Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1060
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ensino da arte no ensino fundamental a partir da lei 11.645/08 e das narrativas indígenas
Autor: Silva, Keyde Taisa da
Primeiro orientador: Bicalho, Poliene Soares dos Santos
Primeiro coorientador: Silva, Adriana Aparecida da
Primeiro membro da banca: Bicalho, Poliene Soares dos Santos
Segundo membro da banca: Lobo, Fernando Lemes
Terceiro membro da banca: Portela, Cristiane de Assis
Quarto membro da banca: Peixoto, Josana
Quinto membro da banca: Silva, Rusvênia Luísa Batista Rodrigues
Resumo: Nesta pesquisa, nos propomos a refletir sobre as características da apresentação da história e cultura indígena na sala de aula dos anos finais do Ensino Fundamental, tomando como referência as artes indígenas e o modo como estes são representados nos livros didáticos de Arte, que tiveram sua primeira disponibilização pelo MEC, para a escolha das escolas, no ano de 2014, válidos pelo triênio 2015/2017. Portanto, a elaboração desses livros acontece bastante tempo após a promulgação da Lei 11.645/08. A partir da legislação, os materiais didáticos devem levar em conta a inclusão, de forma satisfatória, da história e cultura indígena, considerando que a aprovação desta lei é percebida por pesquisadores da temática, e pelas próprias lideranças indígenas, como uma conquista do Movimento indígena dos anos 2000. A exigência legal considera alguns componentes curriculares como essenciais para o trabalho intercultural, em especial o componente de Arte e seu currículo. Para compreender a aplicabilidade da lei, alguns documentos, além dos livros didáticos de duas coleções, são tomados para análise, como a Base Nacional Comum Curricular, o Documento Curricular de Goiás e a própria Lei 11.645/08. Quanto aos livros didáticos, uma verificação sobre o diagnóstico realizado pelas coleções analisadas, acerca da temática indígena e as possibilidades apresentadas para a inserção de discussões pautadas nas questões étnicas em sala de aula, que o currículo de Goiás traz para o professor, também foi realizado, a fim de apontar caminhos para a prática de uma educação intercultural que valorize a cultura e a história indígenas. Nesse sentido, é a atuação propositiva do professor que é observada, uma vez que o livro didático apresenta algumas lacunas, que são compreensíveis, já que o material precisa abordar diversas temáticas, e não apenas a temática indígena. Como alternativa à restrição apresentada pelos materiais didáticos, que representam um apoio importante ao professor, são apresentadas algumas obras de autoria indígena, tanto nas artes quanto na literatura, que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula como instrumentos de uma educação voltada para a interculturalidade, que consiga romper com preconceitos e estereótipos perpetuados por uma educação pautada nos princípios eurocêntricos ao longo dos tempos. São analisadas algumas obras de autores indígenas como Daniel Munduruku e Eliane Potiguara, que se adequam perfeitamente às necessidades pedagógicas, graças ao seu caráter didático e de fácil leitura. Além da literatura, as etnomídias também são sugeridas como instrumentos didáticos, que podem ser amplamente utilizadas pelos professores em suas aulas, tornando-as interativas e atrativas aos jovens. Enfim, este trabalho lança mão de algumas possibilidades e métodos de abordagem da história e cultura indígena no componente de Arte, na pretensa aspiração de consolidar-se como um estudo, também, de caráter propositivo. Isso é feito, principalmente, a partir de sugestões do uso, em sala de aula, de textos, literatura e etnomídia de autoria indígena, que, apesar de estarem presentes em alguns livros didáticos, são trabalhados de forma pouco expressiva nos mesmos, e, consequentemente, também na sala de aula.
Abstract: In this research, we propose to reflect on the characteristics of the presentation of indigenous history and culture in the final years of Primary School, taking as reference the indigenous arts and the way they are represented in Art textbooks, which had their first available by the MEC, for the choice of schools, in the year 2014, valid for the triennium 2015/2017. Therefore, the preparation of these books happens a long time after the promulgation of Law 11.645 / 08. Based on legislation, teaching materials must take into account the satisfactory inclusion of indigenous history and culture, considering that the approval of this law is perceived by researchers of the subject, and by indigenous leaders themselves, as an achievement of the indigenous movement of 2000. The legal requirement considers some curricular components as essential for intercultural work, especially the Art component and its curriculum. To understand the applicability of the law, some documents, in addition to the textbooks of two collections, are taken for analysis, such as the National Curricular Common Base, the Goiás Curricular Document and Law 11.645 / 08 itself. As for the textbooks, a verification of the diagnosis made by the collections analyzed, about the indigenous theme and the possibilities presented for the insertion of discussions based on ethnic issues in the classroom, which the curriculum of Goiás brings to the teacher, was also carried out , in order to point out ways to practice intercultural education that values indigenous culture and history. In this sense, it is the propositional behavior of the teacher that is observed, since the textbook presents some gaps, which are understandable, since the material needs to address several themes, not just the indigenous theme. As an alternative to the restriction presented by didactic materials, which represent important support to the teacher, some works of indigenous authorship are presented, both in the arts and literature, that can be used by teachers in the classroom as instruments of an education directed to the interculturality, which can break with prejudices and stereotypes perpetuated by an education based on Eurocentric principles throughout the ages. Some works by indigenous authors such as Daniel Munduruku and Eliane Potiguara are analyzed, which are perfectly adapted to the pedagogical needs, thanks to its didactic and easy to read nature. In addition to literature, ethnomedics are also suggested as didactic tools, which can be widely used by teachers in their classes, making them interactive and attractive to young people. Finally, this work makes use of some possibilities and methods of approach of the history and indigenous culture in the component of Art, in the presumed aspiration to consolidate itself as a study, also, of a propositional character. This is done, mainly, from suggestions of the use of indigenous texts, literature and ethnomedia in the classroom, which, although they are present in some textbooks, are not very expressive in them, consequently, also in the classroom.
Palavras-chave: Ensino de Arte
Interculturalidade
Livro didático
Literatura indígena
Art Teaching
Interculturality
Textbook
Indigenous literature
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: SILVA, Keyde Taisa da. O Ensino da arte no ensino fundamental a partir da lei 11.645/08 e das narrativas indígenas. 2019. 146 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1060
Data de defesa: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1572976707_versyeo_final_da_dissertayiyeo_(1).pdfDissertação942,45 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.