizados dois estudos: uma revisão sistemática de literatura; e um estudo empírico. Para este último, foi constituída uma...
Qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores: estudo de caso em uma instituição pública reconhecida por suas práticas
Este estudo investigou a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na percepção dos colaboradores do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), utilizando como referencial teórico o Modelo de Walton. A temática da QVT tem sido amplamente discutida por diversos autores, como Limongi-França (1998), que destaca a QVT como um conjunto de ações voltadas ao bem-estar no ambiente organizacional, e Ferreira (2016), que enfatiza a necessidade de equilibrar as demandas institucionais com as expectat...
Gestão escolar do ensino médio no Estado de Goiás e dialógica moriniana: uma abordagem a partir de um estudo de caso
Esta Dissertação de Mestrado aborda a temática da Gestão Escolar do Ensino Médio no estado de Goiás (GO), sob a perspectiva da dialógica de Edgar Morin. A pesquisa se estrutura a partir do seguinte problema: onde e como está presente a dialógica moriniana da teoria da complexidade na gestão do Ensino Médio no estado de Goiás e quais os desafios da mesma? Para responder a essa questão, o objetivo geral da pesquisa consiste em investigar, em níveis teórico, metodológico e técnico, a presença, a...
Gestão da informação: uma investigação sobre as percepções dos usuários de plataformas digitais ambientais em Goiás
A informação, reconhecida como recurso estratégico no contexto organizacional, configura-se como um instrumento indispensável para a tomada de decisões e o aprimoramento de processos relacionados à gestão ambiental. Nesse cenário, observa-se uma escassez de estudos que envolvem a Gestão da Informação voltada ao uso de plataformas digitais ambientais, aliada à subutilização dessas ferramentas e à diversidade de usuários com diferentes percepções sobre usabilidade, integração e transparência am...
A conquista da vaga e o afastamento da função de professor da rede pública municipal de educação de Luziânia/GO: uma abordagem psicodinâmica
Esta pesquisa analisou os fatores psíquicos e sociais que influenciaram o afastamento de professores da Rede Pública Municipal de Educação de Luziânia-GO entre os anos de 2019 e 2022, com base na Psicodinâmica do Trabalho. A problemática central investigada refere-se às condições laborais adversas que impactam a saúde ocupacional docente, gerando afastamentos recorrentes. O estudo teve como objetivo investigar os elementos estruturais e subjetivos que contribuem para esse fenômeno, identifica...
Sustentabilidade Socioambiental na indústria do Estado de Goiás alinhamento com a Agenda 2030
O meio ambiente é abordado e discutidos no mundo, as propostas em cada encontro apresentamos mesmos problemas de acompanhamento para uma vida mais saudável e sustentável. O objetivo investigou a implementação das práticas de sustentabilidade socioambiental nas indústrias de Goiás, buscando identificar o alinhamento dessas iniciativas com os princípios da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Com base na relevância das questões ambientais e sociais foi adotada uma a...
Extensão Universitária na América Latina e Formação de professores: uma abordagem a partir do XVII Congresso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria
A pesquisa tem como objeto a Extensão Universitária delimitada na formação de professores na América Latina. Diante disso, a questão norteadora da pesquisa é: quais as contribuições da Extensão Universitária para a formação de professores na América Latina? Considerando algumas questões secundárias como: quais os conceitos e historicidades da Extensão Universitária? Quais os fundamentos histórico-ontológicos no processo de formação acadêmica na América Latina e no Caribe? Quais estudos trazem...
Sustentabilidade socioambiental na indústria do Estado de Goiás alinhamento com a Agenda 2030
O meio ambiente é abordado e discutidos no mundo, as propostas em cada encontro apresentam os mesmos problemas de acompanhamento para uma vida mais saudável e sustentável. O objetivo investigou a implementação das práticas de sustentabilidade socioambiental nas indústrias de Goiás, buscando identificar o alinhamento dessas iniciativas com os princípios da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Com base na relevância das questões ambientais e sociais foi adotada uma ...
Uso intenso da tecnologia e nomofobia em estudantes universitários: uma análise a partir do modelo dos cinco grandes fatores da personalidade
O objetivo geral desta dissertação é analisar o papel moderador dos traços de personalidade em alunos do ensino superior na relação entre nomofobia e intensidade do uso de tecnologia. Para tanto, a presente dissertação foi apresentada na forma de dois artigos independentes. O primeiro estudo refere-se a uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre nomofobia em estudantes universitários no Brasil. De forma geral, a RSL apontou altos índices de nomofobia e alguns casos de ansiedade e depre...
