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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1778
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Perspectivas críticas de educação linguística emateriais didáticos: diálogos com professores/as de inglês da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Critical perspectives on language education and teaching materials: dialogues with basic education english teachers |
Autor: | Castelo Branco, Vivian Silva |
Primeiro orientador: | Silvestre, Viviane Pires Viana |
Primeiro membro da banca: | Silvestre, Viviane Pires Viana |
Segundo membro da banca: | Pereira, Ariovaldo Lopes |
Terceiro membro da banca: | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel |
Resumo: | O presente trabalho se insere na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás. Dessa forma, apresenta uma investigação que buscou problematizar com professores/as de inglês da educação básica, integrantes de um grupo de pesquisa do CNPq, a produção/uso de materiais didáticos para suas aulas pautados em perspectivas críticas de educação linguística. Por meio de conversas (Ocaña e Lopes, 2020) com cinco professores/as da Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas, buscou-se refletir sobre suas trajetórias e práticas com perspectivas críticas de educação linguística, além de discutir sobre os materiais didáticos empregados em suas aulas. A análise do material empírico foi realizada com base em uma abordagem qualitativa interpretativista (Denzin e Lincoln, 2018), permitindo o diálogo entre as falas dos/as participantes e autores/as como Pereira (2000, 2018, 2024), Jordão (2016), Rajagopalan (2003, 2012), Pennycook (2012, 2021), Pessoa (2009, 2012), Siqueira (2010, 2012, 2018), Silvestre (2016, 2018), Monte Mór (2018), entre outros/as. O estudo destacou a relevância de promover reflexões críticas sobre o ensino de língua inglesa na escola pública, valorizando as trajetórias docentes, os contextos locais e a ressignificação dos materiais didáticos, a fim de promover uma prática educativa mais significativa e transformadora. |
Abstract: | This study is part of the research line Language and Social Practices (Linguagem e Práticas Sociais) within the Graduate Program in Education, Language, and Technologies (Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias) at the State University of Goiás. It presents an investigation that aimed to discuss, with English teachers from basic education who are members of a CNPq research group, the production and use of teaching materials in their classes, based on critical perspectives in language education. Through conversations (Ocaña & Lopes, 2020) with five teachers from the Cerrado Network for Critical Language Teacher Education (Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas), the study sought to reflect on their trajectories and practices with critical perspectives in language education, as well as to discuss the teaching materials used in their classes. The analysis of empirical data was conducted through a qualitative-interpretative approach (Denzin & Lincoln, 2018), enabling a dialogue between the participants’ narratives and authors such as Pereira (2000, 2018, 2024), Jordão (2016), Rajagopalan (2003, 2012), Pennycook (2012, 2021), Pessoa (2009, 2012), Siqueira (2010, 2012, 2018), Silvestre (2016, 2018), Monte Mór (2018), among others. The study highlighted the importance of promoting critical reflections on English language teaching in public schools, valuing teachers' trajectories, local contexts, and the re signification of teaching materials to foster a more meaningful and transformative educational practice. |
Palavras-chave: | Perspectivas críticas - Educação linguística - Língua inglesa Língua inglesa - Material didático - Escola pública. Critical perspectives - Language education - English language English language - Teaching materials - Public school |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
Citação: | CASTELO BRANCO, Vivian Silva. Perspectivas críticas de educação linguística e materiais didáticos: diálogos com professores/as de inglês da educação básica. 2025. 111f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1778 |
Data de defesa: | 19-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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documentVIVIAN SILVA CASTELO BRANCO.pdf | Dissertação - IELT | 4,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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