Atitudes em relação à matemática: um estudo com professores e estudantes da região Centro-Oeste
As atitudes são elementos centrais da nossa vida social, representando avaliações subjetivas e disposições em relação a objetos, pessoas, ideias ou eventos. Formadas por meio de experiências, interações sociais, valores culturais e diversas influências, as atitudes são suscetíveis a mudanças, especialmente em resposta a novas informações, experiências ou persuasão. Uma atitude positiva pode levar a comportamentos de apoio, enquanto uma atitude negativa pode resultar em evitação ou resistência...
Experiências tecnológicas digitais mediadoras na prática pedagógica docente na Educação Infantil
Em face do cenário contemporâneo na educação, impulsionado pela consequente explosão tecnológica, este estudo faz uma abordagem sobre as experiências tecnológicas digitais mediadoras na prática pedagógica docente nas escolas públicas municipais, que atendem a educação infantil, em turmas do pré-escolar, na Região Metropolitana do Entorno Sul do Distrito Federal (RMEDF), nos municípios goianos de Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso de Goiás. A temática se justifica devido às experiências ...
Estudo da transposição didática aplicada ao desenvolvimento de conteúdo didático multinível no processo de transmissão de conhecimento
A presente dissertação é construída no formato multipaper e tem como propósito analisar a literatura concernente sobre o Estudo da Transposição Didática Aplicada ao Desenvolvimenteo de Conteúdo Didático Multinível nos Processos de Transmisão de Conhecimento, o estudo foi desenvolvido especialmente na disciplina de Língua Portuguesa (Uso do substantivo simples como conteúdo norteador da pesquisa), além de relatar experiências observadas em sala de aula para verificar se há possibilidade de per...
Governança Ambiental e sustentabilidade: uma investigação nas empresas do segmento industrial no Estado de Goiás
Este estudo, intitulado “Governança Ambiental e Sustentabilidade: uma investigação nas empresas do segmento industrial do Estado de Goiás”, utilizou o método quadripolar para avaliar o desempenho ambiental de empresas goianas. A pesquisa foi realizada por meio de questionários estruturados, com perguntas fechadas, aplicados via Google Forms e utilizando uma escala Likert de 5 pontos. O objetivo principal foi analisar o comprometimento das empresas com práticas de governança ambiental, social ...
Ações educativas e oralidade de matrizes africanas: saberes e fazeres
A pesquisa por meio de um Estudo de Caso, investigou a abordagem das Ações Educativas e Oralidade de Matrizes Africanas com vistas a reconhecimento cultural para a construção de uma reflexão que transcenda o simples conceito das relações étnico-raciais lincadas a Transculturalidade2 dos povos marginalizados em nossa sociedade, que abarcam em quantidade os negros, indígenas e demais mestiços no contexto educacional. Projetos pontuais são implantados para valorizar a construção identitária de p...
A adoção das tecnologias no ensino remoto: um legado ao processo ensino e aprendizagem de Santa Maria-DF
A pandemia da Covid-19 espalhou-se velozmente por todo o mundo deixando um rastro de dor e incertezas, esta chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2020 ocasionando cerca de 730 mil óbitos. No entanto ela não deixou apenas mortes, desemprego, inflação, evidência das desigualdades sociais ou ainda a comprovada ineficiência do governo em lidar com a crise, deixou legados nas diferentes esferas da sociedade. Nesse sentido, o presente estudo buscou identificar o(s) legado(s) deixado(s) ao proces...
A meditação mediada por tecnologia como ferramenta de melhoria do estresse no trabalho dos professores
O presente projeto de dissertação tem como objetivo geral analisar a meditação como ferramenta de melhoria do estresse no trabalho de professores. Para tanto, realizamos dois estudos apresentados em formato de artigos independentes. O primeiro estudo configura-se como uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre as Contribuições da Meditação na Redução do Estresse no Trabalho dos Professores. De forma geral, por meio da RSL, os estudos apontam que atores que aplicam a meditação em algum ...
O designer de moda no cenário profissional do município de trindade, goiás: desafios e oportunidades
A moda, como expressão cultural e força econômica, molda identidades e impulsiona a economia global através da geração de empregos e inovação. No Brasil, diversas cidades emergem como polos de produção e consumo de moda. Trindade, em Goiás, é uma delas, tornando-se relevante para investigar o mercado de trabalho dos designers de moda, especialmente pela escassez de estudos sobre o tema na região. Esta dissertação analisa o cenário profissional dos designers de moda em Trindade (GO), com quatr...
Círculos de cultura em formação de professores e professoras
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Extensão Universitária, delimitado nas relações, desafios e conquistas da formação docente e acadêmica mediante um projeto de extensão intitulado “Círculos de Cultura em Formação de Professores e Professoras de Planaltina – GO (CIFOPLAN)”. A justificativa pela escolha da temática se dá por fatores de ordem pessoal, acadêmica, profissional e social. Para nortear a pesquisa elegeu-se como problema “Quais os desafios e conquistas de uma formação de...
- 49 UEG
- 49 Dissertação